Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Estudantes do IFSC Caçador ganham 3º lugar no prêmio Cidadania Digital em Ação 2023

Alunos de Caçador criam projeto premiado para o combate ao “cyber bullying”

Por Assessoria de Comunicação

As três turmas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Plásticos do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Çaçador conquistaram o terceiro lugar no prêmio Cidadania Digital em Ação 2023 dentre 15 propostas de sete estados diferentes do país.

 O projeto finalista foi uma série intitulada “Empatia em foco: desvendando o bullying” que teve como objetivo conscientizar adolescentes sobre as práticas de (cyber)bullying e como denunciá-las. Após as gravações,   estudantes voluntários editaram os podcasts que, no final do semestre letivo, foram exibidos para as outras turmas do campus. O material produzido também servirá a futuras campanhas e projetos sobre o tema.

Isabella Ferro da ONG Safernet
Diretora do IFSC Caçador, Danielle Ulrich
Equipe do IFSC Caçador

A iniciativa surgiu das demandas observadas pela coordenação pedagógica do Campus e da necessidade de trabalhar a temática de forma diferenciada e em um formato que fosse interessante aos adolescentes. O conteúdo foi desenvolvido a partir das aulas que eles tiveram com o material da disciplina de Cidadania Digital, criada pela ONG Safernet e o Governo do Reino Unido durante as aulas de Português. O projeto contou com o apoio  da assistente social, Patricia Moraes, da pedagoga, Viviane Trindade e da então estagiária do curso de psicologia da Uniarp, Kassieli Pereira, vinculadas à coordenadoria pedagógica da escola.

A instituição Inova Contestado disponibilizou o estúdio e apoio técnico para a gravação dos podcasts. O trabalho interdisciplinar e em rede propiciou aos estudantes participantes refletir e debater sobre o tema, além da experiência de produzir e gravar os podcasts.

Os alunos receberam sua premiação das mãos da Isabella Ferro da Safernet com o Prof. Ricardo de Campos

O professor de Português, Ricardo de Campos, que deu as aulas da disciplina, e o representante dos estudantes, Felipe Czerniak, viajaram para São Paulo e participaram da 16 edição do evento Dia da Internet Segura no Brasil que ocorreu no dia 06 de fevereiro.

Eles receberam um troféu, medalhas e equipamentos eletrônicos. Houve também a entrega de medalhas e prêmios aos demais estudantes participantes no campus Caçador com a presença da representante da Safernet no Brasil, Isabella Ferro.

Além da premiação, os professores e estudantes representantes das três iniciativas premiadas participaram de uma oficina exclusiva de cocriação de planos de aula para a disciplina de Cidadania Digital. A finalidade foi que o grupo pudesse compartilhar as experiências que tiveram para que outras escolas também possam se engajar com a temática.

O prêmio Cidadania Digital em Ação foi idealizado com o objetivo de engajar estudantes e professores da educação básica e comunidade do entorno escolar sobre o uso seguro, consciente, saudável, crítico e positivo da tecnologia. 

Concorreram ao prêmio projetos criados por professores de ensino fundamental e médio que aderiram à disciplina de Cidadania Digital, atividade criada pela Safernet e o Governo Britânico para auxiliar escolas e redes de ensino a acrescentar esse tema em seus currículos.

Nota do Editor: O Jornal Caboclo agradece ao Grupo de alunos: Ana; Estefany; Júlia; Vanessa e Talita e ao Prof. Ricardo de Campos pela cessão do vídeo de seu podcast para exemplificar seu trabalho neste artigo, com a sua apresentação no canal Youtube deste jornal:

____________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.  

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial