Carros antigos no 15ª Encontro em Caçador SC, escreve Edison Porto
Uma volta ao passado com centenas de carros no Parque Central da cidade
Por Edison Costa Porto
No próximo fim de semana Caçador receberá centenas de carros antigos que ficarão expostos no Parque Central José Rossi Adami, sábado (5) e domingo (6) das 8h às 18h. Será o 15º Encontro de Carros Antigos, organizado pela ACAC – Associação do Carro Antigo de Caçador, com apoio da Prefeitura Municipal e da Federação Brasileira de Veículos Antigos.

Além dos muitos associados e fãs de carros antigos da cidade, são esperados cerca de 300 carros que virão de vários municípios de Santa Catarina e, também, de cidades de outros Estados, como do Paraná e de São Paulo, resultando numa expectativa de uma circulação de pelo menos umas 3.000 pessoas durante esta 15ª edição do Encontro de Carros Antigos em Caçador.
É o tipo da atração que encanta crianças, jovens e adultos que ficam admirados com as formas incomuns de carros que já não são mais vistos nas ruas de nossas cidades. Os mais velhos olham com nostalgia se lembrando do próprio passado, os mais novos com curiosidade de como eram os carros nos tempos dos pais e avós.

Embora o nome da ACAC seja Associação do Carro Antigo de Caçador, é carinhosamente chamada de Clube do Carro Antigo. Ela foi fundada há 18 anos por um grupo apaixonado por carros antigos, entre eles o Sr. Léo Hernani Schneider, um dos mais ativos do Clube, por isso, além de sócio fundador, foi agraciado com o título de Sócio Benemérito.

No domingo (6) às 10h haverá uma solenidade para a entrega de troféus dos participantes, dos veículos destaque, com um momento muito especial com os Bombeiros Voluntários de Caçador, para a entrega simbólica para o Comandante Caetano, do Certificado de Veículo de Coleção daquela que é considerada a “Viatura Número Um” da Corporação.
Trata-se de um Ford F-350 ano 1962, motor 8 cilindros em V, à gasolina, com tanque para 3.000 litros de água e bomba frontal centrífuga, que foi o primeiro caminhão de combate a incêndios – ABT 01 – Auto Bomba e Tanque. Depois passou a ser utilizado como veículo ABS – “Auto Busca e Salvamento”.

Como o Clube, ou seja, a ACAC é afiliada à FBA Federação Brasileira de Veículos Antigos, fez a vistoria desta Viatura Número Um, providenciou todos os trâmites necessários e conseguiu colocar a placa preta que a certifica como veículo de coleção. É de fato uma viatura histórica que foi restaurada por empresários de Caçador. Além dela, estarão expostas as Viaturas 2 e 3 dos Bombeiros Voluntários.


O Atual Presidente da ACAC é o administrador Fabiano Lucas dos Santos que declarou: “O clube ACAC de Caçador espera neste final de semana 300 expositores, para o 15º Encontro de Carros Antigos. Contamos com a população de Caçador e região para que o evento seja novamente um grande sucesso. É um evento para todas as famílias que está sendo organizado com muito carinho para que todos os visitantes se sintam acolhidos em nossa cidade. Conto com a presença de todos. Abraços, nos vemos no Parque José Rossi Adami!”
O Sr. Léo Hernani Schneider, está bem animado para o evento e declarou: “Eu, como sócio fundador do Clube e aos meus 84 anos de idade, viajo visitando Encontros em cidades vizinhas, mas tenho este Clube como uma família e espero que todos participem do Evento neste final de semana e compartilhem conosco este espírito de família, amizade e nostalgia. Os carros antigos contam a história de cada um de nós e de nossas famílias.”
Acompanhe o Clube de carros antigos:
no Instagram @carrosantigoscdr
no Facebook: AssociacaodeCarrosAntigosdeCacador
_____________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador; Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro dos Conselhos Municipais de Cultura e do Meio Ambiente. Vice-presidente da OSCIP de Defesa da Natureza Gato do Mato; Xirú das Falas na diretoria do CTG Estrela dos Pampas. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI: IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.
______________________________
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
___________________________________