Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Sobre requerimento de vereadores

Secretário Municipal responsabiliza moradores por lixo jogado em terreno do São Miguel

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Fraiburgo, Luiz Carinhato, responsabilizou moradores que estariam jogando lixo em terreno usado como depósito de entulhos localizado na continuidade da rua José Slongo, próximo a um açude no bairro São Miguel. A declaração foi feita nesta segunda-feira (29 de maio), em entrevista concedida à Rádio Fraiburgo.

Luiz Carinhato (Foto: Reprodução)

Nas palavras do secretário, “aquele terreno é do município, mas nós lá colocamos entulhos, colocamos galhos… Só que o povo chega lá, coloca pneus, coloca TV que não usa mais, um monte de coisa. Mas nós já tomamos providência na semana passada, começamos a recolher, estamos recolhendo estes pneus, tv, o que prejudica a natureza. E nós estamos, inclusive, nós estamos verificando e tentando descobrir quem está colocando fogo lá, porque o município, nós funcionários do município, não fizemos isso. Nós cuidados muito, nós cuidamos muito mesmo. Mas o povo parece que gosta de prejudicar também a natureza.”

Na entrevista à rádio, Carinhato ainda destacou que a Prefeitura Municipal deve promover ações de limpeza do lugar, assim que o clima chuvoso passar: “no momento que o tempo nos deixar, nós estamos indo lá e vamos cuidar muito lá e vamos tentar fiscalizar e pegar este povo que está nos prejudicando”.

O secretário mencionou ainda, em transmissão de rádio, que o terreno no bairro São Miguel é o único existente para o descarte de entulhos e objetos do gênero. “Nós não temos local, sinceramente, estes entulhos, esses galhos, estas coisas, nós não temos onde colocar”, disse ao pedir à população que denuncie os moradores que estariam jogando lixo no terreno para que o problema seja, conforme o entendimento do secretário, resolvido de imediato.

Vereador Adelar (Foto: Alex Cordeiro – Arquivo)

Requerimento aprovado na Câmara

No último dia 22 de maio, um requerimento de autoria do vereador Adelar Ribeiro da Silva, o Lale (PSDB), subscrito pelo vereador Angelo Sadi Rodrigues (PEN), acionou a Prefeitura de Fraiburgo sobre um suposto ‘lixão’ no bairro São Miguel. O documento foi então apreciado e aprovado por dez votos em plenário da Câmara Municipal.

Com a aprovação, a Câmara de Vereadores ficou de encaminhar o requerimento à Prefeitura, pedindo dados sobre uso do terreno no São Miguel. Mais especificamente, os vereadores desejaram saber “quem é responsável, critérios utilizados e permissão para uso do terreno como “lixão”, localizado na continuidade da rua José Slongo próximo ao açude do Bairro São Miguel”. O texto ainda menciona o “controle e providências tomadas pelo Executivo Municipal com relação ao caso”.

Procurado pela reportagem do Jornal Caboclo para comentar a fala do secretário municipal de Infraestrutura Urbana de Fraiburgo, o vereador Lale, que é também o atual vice-presidente da Câmara de Vereadores, disse que apenas cumpriu a sua função legislativa. “Nós não temos interesse nenhum em prejudicar à administração atual. O povo queria uma resposta”, destacou o vereador na manhã desta segunda-feira (29 de maio).

O vereador ainda citou a sua preocupação com a fumaça exalada de fogos feitos no terreno para a população local e de focos de dengue que o lugar possa eventualmente propiciar.

O terreno da Prefeitura, no São Miguel, objeto de discussão na Câmara de Vereadores (Foto: Alex Cordeiro)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.
Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial