Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Automóveis antigos movimentam Caçador, escreve Edison Porto

 

O 12º Encontro de Automóveis Antigos de Caçador movimentou o Parque Central da cidade nos dias 19 e 20 de maio.

Por Edison Porto

Foram dois dias, sábado e domingo, de exposição de 300 automóveis com mais de 25 anos de fabricação, com raras exceções de carros mais modernos que por alguma particularidade, foram aceitos na exposição pelos organizadores, do que foi o 12º Encontro de Automóveis Antigos, ou seja, pelo pessoal da ACAC – Associação de Carros Antigos de Caçador.

 

Vieram automóveis antigos de várias cidades, entre as que pudemos anotar temos:  Videira; Coronel Vivida e Curitiba do Paraná. E de Santa catarina; Videira; Fraiburgo; Concórdia; Irani; Urubici; Curitibanos e Blumenau. O que significa dizer que vieram expositores, seus familiares e equipes se hospedar e se alimentar por aqui, trazendo divisas para a cidade.

Este evento, o 12º Encontro de Automóveis Antigos, só foi possível devido ao apoio de 7 Revendas de Automóveis, sendo duas delas de caminhões, com o patrocínio de empresas como: Alfa Transportes; Reunidas; Dicave e Mallon.

 

O carro mais antigo, e o mais raro da exposição, foi o Chandler 1929,  com volante do lado direito, à moda inglesa, diz-se que apenas dois destes carros vieram para o Brasil, importados pela Mesbla. A “Chandler Motor Car” produziu carros de 1912 a 1929, em Ohio-EUA.

 

Durante o evento houve a venda de artesanato, pinturas, e outros objetos, assim como, venda de churros, sanduíches e bebidas, enfim, o evento deu uma proveitosa movimentação no Parque Central José Rossi Adami, não só em termos de gente, mas também em termos de economia.

 

A barraca do Núcleo de Bares e Restaurantes ofereceu sanduíches de entrevero e cachorros quentes, assim como refrigerantes, cerveja, água, cappuccino, mokaccino e café puro e com leite. A sobremesa fiou por conta do trailer de churros ao lado e também em outro ponto do Parque.  No sábado o movimento foi menor, tempo chuvoso e com frio, mas no domingo o clima colaborou e o evento foi bastante prestigiado com muita gente caminhando entre os carros expostos.

Havia barracas com venda de peças e acessórios para carros, camisetas, quadros, artesanatos e outros itens. Uma barraca em especial apresentava além dos quadros do atelier de pintura e ensino da arte de pintar da Joseane Sorgatto, expunha e vendia os belos ovos pintados na arte ucraniana, chamada Pessanka. A Confraria do Rock estava presente com um barril para receber doações de agasalhos e divulgar seu trabalho.

 

Uma das atrações para as crianças era o passeio dirigindo mini-carros num percurso fechado dentro da Exposição, mas elas se encantavam olhando detalhes dos carros expostos, cheias de curiosidade queriam tocar e ver de perto tudo, conhecendo com seus pais como eram os carros de tempos passados.

 

Bastante visitado, o Museu Antropológico da Região do Contestado, com sua bela locomotiva centenária, compôs o ambiente alegre e curioso do 12º Encontro de Automóveis Antigos de Caçador que se espera voltar, para a sua 13ª edição, em 2019. O Jornal Caboclo agradece pelas informações prestadas pelo Sr.  Luiz Paulo Nhoato da ACAC.

 

 

 

 

 

 

 

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais IMPRENAUTAS – Informação e Cultura no Youtube.

 

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

2 thoughts on “Automóveis antigos movimentam Caçador, escreve Edison Porto

  • Cleber Gonçalves

    Bela matéria!

    • Repórter Caboclo

      Que bom que gostou! Grato por nos seguir. Saudações Caboclas.

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial