Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Região possui rotas que podem ser visitadas durante todo o ano

Por Assessoria de Comunicação

A região Oeste de Santa Catarina é agraciada por belezas naturais no âmbito rural, que desenvolve a economia local. Os prefeitos de Lajeado Grande, Caibi e Anchieta participaram de um painel de turismo rural realizado no estande do Sebrae/SC durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, mostrando os trabalhos que estão sendo realizados, a evolução desta área como fonte de renda e motivação para a sucessão familiar.

Foto 10

A gestora regional do programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming ressaltou, durante a feira, o auxílio aos empreendedores para desenvolver projetos voltados ao turismo. Essa parceria com os municípios é muito importante. “Precisamos do setor público e dos empreendedores unidos para levar iniciativas como essa adiante. O Sebrae/SC possui inúmeros projetos, que só são possíveis quando todos que estão envolvidos pegam firme e fazem acontecer”.

MAIS DE CINCO MIL TURISTAS EM CINCO MESES

Durante o painel, o prefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi frisou o apoio do Sebrae como um identificador de oportunidades no município. “Através de metodologias conseguimos implementar uma rota de turismo rural em nosso município. A vida no campo melhorou muito com a internet, estradas de qualidade, mas temos que buscar novos incentivos para que as pessoas permaneçam na agricultura”.

Atualmente seis famílias integram a Rota da Ovelha e dos Sabores, sendo um atrativo turístico importante para Lajeado Grande, que recebeu nos últimos cinco meses mais de cinco mil turistas. “Mais três propriedades estão no processo de inserção na rota rural. Nossa perspectiva futura é que a gestão municipal consiga fornecer apoio para essa área continuar crescendo, assim como os outros setores do agronegócio, com uma base forte e consolidada”, projetou.

Foto 11

PROJETO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DOS MILHOS CRIOULOS

            Preservar tradições da gastronomia, ampliando a cultura local e incentivando a economia são alguns dos objetivos destacados pelo prefeito de Anchieta Ivan José Canci, com a iniciativa da Indicação Geográfica (IG), voltada ao Projeto dos milhos crioulos. O estudo do IG foi lançado em março de 2022 para promover o produto com padrão de qualidade, agregando valor. “O apoio e a consultoria técnica de longa data do Sebrae são fundamentais para que os projetos sejam executados e os empreendedores permaneçam motivados”, ressaltou Canci.

            Outros atrativos turísticos em Anchieta são: ar livre ecoturismo – rota com cachoeiras e gastronomia, balonismo, sítio Vale Vêneto, cervejaria Frisanco, rota rural na terra das sementes crioulas, Moinho de Pedra Wille …

Foto 12

            CAPITAL CATARINENSE DAS FESTIVIDADES NATALINAS     

            Famosa pelo Doce Natal, evento que atrai um grande público, Caibi recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2015, o título de capital catarinense das festividades natalinas. O prefeito Éder Picoli enfatizou a missão de focar no turismo, com o apoio do Sebrae/SC. “O Natal é a melhor época do ano, e em nossa cidade o evento se destaca, pois, é feito pelos moradores, com mais de 30 dias de programação. O apoio do Sebrae foi fundamental para realizar esse evento e permanecer inovando anualmente”, comemorou.

Legenda das Fotos:

Foto de Capa  –  Prefeitos das cidades de Lajeado Grande, Caibi e Anchieta, aproveitaram o painel de turismo durante o 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, para mostrar os trabalhos que estão sendo realizados nesta área

Foto 10 – Durante o painel, o prefeito de Lajeado Grande Anderson Elias Bianchi, frisou o apoio do Sebrae como um incentivador de demandas do município.

Foto 11 – Prefeito de Anchieta Ivan José Canci, destacou a iniciativa da Indicação Geográfica (IG), voltada ao Projeto dos milhos crioulos.  

Foto 12 –   O prefeito de Caibí  Éder Picoli, enfatizou a missão de focar no turismo, com o apoio do Sebrae/SC.

____________________

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP

Rua Nilópolis, 251 D – Bairro Universitário – 89814-510 – Chapecó/SC

E-mail: mb@mbcomunicacao.com.br

____________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.  

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial