Lobinhos de Caçador têm aula prática de paleontologia, escreve Edison Porto
O Grupo Escoteiro Pindorama com a Ong Gato do Mato promoveram criativa atividade de educação ambiental
Por Edison Costa Porto
A Ong de Defesa da Natureza Gato-do-Mato tem oferecido palestras e atividades para grupos de alunos das escolas de Caçador, promovendo a educação ambiental para crianças e jovens, que recebem variadas informações que despertam a curiosidade em querer saber mais. É um processo de conscientização da importância de defender a natureza e preservar o meio ambiente.
Uma das atividades práticas que encantou alunos da quinta série da E.M.E.B. Thomaz Padilha de Taquara Verde, foi uma caminhada pela Floresta Nacional de Caçador – FLONA ICMBio, procurando pegadas de animais e após a sua identificação os alunos fizeram moldes em gesso.
Percebendo que este tipo de vivência além de ser uma atividade saudável, transmite informações e resultam na absorção de conhecimento de forma alegre e divertida, a diretoria da Ong criou uma atividade para ensinar o que é a paleontologia para os estudantes de Caçador.
Para uma primeira experiência, um projeto piloto foi preparado com a Diretoria do Grupo Escoteiro PINDORAMA e a chefia da Alcateia do Ramo Lobinho, considerando que por principio executam atividades inerentes à natureza e à preservação do meio ambiente. Para esta primeira atividade prática de paleontologia foi planejada uma ação com os Lobinhos, os mais jovens do escotismo.
Testada a ideia, o projeto se multiplicará para a educação ambiental de alunos das escolas de Caçador. Mas já há planejamento para atividades com os adolescentes do ramo escoteiro , envolvendo técnicas de localização com mapas. Para o Ramo Sênior poderão ser utilizadas técnicas de sinais de pistas. (GE Pindorama se divide em Ramo Lobinho, Ramo Escoteiro, Ramo Sênior, Ramo Pioneiro e adultos voluntários – chefia dos ramos).
O IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina apoiou a ideia e seu Gerente Regional Eng. Clésio Leonel Hossa compareceu com seus filhos. A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apoiou o projeto autorizando a utilização de uma área de preservação na região chamada de Gumercindo, onde disponibilizou um banheiro químico. É uma área de boa vegetação que margeia o Rio do Peixe, um belo cenário para as “escavações” dos Lobinhos.
Na manhã do sábado (17), as lideranças da Ong e do Pindorama demarcaram oito áreas onde enterraram “fósseis” para serem descobertos pelo mesmo número de equipes de Lobinhos. Os “fósseis” empregados são esqueletos de animais da região e réplicas de crânios de dinossauros importados da China pela Gato do Mato para esta finalidade.
Na parte da tarde chegou o ônibus com 40 lobinhos ansiosos pela experiência inovadora que começaram ter a partir do IBOA (rito de inspeção, hasteamento da Bandeira, oração e avisos) naquele local distinto do habitual na Sede do GE Pindorama. Após o hasteamento da Bandeira Nacional os Lobinhos se reuniram em volta do Biólogo Anderson Copini, presidente da Ong Gato do Mato, para ouvir sua explicação sobre o que é Paleontologia e como ela surgiu, daí a garotada foi desafiada já como paleontólogos, organizados em equipes, a responderem perguntas e iniciarem suas escavações a procura de fósseis em áreas marcadas com os números de cada equipe de 1 a 8.
Depois que todas as equipes encontraram os fósseis, novamente se reuniram em torno do biólogo Anderson que complementou sua “aula” de paleontologia, parabenizando a turma pelo sucesso obtido.
Os Lobinhos novamente se reuniram em círculo para a retirada da bandeira nacional, no seu ritual de frases e brados saudando os princípios do GE Pindorama. Foi uma tarde divertida e instrutiva para todos.
Foi importante o patrocínio das empresas Topa Tudo e Escritório Contábil Pereira para que a Gato do Mato adquirisse os “kits de paleontologia” com pequenas pás de jardinagem, pincéis e formões goiva para entalhe em madeira, que serão reaproveitados para a continuidade do projeto com outros grupos de alunos da cidade.
A diretoria do Grupo Escoteiro PINDORAMA e a chefia da Alcatéia parabenizaram a ONG Gato do Mato pela organização do evento e declararam: “A atividade deste sábado proporcionará para cada lobinho um distintivo de especialidade de Paleontologia de acordo com a ficha técnica estabelecida pela União dos Escoteiros do Brasil.” Conheça o Instagram do Grupo em: @gepindorama
Para ver filme de como foi esta tarde de Paleontologia com o GE Pindorama, acesse o canal youtube da Ong Gato do Mato, nele poderá também ser encontrado o filme da atividade realizada na FLONA ICMBio:
_____________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
____________________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_______________________________