Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Workshop de Ginástica Rítmica aconteceu em Caçador, escreve Edison Porto

Christiana Deniz, atleta de alto rendimento compartilha conhecimentos com iniciantes (vídeos abaixo)

Por Edison Porto

No anoitecer do dia 25 de janeiro, aconteceu um evento inédito na Câmara Municipal de Caçador. A menina de 11 anos, Christiana Luize Deniz, de Itajaí (SC), atendeu, com muita alegria, o convite da Professora de Dança Minéia Malfioleti e aproveitou suas férias na cidade, para se apresentar para alunas da Professora Mônica Pontes e seus familiares, fazendo um Workshop de Ginástica Rítmica, uma modalidade que a Mônica ensina no Complexo Esportivo Baú Sport Center e que vem se implantando em Caçador. Esta palavra inglesa, workshop, é usada quando se faz um seminário ou curso intensivo, de curta duração, com a demonstração de habilidades e técnicas, em português pode se dizer Oficina, ou Laboratório.

Christiana Deniz em apresentação com Fita

Quando se gosta de um esporte, de uma arte, ou de uma atividade específica, geralmente nos espelhamos em pessoas que tiveram ou têm sucesso nesta área que gostamos. Mas nem sempre temos a chance de conversar com nossos ídolos, ou pessoas que estão tendo sucesso fazendo o que gostamos e no que queremos também nos sobressair. Esta impossibilidade foi quebrada pelas duas professoras que com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Município de Caçador, onde atua Minéia, e dos pais da Christiana, realizaram este Workshop de Ginástica Rítmica.

Christiana Deniz responde as perguntas das Alunas da Profª Mônica Pontes

 A ideia foi ótima e deu a oportunidade para que as meninas vissem de perto uma demonstração de uma atleta de alto rendimento, com vários prêmios conquistados, e em seguida, conversar com ela, perguntar o que quisessem, oportunidade dada também aos seus pais. E tudo aconteceu assim mesmo. A Christiana, com muita humildade, mas cheia de graça e beleza, sempre sorrindo, deu um show de elasticidade a mãos livres (sem aparelhos) e com a maça, o arco e a fita. As alunas da Profª Mônica Pontes, completaram o show mostrando suas habilidades também “à mãos livre” e com aparelhos adaptados à iniciação, tanto só elas, como com a própria professora participando.

Christiana Deniz com as alunas iniciantes da Profª Mônica Pontes da Baú Sport Center

Não se fez propaganda, apenas convites pelo whatsapp para os familiares das alunas da Baú Sport Center, e um artigo no portal Jornal Caboclo, publicado no amanhecer do mesmo dia 25. Mas foi um evento digno de grande plateia e deveria ser repetido no futuro, com o objetivo de entretenimento e divulgação desta arte para a comunidade.

Profª Mônica Pontes com Chistiana Deniz

O sucesso do evento se expressa nas palavras da Profª Mônica Pontes ao compartilhar as fotos postadas no Facebook:  ”Foi um lindo momento! Nossas alunas puderam assistir uma apresentação de alto nível feito por uma menina como elas! Chris mostrou com todo seu carinho e gentileza, que sonhos podem sim ser realizados! Em uma roda de conversa, explicou a disciplina que uma ginasta tem que ter para atingir seus objetivos. Os pais fizeram perguntas sobre treino, hábitos alimentares e estudos. Tudo respondido sempre incentivando à todas as alunas. Um ambiente onde a humildade e o respeito estiveram presentes do começo ao fim! Em nome de todas as alunas eu só tenho a agradecer. Obrigada Ana Paula Deniz e família! E obrigada pelo convite e pelas fotos. Somos sua fã Chris querida!” – Ana Paula é a mãe da atleta.

Christiana com seus pais Christian e Ana Paula Deniz

Como citou a Profa. Mônica, as perguntas foram variadas e bastante interessantes, abrangendo tempo de dedicação, aspectos físicos, custo de vestimentas e aparelhos, até aspectos técnicos, momentos em que a Christiana não se furtou em levantar e fazer o movimento ou postura questionado pelas meninas, tudo sempre com ternura e um alegre sorriso. Ao final da roda de conversa, foram sorteados dois belos collants que a Chris usou em apresentações, com custo estimado em cerca de R$ 800,00 e um par de maças para uso na ginástica rítmica infantil.

A Profª Minéia Malfioleti, da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, ficou muito satisfeita com este verdadeiro encontro de Caçador com a ginástica rítmica e declarou: “Fiquei muito feliz quando a Ana Paula, mãe da Christiana, me procurou pra fazermos essa parceria. Foi ótimo poder assistir de pertinho uma atleta de ginástica rítmica, de alto rendimento, com tamanha habilidade e oportunizar nossas alunas e demais pessoas para apreciar esse esporte que é encantador e está sendo implantado em nosso município.”

A Christiana Luize Deniz, tem 11 anos, reside em Itajaí SC, mas sua família tem origem em Caçador, aliás sua prima Caçadorense, Anna Luiza Tosetto é outro talento da família, com 12 anos, aluna da Profa. Minéia Malfioleti, já conquistou vários prêmios no Festival de Danças Abydos de Itajaí.

A Chris fez balé desde os 3 anos de idade, até os 6 anos, foi quando conheceu a ginástica rítmica e gostou muito mais. Ela faz parte da Associação de Ginástica Rítmica GR Team de Itajaí. Desde 2014, com apoio da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL), um órgão da Prefeitura de Itajaí, vem evoluindo. Conquistou o 1º lugar – Medalha de Ouro na Copa dos Estreantes em Brusque em 2016. Ano passado (2018) conquistou ótimos resultados nas competições: Campeonato Estadual em Brusque; Torneio Regional Sul em Florianópolis e Olesc – Olimpíada Estudantil Catarinense em Timbó.

Os pais Ana Paula e Christian Deniz, não medem esforços para incentivar, apoiar e dar todas as condições para a Christiana (nome que deriva da junção dos nomes dos pais: Christian & Ana) progredir e se sentir feliz com a prática do esporte que ama: a Ginástica Rítmica.

_____________________

Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial