Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

O significado das Caminhadas na Natureza e como participar dia 25-fev em Matos Costa – Por Edison Porto

Seja um Caminhante na 7ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias no domingo (25) na Colônia Cerne na cidade de Matos Costa – SC

Por Edison Porto

EXPLICANDO AS CAMINHADAS NA NATUREZA

Hoje em dia as pessoas, em geral, sabem que precisam caminhar. Os médicos recomendam fazer caminhadas como um excelente exercício para manter a saúde, sem custo e sem grandes requisitos.

Que tal sair da cidade, ficar longe dos ruídos da civilização e caminhar onde se ouve o canto dos pássaros com mais facilidade, entre árvores, cachoeiras, riachos, com a possibilidade de encontrar animais silvestres, ver várias espécies de borboletas e sentir o cheirinho gostoso da mata? Esta é a ideia quando se busca caminhar em contato com a natureza!

A proposta é caminhar na natureza junto com pessoas que buscam a mesma agradável experiência que você. Uma oportunidade para fazer novos amigos, se divertir com eles, e com os amigos que já tem. Contar com o apoio de equipes que verificaram a segurança da trilha e lhe oferecem suporte e ajuda durante todo o tempo que estiver caminhando, mesmo antes de começar, nas paradas planejadas para descanso e após o fim da trilha.

Assim são as Caminhadas na Natureza, que nos últimos anos começaram a ser organizadas por todo o Brasil, inclusive aqui na nossa região do Contestado. Em Caçador, o SESC realiza todo os anos uma Caminhada na Natureza em alguma comunidade rural da cidade. Este ano sua equipe tem uma previsão de organizar uma Caminhada na Natureza na Linha Bugre, mas ainda não tem confirmação. Informações sobre caminhadas do SESC podem ser obtidas com Maiki Tomaszewski, Telefone(49) 3563-8783, e-mail: maiki@sesc-sc.com.br

Em Matos Costa, a Sra. Elza Bauermeister, tem coordenado Caminhadas na Natureza em belos circuitos como o Salto do Rio dos Pardos, na Colônia São Francisco, onde já houve cinco edições e na Colônia Cerne, onde se realizará no próximo domingo (25-fev), a 7ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estradas das Colônias.

Quem organiza este tipo de caminhada, tem um baita trabalho. É preciso percorrer toda a trilha para verificar seu grau de dificuldade, que deve ser anunciado previamente para as pessoas que queiram se inscrever. A equipe verifica se há algum perigo a ser eliminado, contornado ou de alguma forma diminuído, demarca a trilha e seus acessos para que os caminhantes possam se localizar com facilidade, entre outras providências, para as quais a equipe é orientada e treinada.

UM PADRÃO INTERNACIONAL

Parada para uso de sanitários e abastecimento de água

A ONG Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas e representa uma Federação Internacional de Esportes Populares que é a “International Volksporter Verbunder – IVV” que tem sede em Frankfurt – Alemanha, com representantes em 50 países, num total de 7.500 circuitos homologados por onde passam 20 milhões de adeptos, não só em Caminhadas, mas também em Cicloturismo, com bicicletas, e na Natação, com raias de 900m preparadas em rios, lagos e praias calmas.

A nossa Confederação, a Anda Brasil, fundada em 2006, respeita os padrões internacionais da IVV, de formatação  e sinalização das caminhadas, como atividades não competitivas, tendo como objetivos estimular a integração e inclusão social, o comércio solidário e a promoção do “Turismo Responsável”, respeitando o meio ambiente, agregando valor às comunidades rurais por onde passam as trilhas. Temos no Brasil 500 circuitos ecorurais, em 19 estados brasileiros, atendendo cerca de 100.000 caminhantes.

Em Santa Catarina, a Sra. Elza Bauermeister é a atual Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza. Além das trilhas em sua cidade, Matos Costa, ela já assessorou e/ou participou da organização de Caminhadas na Natureza nas cidades de Porto União; Itaiópolis; São Francisco do Sul e Três Barras. Atualmente assessora o pessoal que está organizando caminhadas para este ano de 2018 em:  Ireneópolis; Canoinhas; Mafra; Rio Negrinho e Ibirama.

Na formatação de um circuito, a comunidade rural é mobilizada para receber bem os visitantes e lhes mostrar as paisagens e estruturas comunitárias. Enquanto oferece a segurança de estacionamentos e a comodidade de um farto café da manhã colonial, seguido de um almoço rural ao final da caminhada, a comunidade aufere renda em seu benefício, não só com a venda destas refeições, mas também com a oportunidade de vender o artesanato e outros itens que possa produzir, como mel, bolos e cucas, entre outros. Mas, sempre evitando preços abusivos e a venda de produtos não locais, pois a ênfase deve ser na valorização da economia regional.

O Calendário Nacional de Caminhadas na Natureza é divulgado internacionalmente através da IVV, e num Catálogo Francês de uma entidade chamada FFSP. A divulgação é feita através da mídia digital no “site” e pelo “mailing” da Anda Brasil e em Feiras e Eventos relacionados ao Turismo, Hotelaria e Viagens em geral.

UMA CADERNETA PESSOAL

Nos Circuitos credenciados pela Anda Brasil, cada caminhante recebe gratuitamente uma Caderneta Internacional do IVV, com direito a 10 participações registradas com um carimbo personalizado do circuito percorrido.

Ao completar a Caderneta, o caminhante receberá da Anda Brasil um registro das caminhadas que participou com um Certificado de Participação Personalizado emitido em conjunto com o IVV.

7ª CAMINHADA ECOLÓGICA E CULTURAL DA ESTRADA DAS COLÔNIAS

O Núcleo de Turismo Estrada das Colônias e o Conselho Paroquial Comunitário (CPC) da Colônia Cerne, organizou a sua 7

ª Caminhada na Natureza, que acontecerá no dia 25-fev-2018. A receita com a venda das refeições será do CPC, e será aplicada nas reformas do telhado da Igreja e no Centro Comunitário.

Será um percurso quase que totalmente por trilhas pelas matas, pastagens e “estradas de roça”.

Haverá dois pontos de parada para usos de sanitários e abastecimento de água. Um no Centro de Multiusos da Associação responsável pelas caminhadas e, outro, numa casa construída por imigrantes alemães no início da década de 50, de beleza singular dado o capricho e as dificuldades de construção na época. Uma arquitetura antiga e bela, com uma vista maravilhosa a ser apreciada pelos caminhantes.

COMO SE INSCREVER

As inscrições devem ser feitas pelo site http://caminhadas.info, onde se encontram vários circuitos do sistema “Ecobooking” de Caminhadas e Pedaladas, procure na Seção do Estado de Santa Catarina, o Circuito Estrada das Colônias – Matos Cota – 25 de fevereiro. Pode tentar ir direto ao “link” https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=0lrld7h2gedz9f86wtbt

Neste endereço há todas as informações sobre a Caminhada e dicas como lá chegar. A inscrição começa quando se clica na faixa verde “Faça sua Inscrição”.

É importante indicar se deseja participar do café rural (com cerca de 40 itens (entre tipos de pães; geleias; frios; laticínios; bebidas; cucas; tortas; bolachas) e do almoço rural que a comunidade oferecerá ao custo de R$ 20,00 e R$ 25,00 respectivamente, assim os organizadores podem estimar e se preparar quanto a quantidade de alimento a ser oferecido no domingo.

Saiba que as caminhadas não são canceladas em caso de chuva. Desde as 7:30h a equipe estará confirmando a inscrição dos caminhantes na medida em que chegam e vendendo os vales café da manhã e vales almoço.

Despois do alongamento em grupo, será dada a partida de grupos de caminhantes, às 8h, às 8:30h e às 9h. A duração da caminhada é de cerca de 3 horas. E a estrutura de apoio se encerrará às 13h.

O Sr. Prefeito de Matos Costa, Raul Ribas, participou do almoço rural

Serão fornecidos cajados, para apoio durante a caminhada. Haverá carro de apoio e em pontos estratégicos, socorristas treinados .

 

Venda de produtos da colônia e artesanato

SAIBA MAIS

O Canal do Youtube, IMPRENAUTAS Natureza apresenta 5 vídeos de entrevistas ao final da 5ª Caminhada na Natureza Circuito Saldo do Rio dos Pardos, realizada em 08-out-2017, também em Matos Costa. No primeiro deles a Sra. Elza Bauermeister explica sobre a estrutura deste tipo de evento e o endereço é: https://www.youtube.com/watch?v=n76J3dSEyxc

 

________________________________________________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial