Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

EJA Profissionalizante Regional Centro Norte realiza Projeto ECOCASA

Material reciclado e bambu se transformam em Casa – inauguração dia 27/fev/2020, às 18h30m na Escola Graciosa Copetti Pereira

Por Assessoria de Comunicação

A ECOCASA será implantada na escola Estadual Graciosa Copetti Pereira localizada no bairro Bello, em Caçador, SC. O educandário não possui parque ou local ativo para que as crianças possam brincar.

O projeto foi desenvolvido pela docente Daiane Xumadelo de Souza Leal na área de Ciências da Natureza articulando biologia, química e física dentro do processo, juntamente com os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Profissionalizante, modalidade que além do ensino médio, oferece um curso de qualificação profissional em parceria com o SENAI.

Após um seminário elaborado para exposição de ideias e disseminação da responsabilidade social dos alunos com relação aos desastres naturais, nos meses de novembro e dezembro, foram realizados testes físicos e químicos dos materiais envolvendo lixo e suas produções. A partir das discussões e dos testes, ficou clara a responsabilidade direta dos cidadãos nas questões ambientais com foco especial aos efeitos das mudanças climáticas. 

O projeto que teve início em novembro de 2019, irá culminar com a inauguração da ECOCASA no dia 27 de fevereiro de 2020. A EcoCasa possui estruturas de bambu, hoje considerado como praga por muitas pessoas, pela rápida reprodução e proliferação de ratos, mas que está sendo muito utilizado para construções ecológicas, devido seu recurso fácil, renovável, sua resistência e praticidade na estrutura, podendo ainda ter muitas finalidades ecológicas, como carvão, papel, entre outros. Para enfatizar a importância da reciclagem, as paredes foram confeccionadas com colunas de garrafa PET encaixadas umas as outras. O projeto inicial contava com telhado de bambu, mas para melhor aproveitamento do espaço, a escola cedeu telhas para que, posteriormente, o ambiente seja utilizado como laboratório de ciências, leitura e recreação.

A metodologia desenvolvida pela professora Daiane é a aprendizagem baseada em projetos que visa a construção do conhecimento a partir de uma situação problema, sendo de suma importância para a conexão dos conceitos básicos da ciência e a vida do discente. Esta nova metodologia coloca o aluno como centro do processo de aprendizagem tornando-se um cidadão crítico, reflexivo e consciente de sua responsabilidade social

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial