Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

O Karatê-dô e o desenvolvimento das crianças

por Luiz Coelho

A evolução do ser humano pode ser dividida nas seguintes fases: pré-natal, recém-nascido, primeira infância, segunda infância, meninice, puberdade, adolescência, maturidade e velhice.

No período da meninice, a criança está na fase das operações concretas, o seu raciocínio só é possível em relação aos objetos que possa ver e pegar. Período que começa com a entrada na escola e termina com o início da puberdade. Um dos mais fortes desejos nesta fase, é de sentir-se competente na aprendizagem e na realização de inúmeras habilidades. Nesta época, menino e meninas separam-se, seus interesses são diferentes. Meninos preferem brinquedos mais ativos e meninas brinquedos mais sedentários. Nessa fase, a criança continua a ter grande respeito pela autoridade e conforma-se à ordem social, esperando sempre receber aprovação em seus atos. Particularmente nesta fase predisposta a desenvolver habilidades a criança busca no Karatê-dô uma forma de autoafirmação e aprovação perante a sociedade. A criança corrige maus hábitos principalmente pela observação de como são valorizados os bons hábitos em outras crianças.

O desenvolvimento de habilidades motoras também acelera-se nesta fase. A agilidade e a flexibilidade são maiores neste período facilitando o correto aprendizado dos movimentos. A formação da criança, seus hábitos e atitudes, sua personalidade são produtos da hereditariedade e do meio. Uma academia de Karatê-dô nesta fase pode ser determinante para a formação do cidadão.

Todos os hábitos cultivados dentro da academia, como o respeito, preservação da integridade, disciplina, etc., são levados como molde para a vida diária.

______

Sobre o autor: Luiz Coelho é instrutor e estudante de Karatê-dô há 28 anos; é ainda militante social na Região do Contestado, em especial, nos municípios de Fraiburgo, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial