“Auto de Natal Temporá inaugura Canal Imprenautas Teatro” – Por Edison Porto

Compacto do tradicional Auto de Natal apresentado em Caçador SC, pelo Grupo de Teatro Temporá, é o primeiro vídeo do “Canal Imprenautas Teatro”.

Por Edison Porto

O Projeto “Imprenautas – Informação e Cultura”, visa a divulgação, o incentivo e até mesmo a  produção de eventos e ações sócio culturais que tragam informação e, contribuam para o desenvolvimento e bem estar das pessoas em qualquer parte do mundo, mas em especial, para o povo do Contestado, uma região de Santa  Catarina composta por 45 municípios no oeste do Estado, escolhida por ser uma região historicamente ignorada pelos governos estadual e federal, por pelo menos 100 anos, desde a  deflagração do maior conflito armado em território brasileiro, a Guerra do Contestado.

Este Projeto reúne internautas focados na Imprensa Digital, daí o nome Imprenautas, já protegido como marca pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI.

Sem dúvida nenhuma o TEATRO é uma forma de se passar  informação, de se levar cultura, demonstrando costumes, retratando fatos históricos ou a ficção de boa qualidade que suscite a meditação em temas de enobrecimento da alma e/ou enriquecimento do saber.

Como os Imprenautas, desde 2015, acompanham, participam e divulgam o Auto de Natal do Grupo Temporá em Caçador, e, dada a grandeza e qualidade do espetáculo, foi natural a escolha deste espetáculo, na forma de um filme compacto da encenação das circunstâncias que envolveram o nascimento de Jesus Cristo, para inaugurar o “Canal Imprenautas Teatro”

Este compacto reúne trechos que foram filmados pelo cinegrafista Cleber Gonçalves (ex TV Bandeirantes) da Rádio Pop Caçador, na quinta-feira, dia  21 de dezembro, e também trechos registrados pelo próprio “vovozinho contador de histórias” de dentro da peça, no dia 23, durante a última apresentação em baixo de chuva.  São quase 18 minutos resumindo os 50 minutos de encenação. Ao final deste artigo o “link” para assistir o vídeo deste compacto no Canal Imprenautas Teatro.

Vilson ator consagrado no papel de Rei Mago

O segundo vídeo postado no canal é uma reportagem com o diretor da Rádio Pop Caçador, Cleber Gonçalves entrevistando o diretor da peça, Prof. Hélio Pires e os atores: Adilson Panatta; José Ivo Muller; Leodenir Spindola; Vilson Fernandes e Edison Porto que intepretaram respectivamente: Rei Herodes, os Três Reis Magos e o Vovozinho que conta a história para suas netinhas.

Rei Herodes de 2017

Assim, o projeto Imprenautas homenageia o Grupo Temporá e todos os envolvidos, cerca de 50 pessoas entre atores e equipe técnica, além de registrar os apoiadores e patrocinadores que fazem a cultura acontecer na cidade de Caçador.  Foi a 17ª apresentação do Auto de Natal, desta vez numa parceria com o Rancho Fundo Clube Campo, onde se contou inclusive com uma praça de alimentação, estacionamento fechado e sanitário.

O Auto de Natal, como declararam o seu produtor, Adilson Panatta, e o diretor cênico e roteirista Prof. Hélio Pires, é uma mensagem de esperança, amor e paz que transcende as religiões cristãs.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

_________________________________________________________________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música.

  1. S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

____________________________________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________________________________________

4 comentários em ““Auto de Natal Temporá inaugura Canal Imprenautas Teatro” – Por Edison Porto

  • Janeiro 8, 2018 em 8:25 pm
    Permalink

    Perfeito!!! Acompanho o Temporá há muitos anos e sempre me emociono com os espetáculos, especialmente com as histórias da Bíblia… Parabéns pelo canal Imprenautas, Sr. Edison Porto!!!!

    Resposta
    • Janeiro 9, 2018 em 10:39 pm
      Permalink

      Grato Ana Paula, colaboramos com o Temporá e com outros movimentos sócio-culturais e esportivos em prol do desenvolvimento e bem estar do povo do Contestado, mas para isso contamos com o prestigio de pessoas desta comunidade, como você. Continue apoiando a Cultura!

      Resposta
  • Janeiro 9, 2018 em 11:49 am
    Permalink

    Lindo o projeto querido Edison.
    Que o sucesso seja total em levar mais qualidade de vida para as pessoas.
    Com certeza Deus está no comando e abençoará você e quem mais abraçar essa causa!
    Abraço do amigo, William Balduíno

    Resposta
    • Janeiro 9, 2018 em 10:41 pm
      Permalink

      Amém meu amigo William, Ele com certeza abençoa você que também tem os mesmos objetivos para ajudar o povo da região com boa informação e cultura. Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial