Ciência Básica e experimentação na 21ª SNCT no IFSC Caçador, escreve Edison Porto
O conhecimento que norteia o desenvolvimento sustentável no planeta em exercício por jovens estudantes
Por Edison Costa Porto
Em sua 21ª edição a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) movimentou o Campus Caçador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, como sempre acontece nos meses de outubro, desta vez do dia 16 ao dia 19, com extensa programação.
A abertura foi na noite do dia 16 com a presença de várias autoridades da cidade e a participação do Coral da AMIMU e da apresentação de dança por duas alunas. E logo depois foi feita a entrega da premiação e certificado ao aluno vencedor do concurso de criação do Logo da SNCT, Miguel Moraes do Curso de Administração II. A aluna Poliane Menel Tomazi do Curso de Administração I recebeu seu prêmio e certificado como vencedora da Maratona Fotográfica, com a foto “Amanhecer em lugar tranquilo”.
A noite de abertura foi encerrada com palestra do escritor e professor Dr. Marcelo Girardi Schappo com o tema “Porque eu tenho que aprender isso?”. De forma bem humorada o Prof. Marcelo envolveu a plateia com dados estatísticos surpreendentes e muitos exemplos da vida cotidiana para mostrar que a “ciência básica” é um conhecimento necessário em todos os aspectos de nossas vidas e condição “sine qua non” para se realizar o desenvolvimento sustentável e preservação da vida em nosso planeta.
O Professor Dr. Marcelo, sorteou dois de seus livros para os presentes, um foi o “Astronomia, os astros, a ciência, a vida cotidiana” e o outro foi “Armadilhas Camufladas de Ciência – mitos e pseudociência em nossas vidas”. Para conhecer mais sobre ele e suas publicações acesse o site professormarcelogs.com/
Nos dias seguintes os alunos do IFSC apresentaram seus projetos e realizaram mais de 50 oficinas relativas ao que estudam no Instituto, para alunos de outras escolas, entre outros visitantes, incluindo pais e familiares, entre elas:
– Oficina “Arquitetura de Computadores”;
– Oficina “O desvelar das Funções Trigonométricas”;
– Oficina “VivaCDR” (desenvolvimento de site sobre a cidade de Caçador);
– Oficina “Ensaios Mecânicos em Materiais Poliméricos”;
– Oficina “Eletropneumática”;
– Oficina “Montagem de Placas Solares:
– Oficina “Valorizando diversas inteligências múltiplas);
– Oficina “Química Sensorial”;
– Oficina “Grêmio Estudantil”; e
– Oficina “Salto ontológico através do pensar” (xadrez).
A turma de informática desenvolveu robôs e pistas de testes para esta 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e realizaram uma competição de robótica. Em paralelo, acadêmicos de Florianópolis apresentaram dois robôs de carga maior, de até 50kg, demonstrando seu funcionamento. Um destes robôs foi o que participou de competição internacional na Grécia no mês passado, com a participação de 190 países.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é anualmente organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade, levando o saber científico para a população, principalmente crianças e jovens, através de palestras, exposições, oficinas e apresentações como foram feitas em Caçador.
No canal do Youtube “Imprenautas Tecnologia” estão disponíveis vídeos deste evento, começando com um apresentando a programação da 21ª SNCT e com os demais dando uma ideia de como foram apresentados os seguintes temas:
– Show de Abertura;
– Palestra do Prof. Marcelo Girardi Schappo;
– Torneio de Robótica;
– Oficina de Ensaios Mecânicos com Materiais Poliméricos;
– Oficina Desvelando as Funções Trigonométricas;
– Apresentação de Instrumentos Musicais da Fanfarra do IFSC.
A seguir link para um vídeo com trechos do que foi a 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Câmpus Caçador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, ou seja, um extrato dos demais:
____________________
Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025; membro do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Caçador ICMBio; e da Associação dos Amigos do Museu do Contestado. Afiliado aos Clubes de Observadores de Aves do Contestado e de Caçador (COAC e COA Caçador). Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
____________________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
_______________________________