Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Afeto Design Criativo no MICBR 2023 com Artes da Mari

Designer e artesã de Xanxeré, SC, representa o Sul no Mercado de Indústrias Criativas do Brasil em evento no Pará

Por Mariane Morais com contribuições de Edison  Porto

Nos dias 8 e 12 de novembro 2023, as mentes criativas do nosso país se encontram em Belém, no estado do Pará, para a terceira edição do evento do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, um dos maiores eventos culturais do Brasil, o MICBR 2023, cuja programação incluirá rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais.

Mariane Morais

No Brasil, a economia criativa é responsável por 3,11% do PIB e emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas.

Foram 260 selecionados no Brasil e uma das selecionadas para representar o Sul do país e que participará do evento é uma empreendedora de Xanxerê. Mariane Morais. ela tem  33 anos, esposa e mãe de duas meninas. Moradora de Xanxerê/SC e  apaixonada pelo mundo da impressão e do design.

Seu trabalho começou em 2013 com o objetivo de oferecer produtos de papelaria criativos e inovadores. Apesar dos itens de papelaria serem produtos de necessidade para estudantes e escritórios, de crianças a adultos, é difícil não se sentir atraído pelos materiais coloridos, nostálgicos e funcionais que encontramos à nossa disposição. E é nessa pegada que surgiu seu trabalho. Mesmo sendo os itens encontrados na papelaria criativa, os mesmos da papelaria tradicional (como cadernos, agendas, canetas, lápis, bloquinhos), há um diferencial bem evidente: são produtos pensados para exibir um visual exclusivo, garantindo um apelo para aquelas pessoas que gostam de autenticidade.

E apesar de ser relativamente nova, Mariane oferece mentorias para artesãs e empreendedoras criativas que desejam ir para o próximo nível no seu negócio artesanal e criativo. Assim, rapidamente se tornou inspiração para estudantes, artesãos e criativos de todas as idades da região.

Além da sua ampla gama de produtos de papelaria, também oferece serviços de Desenvolvimento de Iconografias, “Place Branding” (Marca do Lugar), Sites, App e Impressões 3D. Isso lhe permite criar produtos e marcas únicas para qualquer ocasião, com uma impressão biodegradável e elegante para todos os públicos.

A tendência futura é de que o crescimento da indústria criativa permaneça acima do crescimento mundial, e o Brasil demonstra potencial ainda maior de crescer, o que reflete a dimensão do mercado doméstico, para a criatividade na geração de novos produtos, conteúdos e serviços e a notória riqueza cultural brasileira, um dos mais importantes insumos de nossos produtos e serviços.

Quantas vezes você já precisou presentear alguém e não encontrou nada que fosse “a cara” da pessoa ou que expressasse o quanto aquela pessoa é especial pra você e que você se preocupou em escolher aquele presente de forma exclusiva? No Brasil segundo IBGE até 9 de agosto de 2023, foi registrado 1.587.108 novos nascimentos, além de uma população com mais de  203 milhões de habitantes, com projeção para mais de 1,5 milhões de festas comemorativas a serem realizadas em 2024.

Todos esses momentos merecem ser lembrados e eternizados, O ato de presentear reafirma vínculos e demonstra carinho, simbolizando uma das mais marcantes manifestações comportamentais da cultura brasileira. É expressão da singularidade de um território, é um espelho das tradições, crenças e das cotidianidades de um povo. Através da cultura é possível decifrar uma nação e as relações sociais nela emaranhadas.

O sucesso da Empreendedora, Mariane Morais, conhecida em todo o Estado, vem de seus produtos e projetos realizados criando as próprias ilustrações, trazendo um resgate histórico, vivências e culturas de cada cliente. Uma abordagem que lhe permite diferenciar seus produtos; sempre visando o sentimento que o cliente deseja transmitir com a sua compra, dedicando tempo no desenvolvimento da arte, fazendo levantamento do perfil e gostos pessoais de quem irá ganhar o presente, para  chegar ao nível máximo de personalização e exclusividade. O objetivo é criar no cliente presenteado, memórias afetivas e cheias de significado. Afinal, a vida é feita de um conjunto de momentos únicos e os bons momentos merecem ser lembrados e eternizados.

Mariane respondeu ao chamamento da Prefeitura de Xanxerê, participando do Edital lançado pelo Departamento de Turismo do Município para a capacitação de artesãs no desenvolvimento de souvenirs culturais e de turismo, através dos quais se dá visibilidade ao município, impulsionando o turismo e a economia. Mari aproveitou a vaga para a área de papelaria e já está na terceira coleção de produtos para o programa municipal “Visite Xanxerê”.

Com a contratação de designer especializada na área de “place branding” (a marca do lugar) foi desenvolvido o ícone do Milho que é o símbolo da cidade definida como “Capital Catarinense do Milho” e se criaram símbolos para outros aspectos ou pontos turísticos da cidade:

Símbolos de Xanxerê

Casa da Cultura – Maria Rosa

Monumento do Milho

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus

Arvore Plátano

Arvore Ipê rosa, amarelo,

Museu do Milho  Antonio Sirena

Locomotiva Praça Tiradentes

Cascata S. Manella

A palavra “souvenir” ou “suvenir” de origem francesa que significa “memória”, por isso em qualquer ponto turístico do mundo há a venda de objetos e artesanatos que lembram aquele lugar. O viajante quer levar para casa a lembrança que ali esteve, seja para sua memória, seja para mostrar aos amigos, familiares e visitantes em geral.

Para conhecer mais sobre o evento em quem Mariane estará representando os Estados do Sul do Brasil, visite o site mencionado a seguir de onde se extrai:

O *MICBR 2023* (Mercado das Indústrias Criativas) marca sua primeira realização na Amazônia e representa uma importante política pública para o setor cultural, visando estimular o crescimento dos setores criativos, a circulação de bens e serviços culturais, a internacionalização da produção cultural brasileira e o profissionalismo dos agentes culturais do país.

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma programação que inclui 15 setores criativos, sendo eles Artes Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Além disso, destacando a rica culinária da região norte, o evento apresentará uma Cozinha-Show com foco nos sabores e ingredientes locais.

SITE MIC:   https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/micbr

Instagram MIC : https://www.instagram.com/micbr/

Uma visão geral dos Produtos de Papelaria desenvolvidos pela Mari para o projeto de Turismo “Visite Xanxerê” está em :

____________________

Sobre os autores: Mariane Morais, natural de Caçador, residente em Xanxerê, psicóloga, designer, artesã, criadora da marca Artes da Mari e Afeto Design Criativo contato: whatsapp (49) 9 99733426 e Instagram @artesdamari3d – Artes da Mari Xanxerê

Edison Porto:  Editor do Jornal Caboclo, Consultor de Negócios, Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Caçador, SC, 2023/2025, Membro dos Conselhos Municipais de Caçador, de Cultura e de Meio Ambiente.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

2 thoughts on “Afeto Design Criativo no MICBR 2023 com Artes da Mari

  • Mateus Martini

    Parabéns Mari, fico muito feliz de saber que o sul estará sendo representando por uma profissional exelente como você.

  • Natan Spricigo

    Que orgulho!!
    Nossa região sendo muito bem representada no MICBR. Parabéns Mari.

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial