1ª Caminhada Ecológica e Cultural de São Miguel da Serra, escreve Edison Porto
Uma Caminhada na Natureza como parte das comemorações dos 100 anos de São Miguel da Serra
Por Edison Porto
Este ano se comemora cem anos da chegada dos primeiros imigrantes, em sua maioria alemães, à Colônia de São Miguel da Serra, entre os Rios Lajeado Liso e Lajeado Tamanduá, no interior de Porto União, Santa Catarina. Devotos de São Miguel Arcanjo, adotaram o nome do Santo para a nascente comunidade.
São Miguel da Serra fica num dos extremos da chamada região do Contestado, que faz divisa com o Paraná. Uma região que foi disputada entre os dois Estados, até pouco antes desta colonização que foi promovida pela empresa “Colonizadora Metzler Math e Cia.. Ela comprou as terras da Cia Lumber e vendeu os lotes para famílias de descendentes alemães no Rio Grande do Sul, em cidades como São Leopoldo; Nova Petrópolis; Pinhal Alto e Dois Irmãos. Mas logo começaram a chegar também, imigrantes vindos diretamente da Alemanha.
Foi uma colonização corajosa para estes imigrantes que encontravam aqui uma região de mata, terreno acidentado dificultando a plantação, muitos animais silvestres que comiam o que estava para ser colhido e bichos peçonhentos, como cobras, aranhas, etc.. Mas eles vieram para cá porque já não havia espaço para eles no Rio Grande do Sul, onde por volta de 1824, muitos alemães chegaram procurando melhores condições de vida, do que tinham na Europa. Cada família havia adquirido lotes de 10 alqueires, mas elas cresceram e esta área já não lhes era suficiente.
Com uma rica história de bravura destes primeiros colonizadores, se fez uma extensa programação de celebração do centenário de São Miguel da Serra, que começou no dia 07 de abril, com o 4º Encontro de Trilheiros e se encerrará oficialmente no dia 11 de dezembro, com o depósito de uma “Cápsula do Tempo”, após uma missa.
O próximo evento com expectativa de público expressivo é a 1ª Caminhada Ecológica e Cultural de São Miguel da Serra que acontecerá no domingo, 02 de junho. É uma organização da Sociedade Recreativa Cultural e de Atiradores de São Miguel, em conjunto com o Conselho Paroquial Comunitário, a Prefeitura Municipal de Porto União – SC e a Associação de Turismo Caminhos do Contestado, de acordo com as normas da ONG Anda Brasil e do IVV – Internacionaler Volkssport Verbund, para Caminhadas na Natureza.
No percurso estão previstas várias atrações tanto naturais quanto artísticas e históricas. São vales, pinheirais, casas centenárias, exposição fotográfica, encenação da chegada dos migrantes além de grupos musicais típicos e degustação de chope. Paralelamente haverá a já tradicional feira de produtos artesanais e coloniais.
Serão três grupos previstos com saída da Igreja São Miguel Arcanjo às 8h30min, às 9h e 9h30min. No Pavilhão da Igreja será oferecido Café Rural e Almoço tradicional aos que optarem por elas no ato de inscrição. O almoço custa R$ 25,00 e o café R$ 15,00.
O percurso alternativo é de 2 km é o total (oficial) tem aproximadamente 9 km de trilhas relativamente fáceis e contará com carros de apoio e socorristas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site caminhadas.info ou ecobooking.com onde também se pode fazer a reserva das refeições opcionais.
Foi feita uma caminhada teste para estabelecer bem o traçado, onde se colocarão os marcos indicativos, verificar as dificuldades, as melhores vistas, afinal se trata de uma atividade física e cultural, destinada à comunidade local, regional e nacional, envolvendo pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, não tendo o objetivo de competição.
Além do belo percurso oficial de 9200m e do percurso alternativo de 2000m, haverá uma animada “domingueira” depois do almoço e mais algumas surpresas reservadas. Tudo deverá ser bem divertido. Mas é necessário fazer logo as inscrições, reservando as refeições que desejar, para que o pessoal consiga se organizar.
Para chegar ao início da Caminhada, na igreja católica do distrito de São Miguel da Serra, ela se situa no KM 13, à margem da rodovia SC 135, que liga o município de Porto União (SC) aos municípios de Matos Costa (SC) e Caçador (SC). Também se pode chegar lá, via BR 153 – Jangada – Nova Galícia – São Miguel, percorrendo 30 Km por estrada de terra.
Nota: Colaborou neste artigo a Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, Elza Bauermeister, além de informações retiradas do “press release” da Administração Municipal de Porto União.
_______________________
Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________