Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com Plásticos Reaproveitados, escreve Duda Nascimento

Uma experiência com integração social, música e preservação do meio ambiente

Por Prof. Dr. Eduardo do Nascimento Karasinski

Trabalhos Oficineiro Hélio Sant’Ana

Nos dias 12/03 e 19/03 ocorreu a oficina de construção de instrumentos musicais com plásticos reaproveitados ministrada pelo músico Hélio Santana. A oficina faz parte de um projeto didático-pedagógico do curso técnico em plásticos do IFSC Caçador. O objetivo da oficina é inserir a educação ambiental e musical no cotidiano dos estudantes. A educação ambiental tem como princípios formar e preparar cidadãos para a reflexão crítica aplicada às questões do ambiente, para correlacionar as situações exploratórias à dinâmica social e para uma ação transformadora das condições degradantes, sendo que, é tema fundamental das disciplinas de Reciclagem de Plásticos e Produção de Embalagens. 

Nancy Lima, Vicente de Paula, Hélio Sant’Ana e Prof. Duda

Também participaram da oficina os músicos Vicente de Paula e Nancy Lima trazendo suas canções. Os músicos formam a dupla Os Guardiões do Mensageiro cantando as canções do saudoso folclorista do Contestado Vicente Telles. Vicente de Paula é filho de Vicente Telles e está preparando um coral com estudantes das escolas do município de Irani. A participação dos músicos convidados é essencial para o fortalecimento da identidade do Contestado, dando continuidade aos materiais culturais históricos.

O oficineiro e músico curitibano Hélio Santana desenvolve há cerca de 30 anos este projeto, tendo publicado três livros a partir desta experiência com instrumentos confeccionados com materiais reaproveitados. Hélio Sant’Ana tem dezenas de produções e composições musicais em discos e peças, participando da primeira apresentação e gravação da obra clássica O Contestado de Romário Borelli na década de 1970.

Alunos Curso Técnico de Plástico IFSC Caçador

Durantes as aulas no curso com o professor Eduardo do Nascimento, os estudantes refletiram sobre identidade e elementos simbólicos na música e sobre impactos socioambientais dos plásticos. Na oficina, os estudantes aprenderam a confeccionar instrumentos e tiveram uma experiência musical única. Foram feitos berimbaus, cuícas, tambores, chocalhos e outros instrumentos a partir do reaproveitamento de produtos plásticos que os próprios estudantes trouxeram, como pedaços de canos, baldes, potes, garrafas, entre outros. Agora, os estudantes irão preparar suas próprias oficinas utilizando materiais reaproveitados para compartilharem os conhecimentos desenvolvidos em escolas da região do Contestado.

Estas duas ações fazem parte do projeto promovido pela Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia. Neste ano, algumas escolas da região do Contestado  preparam projetos pedagógicos que fortalecem a identidade regional. Estes projetos são compartilhados entre as escolas promovendo um intercâmbio cultural e o protagonismo dos estudantes. Participam das ações escolas de Lebon Régis, Rio das Antas, Irani, Fraiburgo, Timbó Grande, Caçador, Taquara Verde, José Boiteux, Curitibanos e Campo Erê. Ao final um livro didático com as práticas pedagógicas aplicadas no projeto deverá ser publicado.

__________________________

Sobre o Autor: Eduardo do Nascimento Karasinski, Professor Doutor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSC Caçador, eduardo.nascimento@ifsc.edu.br

________________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

__________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial