O amigo Leodemir Espindola, o “alemão”, voltou para as estrelas!
Uma homenagem ao professor, ator, pensador que deixa saudades e boas lembranças.
O filho Igor Manfroi e amigos do Grupo de Teatro Temporá se despedem
Convido os amigos pra celebrarem a vida que meu pai teve, os que o conheceram sabem que ele foi uma pessoa que contribuiu muito pela cultura de nossa cidade, um dos fundadores do grupo de teatro Temporá. Foi um privilégio e uma alegria tê-lo como pai.
Igor Manfroi

____________________________
Leodemir José Espindola, nosso querido Alemão, construiu uma trajetória dedicada a melhoria da qualidade de vida e do pensamento crítico da sua comunidade.
Uma pessoa que doou seu tempo, seu trabalho, seu amor e seu carinho para a construção de um mundo que pertence intimamente aos sonhos de todos que acreditam ser possível uma sociedade melhor, mais independente e muito, muito mais feliz.
Sempre armado com argumentos cítricos, certeiros e piadas deliciosas, o Alemão conseguia ao mesmo tempo fazer as pessoas pensarem com profundidade e darem gargalhadas imensas.
Professor não só em sala de aula, mas um educador popular que ensinou teatro, história, arte, urbanismo, táticas de xadrez e leveza para uma imensidão de atuadores da sociedade.
Em um dos espetáculos que ele participou, o Contestado, ele representou a figura mitológica do monge João Maria. Hoje ele está sentado ao lado deste mesmo monge e juntos, na vida de quem eles tocaram, representam um símbolo de resistência, pacifismo, amor ao próximo, união, comunhão e acima de tudo que juntos podemos mais.
Obrigado meu amigo. Nós nos encontraremos em breve para continuar nossas lutas.
Gustavo Zardo
____________________________

Meus sentimentos mais profundos ao Igor e familiares. Alemão foi uma pessoa muito importante para o Grupo Temporá, um ator que deixou sua marca registrada com o personagem do Monge “João Maria”, com sua barba, cajado e boina de jaguatirica, recitando as profecias do santo, com sua voz rouca e forte: “guardem velas pros dias de escuridão, guardem velas pros dias de escuridão”…Pai Nosso que estais no Céu…. Tive o prazer de subir ao palco com ele por muitos anos. Um grande amigo, um homem de lutas. Que ele siga no Caminho da Luz!!!
Marisa Fontana
____________________________
São João Maria segurou sua mão e o levou. Certamente entrou na legião encantada onde já tinha lugar assegurado.
Romário Borelli (Autor de O Contestado)

____________________________
Agora atuará no céu se juntando ao exército encantado de São Sebastião!
Ele que representava e dava vida no papel de São João Maria, lembrando que foi um dos fundadores do Temporá.Vai em paz! Muito força nessa hora Igor Manfroi.
O Alemão jamais será esquecido por nós, e suas ideias viverão entre nós atores e atrizes.
Adilson Panatta
____________________________
No meu primeiro ano em Caçador, 2015, fui com a família assistir a apresentação do Auto de Natal na Cabanha, uma encenação do Grupo de Teatro Temporá.
Fiquei surpreso com o figurino e a beleza do espetáculo. Era um final de tarde e com a noite chegando veio a chuva também, mas os atores deram continuidade à representação. As pessoas que assistiam emocionadas não se abalaram com a chuva, abriram seus guarda-chuvas e ficaram firmes, envolvidas na história mais maravilhosa do mundo, o nascimento do Menino Jesus.
Um dos momentos marcantes que sempre encanta a todos, principalmente às crianças é a chegada dos Três Reis Magos, um deles era o Leodemir, nosso querido amigo “Alemão”, os outros dois também pessoas extraordinárias: Vilson Fernandes e Dr. José Ivo Muller.
Nos anos seguintes, a partir de 2016, fiz parte do grupo de atores do Temporá nas encenações do Auto de Natal e de esquete da obra de Romário Borelli, O Contestado. E foi assim que me tornei amigo do Alemão e do seu filho Igor Manfroi, talentoso músico e produtor cultural.
A última vez que conversei com o Alemão foi no Hospital Maicé onde ele mesmo acamado demonstrava bom humor e me fez rir em vários momentos. É esta imagem alegre do Leodemir José Espindola que guardarei para sempre, com gratidão e certeza da continuidade da sua jornada evolutiva.
Edison Costa Porto
____________________________

Não tenho palavras pra pronunciar neste momento, só tristeza e já curti uma saudade de tantos momentos que vivemos juntos. Muita força a todos principalmente aos familiares e amigos. Igor seja forte meu guri, teu pai cumpriu o destino dele e foi marcante tudo que ele fez com muita intensidade. Ele cumpriu seu destino, mas deixou marcas que jamais serão esquecidas.
Avito Correia

____________________________
Que o alemão possa fazer uma boa passagem, um bom amigo, um bom cara, um bom pai! Força a família uma abraço meu amigo Igor!
Juan Oficineiro
____________________________
Realmente o nosso amigo Alemão foi o cara no teatro! Muito humilde e talentoso, sempre ajudando os iniciantes.
Edemir da Costa
____________________________
Meus sentimentos a família… alemão foi de grande importância junto ao grupo tempora e fara muita falta,… força meu amigo Igor.
Tony Soares
____________________________
Ficam as boas lembranças.
Que a passagem do alemão seja calma e tranquila.
Ronaldo Helena
____________________________
“NOSSO IRMÃO DESCANSO DA AFRICAO, TOMOU A BENÇA E SE DEIXOU LEVAR”…
Leodemir Espíndola (Alemão) deixa saudades de tantas vezes que subiu aos palcos representando com carinho e presteza o papel de Monge São João Maria.
Aldo Marghoti
______________________
Nota do Editor: Leodemir estava acamado há meses, com hospitalização, mas finalmente descansou no dia 13/04. Seu velório acontece na Capela Mortuária em Caçador e o féretro seguirá para o Distrito de Taquara Verde onde será sepultado no Cemitério local às 11:30h de 14/04/2025.
______________________________######____________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
___________________________________