Profa. Vilma inovou e vai para a ONU, escreve Edison Porto
Ajude a Vilma aproveitar o convite da ONU para discutir a Educação na Era Digital
Por Edison Porto

A garotinha da roça que ganhou um curso de inglês do Prof. Dedé aos 13 anos honrou sua promessa de que ele não se arrependeria e hoje é uma dedicada professora de inglês no Sesc, na cidade de Caçador, SC.
A Profa. Vilma Regiane Luz Barbosa tem inovado no ensino da língua inglesa, com apoio do Sesc tem promovido reuniões online com alunos e professores de todas as partes do planeta. Ela pesquisa, faz contatos, e incentiva seus alunos a participarem de encontros online que permitem não só praticarem o que já aprenderam, mas também aprender ouvindo pessoas de outros países que também querem praticar o uso do inglês.
Nestes encontros não é importante a perfeição na pronúncia ou na gramática, mas sim a disposição de falar, conversar e aprender. O “pulo do gato” nestas reuniões é que se aprende não só a melhorar o inglês, mas também se fica conhecendo culturas diferentes, jeitos de falar diferente, curiosidades sobre outros países. A curiosidade é um incentivo poderoso para as pessoas destravarem a fala em inglês.

É o uso da tecnologia de comunicações na internet de forma inteligente para incentivar o estudo, o aprendizado e a amizade entre os povos, o que sem dúvida é um aspecto da Paz que tanto se busca no mundo.

Através da organização BPW – Business Professional Women (Mulheres Profissionais de Negócios) a Vilma se candidatou a uma oportunidade para representar o Brasil, levando seus projetos para os membros da ONU conhecerem e quem sabe apoiarem, entre eles está o “Educando para o Futuro”, um projeto para conscientizar meninas carentes quanto à importância de “ESTUDAR” para que tenham um futuro melhor, como foi o caso da própria professora que saiu da roça, aprendeu inglês, cursou uma faculdade e hoje conversa com o “mundo”, literalmente.

Ela será uma das cinco mulheres da América Latina, todas do Brasil, selecionadas pela BPW Internacional para participar de uma conferência na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, a 67ª Reunião da Comissão do Estatuto da Mulher. Do dia 02 ao dia 17 de março, representantes dos Estados Membros da ONU discutirão temas como Inovação, Mudanças Tecnológicas e a Educação na Era Digital, com o objetivo de alavancar a igualdade de gênero, tirando as mulheres da posição histórica de discriminação para lhes dar o empoderamento que lhes tem faltado ao longo de séculos.
O canal Youtube ImprenautasCast criado para divulgar novas tecnologias, empreendedorismo inovador, economia criativa e inovação de uma forma em geral, entrevistou a Profa. Vilma em uma de suas salas de aula no SESC, e mostrou exemplos do seu trabalho com alunos participando de reuniões internacionais online. Assista no link:
Uma empresa caçadorense que prefere ficar anônima patrocinará as despesas de hospedagem nos EUA, mas a Profa. Vilma tem poucos dias para completar a quantia que precisa para custear a passagem, despesas de transportes em NY, alimentação e a própria taxa de inscrição na conferência da ONU.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/representar-o-brasil-na-onu
Temos certeza de que a Profa. Vilma nos representará muito bem nesta reunião da ONU e trará novidades que nos contará em sua volta. Parabéns a ela, parabéns a todos que puderem contribuir. E nossa gratidão ao Professor Dedé (José Lollato) de Caçador, que olhou com sabedoria para o futuro brilhante que menininha da roça teria pela frente.
Ela está levantando os fundos necessários através o site Vakinha Virtual e todos nós podemos ajuda-lo, por mais pouco que seja, vale a pena contribuir através deste link:
Assista também a entrevista que ela deu para a Rede Barriga Verde em: https://www.youtube.com/watch?v=tI_hW1d5nbE
E leia a matéria do Jornal Extra em: https://www.jornalextrasc.com.br/noticias/detalhes/cacadorense-sera-uma-das-cinco-mulheres-brasileiras-em-evento-da-onu-9984
Nota: A BPW – Business Professional Womem é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos, que é creditada na ONU e tem ramificações por vários países, inclusive no Brasil e na cidade de Caçador, SC.
__________________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_______________________________