Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Núcleo de Psicologia da UNIARP oferece vários atendimentos para a comunidade de Caçador e região, escreve Guilherme Godoi

Atividades que favorecem o conhecimento e especialização dos universitários de psicologia

Por Guilherme Uriel Godoi

O curso de psicologia da UNIARP, vem há muitos anos formando diversos profissionais. Um componente importante da graduação é o Núcleo de Psicologia que surgiu a partir das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Psicologia. Cumprindo a obrigatoriedade das clínicas escolas.

Os acadêmicos do curso de psicologia começam a ter contato com o Núcleo de Psicologia, a partir da 3ª fase do curso, onde iniciam o estágio de observação da Pessoa com deficiência (PCD) e as supervisões que ocorrem no Núcleo.

São desenvolvidas pelos acadêmicos atividades como psicodiagnósticos que são um conjunto de testes, técnicas e procedimentos que visam chegar à conclusão em relação ao estado psicológico do paciente e também desempenham a psicoterapia (individual, casal e família).

No ano de 2024, foram realizados pelo Núcleo de Psicologia da UNIARP, em média, 66 mil atendimentos em diversas áreas conforme demanda da comunidade de Caçador e região.

O Núcleo oferece aos acadêmicos e futuros psicólogos uma formação de qualidade, habilitando-os para trabalharem em diversas áreas como: clínica, escolar, hospitalar, organizacional e social. Por sua vez, esses profissionais contribuirão para a melhoria da saúde mental e bem-estar da população. O Núcleo oferece atendimento psicológico à comunidade, sejam através projetos extensionistas, clínicas, escolas ou parcerias com outras instituições.

Esse atendimento pode ser voltado a crianças, adolescentes, adultos, pessoa idosa, família ou grupos, que podem ter acesso a serviços de psicoterapia, avaliação psicológica e outros.

O Núcleo também desenvolve projetos de extensão que visam o conhecimento psicológico além dos muros da UNIARP, alcançando a comunidade em geral. Esses projetos envolvem palestras, oficinas, workshops, programas de prevenção e intervenção em diversas áreas.

Entrevistada: Coordenadora do Núcleo de Psicologia: professora Josiéli Varela, psicóloga (CRP12/04932)

___________________________

Sobre o Autor: Guilherme Uriel Godoi é acadêmico de jornalismo EAD da UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Campus Caçador e, esta matéria é resultado do seu estágio no setor de Assessoria de Imprensa da UNIARP. É palestrante na área de inclusão e acessibilidade, falando de suas vivências como cadeirante, como voluntário, sem custo, para escolas, igrejas e empresas. Além do Facebook pode ser encontrado no Instagram como @guilherme_uriel_godoi  ou pelo whatsapp (49) 9 9174-2006.

________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

______________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial