Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Conselho Municipal de Turismo de Caçador é renovado, mas perde grande incentivadora, escreve Edison Porto

COMTUR 2023/2025 tem positiva reunião com Secretária de Turismo de Caçador Sirley Ceccatto que horas depois parte prematuramente.

Por Edison Porto

Na tarde do dia 21 de março de 2023, foi formalizada a posse dos Conselheiros Municipais de Turismo para o mandato 2023/2025, com poucas e justificadas ausências, os novos representantes de entidades assinaram a Ata de Posse da Diretoria e foi iniciada a reunião com a Sra. Sirley Ceccatto, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo, que de início declarou que o COMTUR não deve ser apenas um órgão de aconselhamento, incentivo e fiscalização, mas sim bastante participativo.

Valtair Vargas (CDL); Roni Brito (Sebrae); Secretaria Municipal Sirley Ceccatto e Gerente de Turismo Karla Velasquez

Comentou-se que em 2022, houve uma reestruturação na estrutura organizacional da Prefeitura de Caçador que entre outras coisas, tirou o Turismo da anterior Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, para a nova Secretaria que trata da gestão ligada ao desenvolvimento empresarial da cidade. A partir daí, cada Conselheiro fez sua breve apresentação, informando que entidade representa, conforme lista de composição do Comtur que segue relacionada no final deste artigo.

A Sra. Sirley Ceccatto demonstrando muita energia e vontade de apoiar o desenvolvimento da área de Turismo, ressaltou a importância de considerar as atividades turísticas de Caçador num contexto regional, buscando parcerias com autoridades e entidades de municípios vizinhos, firmando uma “rota de turismo” que movimente o turismo com moradores da região e definitivamente atraia visitantes de outras cidades.

O Consultor Roni Rodrigues de Brito, do SEBRAE(*) que vem contribuindo com o desenvolvimento do Turismo em Caçador, também participou da reunião e concordou com a Sra. Secretária da importância de tratar Caçador como parte de uma rota turística.

O Presidente do Comtur, Edison Porto, lembrou a extinção da IGR – Instância de Governança Regional Vale do Contestado, com o surgimento da IGR Vale dos Imigrantes. Ele e o Roni explicaram estas mudanças. Já como Presidente, assinou documento para a inclusão de Caçador na IGR Caminhos do Contestado, que inclui as cidades de Calmon, Matos Costa, Canoinhas e outros municípios  envolvidos na Guerra do Contestado.

Membros do COMTUR 2023/2025

A Secretária Sirley demonstrou estar bem feliz com a criação de um “Calendário de Atividades de Caçador”, que poderá guiar o planejamento de visitantes da cidade, sejam viajantes a negócios, ou em serviços temporários na cidade, estudantes, ou mesmo pessoas interessadas apenas no turismo.  Neste momento,  foram citadas atividades como o Baile do Dia do Gaúcho, a realização de Rodeios e a competição de pesca esportiva que acontece na Fazenda Moro, entre outros eventos.  Alegre ela mostrava seu aparelho celular e confirmava: “Já está tudo aqui no Calendário!”

Quando se falou que o complexo Parque Central, Estação Ferroviária, Locomotiva e Museu do Contestado é a atração turística mais procurada em Caçador, foi observado que faltam funcionários/estagiários no Museu que fica fechado aos finais de semana e feriados, dias em que deveria estar aberto para a visitação pública. Além disso, a museóloga Letíssia Crestani é obrigada a deixar seu trabalho específico de lado para atender ao público. Fazendo anotações, a Secretária explicou que este tema pertencia à Secretaria de Cultura, mas sim, concorda que é importante para o Turismo que esta situação se resolva.

Membros do COMTUR 2023/2025

Comentando sobre a excelente qualidade de artistas da cidade, Edison observou que poderíamos usar atrizes e atores locais para representar personagens históricos em passeios turísticos, a exemplo do que se faz em várias cidades no exterior e mesmo na cidade de São Paulo, onde na chegada de grupos de visitantes, de repente, aparece o Padre Anchieta falando no Pateo do Collegio. Ao lado do Teatro Municipal aparece o poeta Castro Alves declamando. E no preservado Solar da Marquesa dos Santos, assim que os turistas descem do ônibus ela aparece com sua ama falando dos bailes que organiza lá. Em seguida falando do poder que as Caminhadas na Natureza têm de atrair caminhantes de outras cidades, a Secretária exclamou: “E de repente aparece o Monge João Maria no meio de uma caminhada nos trilhos!”, aquiescendo com a ideia de se colocar os atores e atrizes da cidade a serviço do Turismo.

O atual Presidente do Comtur sugeriu convocar o Presidente da Ong Gato do Mato, Anderson Copini, para apresentar o projeto de um Parque de Ecoturismo na área destinada pela Prefeitura para a entidade. Projeto este, que o Biólogo Anderson apresentou na Reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico na semana anterior, dia 17 de março, oportunidade em que conheceu o importante projeto tanto do ponto de vista da educação ambiental, como do turismo.

Presidente do COMTUR, Edison Porto, assina Ata de Posse

A Secretaria Municipal Sirley explicou ao Conselho, os planos para a implantação de um parque empresarial numa área da Prefeitura próxima do Aeroporto, na área onde existiu a fábrica Só Doce. É para lá que irão “startups”, empresas que estão sendo incubadas no âmbito do programa Inova Contestado, que faz parte da Rede Catarinense de Inovação. Ela demonstrou preocupação com uma área de preservação ambiental ao lado de onde se implantarão estas empresas, sugerindo que se crie alguma atração turística de sentido ecológico, a exemplo do Parque da Ong Gato do Mato, para que não se permita a deterioração do local. A sua ideia é de fazer ali a “Casa do Mel”, uma atração turística relacionada à apicultura.

 O Presidente lembrou que por vários anos o mel de Santa Catarina tem sido eleito o melhor mel do mundo e lembrou a conveniência de envolver o Núcleo dos Apicultores da ACIC nesta ideia da Casa do Mel. Em geral, os membros deste Núcleo são também da ACAP – Associação Caçadorense de Apicultores.

Ao falar do ecoturismo, a Secretária Sirley mencionou a atividade de observação de aves, prontamente confirmada pelo Presidente como atrativo viável. Ele mesmo faz parte do COAC – Clube dos Observadores de Aves do Contestado que tem feito fotos maravilhosas de aves de vários tipos mesmo dentro da zona urbana da cidade.  Propondo buscar algum Edital, algum programa que viabilize fundos para uma exposição itinerante destas fotos num formato que passe educação ambiental, a preservação de nossas aves e do meio ambiente que as abriga.  A Sra. Sirley gostou da ideia e disse que a própria Secretaria Municipal poderá disponibilizar verba e dar suporte para uma exposição assim.

Vice-presidente do COMTUR, Luiz Antunes, assina Ata de Posse

Após a reunião, houve uma confraternização com salgadinhos e refrigerantes, proporcionando o estreitamento de relações entre os presentes.

A posse do Conselho Municipal de Turismo de Caçador 2023/2025, na verdade, já foi uma reunião de trabalho com muita energia e disposição, todos saíram bem animados em ajudar na promoção do Turismo na cidade. Houve imediata sinergia entre a Secretária de Turismo e o Presidente do COMTUR, horas depois da reunião ela enviou mensagem a ele pedindo para colocar na próxima pauta de reunião, que é preciso quebrar o entendimento que muitos têm que a coisa pública “é tudo complicado”. Disse: “Trazer as pessoas a pensarem, que na coisa pública, tudo é possível, desde que planejado e tenha o interesse coletivo (público).”

Como autor deste relato e, também, como Presidente do COMTUR deixo aqui minha homenagem e gratidão a esta pessoa que de imediato me encantou com sua energia, alegria e positividade, em relação ao desenvolvimento da cidade que amo e escolhi para viver. Ganhei uma nova amiga, e tive a certeza de que muito poderíamos fazer juntos pela cidade, mas, infelizmente, na manhã seguinte, foi divulgada a triste notícia do seu falecimento.

Secretária Executiva do COMTUR, Karla Velasquez, assina Ata de Posse

Tenho a certeza de que a Sra. Sirley Ceccato, ex-vereadora por dois mandatos, nomeada Secretaria Municipal e de reconhecido carisma e dedicação à Caçador, voltou ao Pai e por Ele está bem cuidada. Gratidão a você minha querida amiga, sempre sentirei sua energia movendo minhas ações pela Comunidade de Caçador e região.

Aproveito para agradecer o trabalho dedicado que a Sra. Karla Velasquez vem prestando ao COMTUR já por anos e conto com sua experiência e dedicação neste meu mandato, tanto como Secretária do Conselho, como também ocupando a Gerência de Turismo e Eventos, sua ajuda e apoio me é bastante importante e necessária.

Também conto com o apoio e colaboração da Sra. Cristiane Dobner, ex-Diretora de Cultura e agora Diretora de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo, posição que ocupa convidada pela Sra. Secretária que sorriu ao dizer algo como: “agora ela está no lugar certo”. Tenho certeza que a Cristiane Dobner e a Karla Velasquez serão de grande valia para quem assumir a Secretaria.

———————————————-

Nota do Editor: (*) SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa, apoia também municípios em seu desenvolvimento.

———————————————-

Membros do Conselho Municipal de Turismo de Caçador – 2023/2025

I – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo: Titular: Karla Vanessa Velasquez Suplente: Sirley Ceccatto

II – Secretaria Municipal de Educação Titular: Vanessa Lopes Xavier Suplente: Eliane Scotti

III – Secretaria Municipal de Infraestrutura Titular: Luiz Carlos da Luz Antunes Suplente: Rubens Jofre Góes

IV-Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Caçador – IPPUC Titular: Jilvan Rodrigo de Oliveira Suplente: Simara Rodrigues Colpini

V-Associação Comercial e Industrial de Caçador – ACIC Titular: Viviana Ceccatto Suplente: Cristiane Brusco Schwartz

VI – Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador – CDL Titular: Hemerson Pegoraro Suplente: Valtair José Cardoso de Vargas

VII – Universidade do Alto Vale Rio do Peixe – Uniarp Titular: Rosana Rachinski D´Agostini Suplente: Amanda Lavínia de Souza da Silva

VIII – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caçador Titular: João Batista Dionísio Pereira Suplente: Mayne Francieli Gonçalves

IX – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Titular: Karina Carpen Suplente: Liz Barbara Borghetti

X – Estabelecimentos de Turismo Rural de Caçador Titular: Fabrício Frigotto Suplente: Jucinei Scapinelli Parizotto

XI – Restaurantes, bares e similares de Caçador Titular: Jucimar Sutil de Oliveira Suplente: Márcia Gonçalves Duarte

XII – Meios de Hospedagem de Caçador Titular: Deyvis Paulo da Silva Suplente: Andrei Vogher

XIII – Agência de Viagens e operadoras de turismo de Caçador Titular: Paulo Boggio Suplente: Emanuele Rodrigues

XIV-Associação das Micro e Pequenas empresas de Caçador – AMPE Titular: Caren Catarina Fendt Suplente: Bruna Machado

XV – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A – EPAGRI Titular: Janice Valmorbida Suplente: Cláudio Ogoshi

XVI – Órgãos da imprensa de Caçador Titular: Edison Costa Porto Suplente: Denise Tibes de Lima

XVII – Classe de artesãs e artistas plásticos de Caçador Titular: Maribel Valentini Suplente: Viviane Gattermann Flores Novaski

Presidente: Edison Costa Porto

Vice-presidente: Luiz Carlos da Luz Antunes

Secretária Executiva: Karla Vanessa Velasquez

Para saber mais sobre o COMTUR de Caçador, leia também:

http://jornalcaboclo.com.br/index.php/2019/02/07/conselho-de-turismo-de-cacador-toma-posse-hoje-7-fev-2019-escreve-edison-porto/

___________________________________

Sobre o autor: Edison Porto, Consultor de Negócios, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e acadêmico de Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Meio Ambiente da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Presidente do Conselho Municipal de Turismo 2023/2025 e membro do Conselho Municipal de Cultura. Faz parte das diretorias da OnG Gato do Mato, do CTG Estrela dos Pampas e do Grupo de Teatro Temporá. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo. Detentor da Marca Registrada no INPI:  IMPRENAUTAS – Informação e Cultura.

______________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_______________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial