Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

A Floresta Nacional de Caçador é uma Unidade de Conservação cheia de potencial, escreve Edison Porto

A Chefia da Flona pede a recomposição do Conselho Consultivo da Flona

Por Edison Porto, com a colaboração de Fabiana Bertoncini do ICMBio

Criada em 1954 a FLONA Caçador, como é chamada a Floresta Nacional de Caçador, tem um grande potencial de serviços à população da região, além do seu importante papel na preservação do meio ambiente. Ela se localiza no KM 26 da SC 350, no Distrito de Taquara Verde de Caçador, no meio oeste de Santa Catarina, Região Metropolitana do Contestado e ocupa uma área de 710,44 hectares.

A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, e tem como objetivo básico, o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. É assim que a define o art. 17 da Lei nº 9.985 de 18/jul/2000 que instituiu o SNUC – Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza.

A legislação que evolui desde sua criação, define também que a FLONA além da produção florestal que lhe é característica, deve proteger recursos hídricos, os sítios de belezas cênicas, históricas e arqueológicas e, desenvolver ações para educação ambiental, recreação, lazer e turismo. Nestes aspectos, a FLONA Caçador tem um grande potencial a ser explorado.

Participantes da Reunião de 11 de maio 2023 na FLONA Caçador – Reconstituição do Conselho Consultivo

Os moradores do entorno da FLONA, são autorizados a fazer a coleta de pinhões tanto para seu consumo, como para a venda, o que tem contribuído para a renda familiar em Taquara Verde. Outro benefício recente da FLONA Caçador para os habitantes da cidade, tem sido a utilização de madeira resultante de queda de árvores, principalmente causadas pelo Ciclone Bomba de 2020, para a construção de casas para populações de alguma forma em risco.

A Defesa Civil de Caçador coordenou junto a empresas selecionadas em chamamento público, a retirada de madeira caída que foi doada para a Prefeitura utilizar na construção de casas para famílias em situação de emergência.

Analista Ambiental Virgínia Talbot do ICMBio Florianópolis

A ONG Gato do Mato que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para a defesa do meio ambiente, da nossa fauna e flora, tem feito pesquisas na FLONA e o COAC – Clube de Observadores de Aves também tem visitado a FLONA para o registro em fotos e, também, o reconhecimento das espécies que se encontram internamente na floresta, este como sendo o primeiro estudo de mamíferos não voadores e aves, desde a criação da Unidade de Conservação.

Atualmente, a pessoa encarregada por Chefiar a FLONA Caçador é a Sra. Fabiana Bertoncini, embora sem contar com recursos apropriados e com apenas um colaborador, ela vem interagindo com a comunidade propiciando estes benefícios e protegendo a Floresta. Ela tem contado com o importante apoio da Defesa Civil chefiada pelo Sr. Eloy Bisotto e pela Polícia Ambiental através do Sargento Osmar e sua equipe.

Estudante fazendo moldes de pegadas de animais com a ONG Gato do Mato

Para melhor desenvolver os objetivos da FLONA e sua interação no contexto regional atual, a Chefe Fabiana identificou a necessidade de recompor o Conselho Consultivo da FLONA que foi instituído em 2014, mas por várias dificuldades de gestão nunca foi implementado. Conforme Relatório Oficial da FLONA:

“O processo de reativação do Conselho Consultivo da Flona de Caçador foi iniciado com uma reunião virtual envolvendo a chefe da Flona, Fabiana e a equipe da GSA da GR-5, Virginia, Mariana e Anésio, no dia 24/02/2023, quando foi apresentado o contexto da Flona e a situação do conselho, bem como disponibilizado o processo de criação e modificação do conselho consultivo (CC) para consultas (02070.000728/2013-66).

O Conselho foi criado pela Portaria ICMBio nº 67, de 18 de junho de 2014, formado por apenas 6 instituições públicas (ICMBio, UFSC, FATMA, Polícia Ambiental, Escola Estadual Tomás Padilha, Defesa Civil de Caçador) e 1 instituição da sociedade civil (ONG Gato do Mato). No entanto, após a reunião de formação não foi realizada nenhuma reunião ou outra atividade.

Estudantes visitando a FLONA com a Ong Gato do Mato

Frente a situação a equipe da GSA se prontificou a auxiliar no processo de reativação do CC. Foi inicialmente acertada uma ida à Caçador para auxiliar em reunião de formação de um GT para modificação do conselho. Essa ida presencial, que contaria com a presença dos servidores Anésio e Virginia, seria entre os dias 10 a 12 de abril, mas foi transferida para os dias 10 e 11 de maio.

Fabiana fez a mobilização necessária e enviou os convites para todas as instituições que compõem o conselho além de algumas que têm o potencial de compor, conforme Despacho 14365700. A reunião com a presença de todos ficou marcada para a tarde do dia 11 de maio.”

E de fato, a reunião foi realizada na sede da FLONA Caçador, na tarde do dia 11 de maio de 2023, com os seguintes participantes:

– Fabiana Bertoncinni – analista ambiental – Chefe da Flona

“Bird Watching” – COAC – Clube de Observadores de Aves do Contestado na FLONA Caçador

– Virginia Talbot – analista ambiental, Gerência Regional 5 – Facilitação da oficina

– Anésio Marques – analista ambiental, Gerência Regional 5 – Facilitação da oficina

– Sérgio Bisotto – Defesa Civil/Prefeitura Municipal de Caçador

– Anderson Corini – ONG Gato do Mato

– Edison Costa Pinto – ONG Gato do Mato

– Roberto Sandro Tonello – diretor escola Tomás Padilha

– Eduardo Nascimento – IFSC

– Nicolli Comel – Polícia Militar Ambiental

– Osmar José Sonego – Polícia Militar Ambiental

– Ramaiane Dick – IMA

– Isabela de Almeida Kirschners – IMA

– Justificaram ausência: SINTRAF, UFSC Curitibanos, e EMBRAPA Caçador.

A reunião foi preparada pela Equipe GSA GR-5 e Chefia da Flona no dia anterior a reunião com os seguintes objetivos:

– Esclarecer as diretrizes institucionais e etapas do processo de modificação do CC. Identificar as instituições que desejam continuar a participar do CC;

–  Iniciar o processo de reativação e modificação do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador;

– Relacionar os usos existentes no território relacionado à UC e as perspectivas da gestão para identificar os setores pertinentes de estarem representados no CC;

– Identificar instituições a serem mobilizados em cada setor.

Ainda conforme o Relatório Oficial da FLONA, assim se desenvolveu a reunião:

“Fabiana deu as boas-vindas, situou sobre os objetivos da reunião e passou a palavra para que cada um se apresentasse.

Na apresentação, a maioria das pessoas discorreu sobre seu envolvimento com a Flona e/ou com o meio ambiente. Na sequência, Fabiana fez uma apresentação abordando o histórico da Flona, sua importância, suas principais atividades e seus desafios. A apresentação conseguiu atingir o objetivo de contextualizar a Flona, bem como despertar o interesse e aumentar o conhecimento dos presentes em relação à UC.

Virginia iniciou a discussão mais específica sobre o Conselho. Discorreu sobre o trabalho e a importância dos CCs no contexto do ICMBio. Apresentou o Guia dos CC do ICMBio e distribuiu uma cópia a cada participante. Explicou que atualmente o ICMBio trabalha com a estruturação dos CC a partir de setores representativos e de interesse, conforme a realidade territorial de cada UC.

Na sequência, com o uso do quadro branco, utilizou a “Matriz dos Setores e Instituições Representativas” para facilitar a visualização da atual composição do conselho, e a identificação de setores e instituições que regulam e ou usam de diferentes formas o território em que a UC está inserida (Quadro 1) que eventualmente não estejam sendo representados com a atual composição do conselho.

Inicialmente os participantes começaram a indicar novas instituições, e houve uma polêmica sobre os riscos de se ampliar muito o número de instituições. Foi ponderado que o interessante seria compatibilizar uma ampliação do CC, mas apenas com instituições que realmente estivessem interessadas em participar.”

Na reunião o representante do IFSC, Prof. Duda Nascimento informou o apoio do Instituto para a criação da Associação dos Moradores de Taquara Verde que deverá integrar o novo Conselho Consultivo da FLONA (Ao final deste artigo a indicação do relato da criação da ATAVUS). Surgiu a ideia de que o IFSC também ajude na criação de uma Associação dos Coletores de Pinhão, que também deveria integrar o Conselho.

O Presidente da Ong Gato do Mato confirmou a continuidade de sua participação e apoio integral à FLONA, que também tem colaborado com o trabalho de pesquisa de interesse da Ong e que foi objeto de sua Dissertação de Mestrado em Biologia, ou seja, “Inventário de mastofauna não voadora e aves silvestres na FLONA Caçador. “Além disso a Ong Gato do Mato organizou e coordenou a visita de estudantes das escolas municipais em atividades de educação ambiental que foi bastante apreciada pelas crianças que entre outras coisas se encantaram com a coleta de moldes de pegadas de animais.

O Sargento Osmar também confirmou o integral apoio da Polícia Ambiental que tem socorrido a FLONA nos casos de denúncias de invasão, policiamento e apoio em geral. Da mesma forma, o Sr. Eloy Bisotto presta o total apoio da Defesa Civil, tanto quanto a ameaça de incêndios, como no caso do auxílio para o aproveitamento da madeira em doação para a Prefeitura.

O Prof. Roberto da Escola Padilha de Taquara Verde representando também é apoiador com a proposta de atividades com alunos da escola em visita à Flona, como já aconteceu com o apoio da Ong Gato do Mato.

Na área de Pesquisa a FLONA foi base para os seguintes estudos:

– Interlocução e apoio a pesquisa da fauna, abrangendo mamíferos e aves (Mestrando UFSC Cutiribanos);

– Apoio a pesquisa com aracnídeos – filogeografia (UEP);

– Interlocução e apoio à pesquisa sobre paliogeografia (UFFS);

– Interlocução e apoio à pesquisa sobre liquens (UFFS);

– Intelocução para levantamento georreferenciado da FLONA (UFSC Curitibanos), busca de recursos;

– Interlocução e apoio à inventário florestal da FLONA (UFSC Curitibanos), busca de recursos;

Este tipo de cooperação com entidades acadêmicas, escolas, associações, sindicatos, ongs, etc. ao mesmo tempo que trazem proveito real para a Sociedade, com aproveitamento do potencial desta unidade de conservação, ajudam na boa administração da FLONA em termos de preservação e desenvolvimento florestal.

Como “uso público” a FLONA tem um grande potencial também na área de lazer e turismo, bem como atividades de observação de aves, praticada internacionalmente como “Bird Watching”. O COAC – Clube de Observadores de Aves do Contestado, no ano passado iniciou visitas à FLONA, fazendo incursões nas suas trilhas para identificar e fotografar as espécies de aves que há nela, fazendo belos registros fotográficos.

Foi dado o pontapé inicial e agora a bola não vai parar de rolar, tanto pela ação cooperativa dos participantes desta reunião, como de novos participantes que venham compor o Conselho Consultivo da FLONA.

Notas do Autor:

>Agradeço a Sra. Fabiana Bertoncini Gerente da Floresta Nacional de Caçador (Foto de Capa), pela disponibilização do material que apresentou na reunião com o título: “FLONA Caçador Recomposição do Conselho Consultivo 11/05/2023” que utilizou na reunião objeto deste artigo e, também, do “Relatório de reativação do Conselho Consultivo da Flona Caçador – Primeira Reunião – 10 e 11 de maio de 2023”, material que enriqueceu a produção deste texto.

>Agradeço a Ong Gato do Mato pelas fotos com as crianças e ao COAC – Clube dos Observadores de Aves pela cessão de registros fotográficos realizados na FLONA Caçador pelo Srs. Agnaldo Fernando e Sr. Vitor Thomé Cechetto

Conheça a história de Taquara Verde e o nascimento da ATAVUSAssociação Taquara Verde de União Social em: http://jornalcaboclo.com.br/index.php/2023/05/20/taquara-verde-na-historia-de-cacador-escreve-duda-nascimento/

Conheça a pesquisa e estudo do Biólogo Anderson Copini da Onga Gato do Mato registrando a presença da Onça Parda, ou Puma, conhecida na região como Leão Baio: http://jornalcaboclo.com.br/index.php/2021/07/12/filmamos-o-leao-baio-em-cacador-sc-escreve-anderson-copini/

Visite o site da FLONA: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/mata-atlantica/lista-de-ucs/flona-de-cacador

————————–

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial