Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

9ª Caminhada Ecológica e Cultural no circuito Estrada das Colônias, escreve Edison Porto

O dia internacional da Mulher de 2020 começará com uma bela Caminhada

Por Edison Porto

A Coordenadora das Caminhadas na Natureza de Santa Catarina, Elza Bauermeister, convida para a 9ª Caminhada Ecológica e Cultural no circuito Estrada das Colônias, que será no dia 08/03/2020, partindo do Centro Comunitário da Colônia Cerne, em Matos Costa SC, em duas turmas, às 8h30m e às 9h, com previsão de término por volta de 13h. Para quem optou, o café rural será servido a partir da 8h, quando os caminhantes começam a confirmar suas inscrições no local.

Serão 9.200 metros de caminhada numa paisagem de natureza exuberante. Como o piso do percurso é irregular, com trechos de trilhas e de estradas, é considerada uma caminhada com esforço significativo, no entanto, não há limite de idade. A Caminhada será conduzida por guias que conhecem o percurso, terá três pontos de apoio e contará com uma Ambulância para o caso de alguma emergência.

O Caminhante experiente sabe, mas para os novatos é sempre bom lembrar que deve levar um chapéu ou boné, tênis e roupas adequadas para caminhar em trilhas íngremes no meio rural. É bom ter agasalho na mochila pois pode fazer frio nesta época do ano. Leve também água, protetor solar, repelente, capa de chuva ou guarda-chuva e saco para o seu lixo.

Se você já tem sua caderneta de Caminhante do Projeto Anda Brasil, traga para receber o carimbo registro da sua participação. Se não a tem, faça uma na hora da confirmação da sua inscrição no local do encontro para a partida.

As inscrições começaram no dia 08/fev/2020 e se encerrarão no dia 07/mar/2020 às 18h. Faça sua inscrição no link a seguir indicado, onde há todas as informações necessárias para seu conhecimento a respeito desta caminhada: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=vlurw1coygz2u10a0wrq

Inscrições podem ser feitas também pelos telefones a seguir, nos quais se pode esclarecer qualquer dúvida, ou se obter informações adicionais:  (049)  9 983802730 Salete e (042) 9 8808-5619 Vera. Conheça o site http://caminhadas.info/

Foi a partir deste circuito “Estrada das Colônias” realizado pela primeira vez em 01/abril/2012 que esta ideia se alastrou por outras regiões do Estado de Santa Catarina, no qual já se tem 25.000 caminhantes cadastrados. Em 2019 tivemos 14.225 inscritos, em 51 eventos de caminhadas e já iniciamos 2020 com mais de 70 eventos previstos em nosso Estado.

Além dos benefícios para a saúde e eliminação de estresse que as Caminhadas na Natureza trazem, elas têm como objetivo valorizar os produtos e a cultura local, que é muito rica e diversificada. O povo da Colônia Cerne, se sente orgulhoso em servir o café e o almoço rural, com os produtos que se fazem presentes na mesa da maioria dos agricultores da região. A Comunidade prepara com muito carinho as deliciosas refeições para os caminhantes.

Para que sejam feitos os preparativos em quantidades adequadas, roga-se que as inscrições sejam feitas o quanto antes possível, indicando se o caminhante vai optar pelo café rural ao valor de R$ 15,00 e/ou almoço rural ao valor de R$ 25,00.  

A Elza Bauermeister Has de Souza, além de Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, é também Conselheira da Anda Brasil por Santa Catarina.  Ela vê com orgulho que nos últimos oito anos aconteceram mudanças positivas nas atitudes e posturas dos agricultores da região que foram ficando mais confiantes e orgulhosos de sua cultura, de seus produtos, de suas propriedades e da sua comunidade que se une para a realização de Caminhadas que reúnem centenas de pessoas vindas de várias cidades, algumas bem distantes, e até mesmo de outros Estados.

Elza também comenta com muita satisfação o retorno ao meio rural, de cerca de vinte famílias que tinham migrado para as cidades. Ela diz: “… isto já fez valer todo o nosso empenho voluntário, inclusive o fato de dois membros da comunidade estarem começando a assumir a liderança do evento.”

Assista a Elza Bauermeister falando sobre as Caminhadas na Natureza em 2018, ao final da 5ª Caminhada no Circuito Salto do Rio dos Pardos, na Colônia São Francisco em Matos Costa SC, no Canal Youtube IMPRENAUTAS Natureza:

__________________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Conselheiro Municipal de Cultura. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial