Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Entendendo o Desenvolvimento Econômico, escreve Luiz Zanella

Várias são as condições necessárias para fomentar uma economia

Por Luiz Felipe Torcatto Zanella

Ao longo da história e em especial desde o surgimento dos sistemas produtivos em massa, podemos perceber grande crescimento da economia em paralelo com o desenvolvimento da tecnologia e mudanças drásticas no modo de vida das pessoas.

Neste paralelo, percebemos que o desenvolvimento das regiões não tem sido homogêneo. Isso pode ser identificado através da distribuição não linear de crescimento econômico das nações/regiões, bem como da falta de padrões únicos de fomento a este desenvolvimento.

É precisar considerar ainda que a economia tem destaque quanto ao desenvolvimento local, mas não está sozinha. O desenvolvimento de uma localidade está permeado pelo desenvolvimento social, institucional e sustentável gerado a partir de ações organizacionais de contexto amplo, fomentadas por iniciativas públicas e/ou privadas.

Ao mesmo tempo, o crescimento econômico resulta o aumento da capacidade produtiva da economia, ou seja, da produção de bens e serviços de determinada região. Pode ser indicado como crescimento da força de trabalho de uma localidade, receita investida e o grau de aperfeiçoamento tecnológico.

Outros fatores ainda podem atuar como condicionantes fundamentais de um desenvolvimento local: a competição, os sistemas de produção e trabalho, a inovação e o desenvolvimento econômico.

A competição é atividade fomentadora de desenvolvimento, pois a construção de estratégias adequadas ao crescimento, conduz as empresas a novos patamares, ou seja, ao delineamento de vantagens competitivas. Deste modo, observamos o desenvolvimento através da competitividade gerada entre organizações.

Os sistemas de produção e trabalho são condicionantes técnicas para a construção e ordenamento do ecossistema de desenvolvimento local. É necessário entender os sistemas de produção e como eles se estruturam para atender às necessidades de mercado, da indústria e ao mesmo tempo servem ao progresso técnico e desenvolvimento local.

A inovação é fator presente naqueles sistemas que trouxeram incrementos ou reformaram radicalmente uma região ou cidade. Como a inovação foi fomentada e como deve ser explorada, é um campo muito vasto de estudo e discussões.

Por fim, o desenvolvimento econômico se porta como a resultante do trabalho, da organização dos sistemas, da inovação e dos demais condicionantes aqui considerados. A melhor definição a ser apresentada é a de que desenvolvimento econômico resulta do crescimento da economia de uma região ou localidade, bem como seu crescimento continuado e ancorado em fatores competitivos e suas singularidades.

Neste sentido, várias são as condições necessárias para fomentar uma economia. É preciso olhar para os sistemas produtivos e garantir sua eficiência através da busca por vantagens competitivas e singularidades; É preciso criar as infraestruturas básicas que servirão de sustentáculo ao desenvolvimento das organizações; É preciso fomentar e praticar a inovação como fator de renovação e continuidade dos sistemas produtivos; Por fim, é preciso entender que o desenvolvimento local nasce de um conjunto coordenador de esforços, oriundos de todas as esferas, posicionados sob um mesmo ângulo, que possam dar direção e sentido às atividades locais, mobilizando e criando condições  para a geração de capital intelectual e geração de renda.

___________________________

Sobre o Autor: Luiz Felipe Torcatto Zanella, Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Mestre em Administração pela UFSC (2015). Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina). Trabalhou como consultor organizacional. Diretor e Presidente de ACIAF – Associação Empresarial de Fraiburgo-SC de 2013 a 2017. Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município de Fraiburgo em 2017-2018. Atua como Professor para cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Professor Universitário na UNOESC. Secretário Adjunto de Administração no Município de Videira. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0942888236603335

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial