Décimo ano caminhando com saúde na natureza exuberante de Santa Catarina, escreve Edison Porto
Caminhada Ecológica e Cultural domingo, 10 de abril, em Matos Costa, SC
Por Edison Porto
No dia 10 de abril de 2022, domingo, será realizada a 10ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias, no interior do município de Matos Costa, SC. Um evento muito bem organizado e planejado para que os caminhantes possam escolher entre três percursos conforme a extensão da caminhada que desejarem fazer: 3,6 km; 4,9km ou 9,3km.
Durante toda a caminhada haverá indicações por onde seguir, pontos de descanso e parada para abastecimento de água e uso de sanitário, tudo com segurança e acompanhamento de socorristas voluntários, um carro de apoio e uma ambulância da Prefeitura de Matos Costa.
A concentração será na Estrada Geral da Colônia Cerne, com partidas de grupos de caminhantes às 8h30m e às 9h, para o circuito completo (9,3 km) e o das 9h30m, para os circuitos alternativos (3,6 e 4,9 km).
Não há limite de idade para participar das Caminhadas na Natureza, as crianças gostam muito. Considere que o piso é irregular esta caminhada tem um grau de esforço físico moderado. E se quiser pode levar seu cão ou gato, obviamente considerando o tipo de evento e o grau de socialização de seu “pet”.
Para quem quiser saborear a culinária local, será servido o Café Rural antes da largada e, ao final da caminhada, será servido o Almoço Rural, mas para se beneficiar destas ofertas, o participante deve fazer a reserva antecipada na sua inscrição. O custo destas refeições será R$ 25,00 o Café Rural e R$ 35,00 o Almoço Rural. A reserva antecipada é necessária para que a organização possa estimar as quantidades necessárias.
Informações sobre Caminhadas na Natureza e Cicloturismo em todo o Brasil, por Estado, podem ser encontradas no site www.caminhadas.info
Para se inscrever para participar desta Caminhada em Matos Costa, o que deve ser feito até o dia 09/abril, o link específico no site mencionado é:
https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=weucingj1kc1mlr6k9hz
Mas se podem obter Informações por telefone, com Cleusete (49) 9 9937-5334, ou com Vera (42) 9 8808-5619
A 10ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias é uma realização do Núcleo de Turismo da ADEMUA (Associação de Des. da Microbacia União das Águas), que tem o apoio da Prefeitura de Matos Costa, da EPAGRI, da IGR (Instância de Governança Regional do Turismo) Caminhos do Contestado e da ONG Anda Brasil.
É o décimo ano que Elza Bauermeister, Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, organiza esta atividade para a ONG Anda Brasil, filiada ao IVV (Internacionaler Volkssportverbund), entidades que promovem estes eventos com vários objetivos:
– incentivar a atividade física benéfica para a saúde das pessoas;
– apreciação da natureza e conscientização da preservação do meio ambiente;
– valorização da vida no campo;
– estímulo à economia rural com a venda de artesanato e produtos agrícolas;
– promoção de potenciais turísticos.
Numa Caminhada na Natureza em grupos que variam de 150 a 400 pessoas, um benefício extra que naturalmente acontece, é o início de novas amizades, a confraternização entre pessoas que se conheciam e outras que ficam conhecendo. O companheirismo, a alegria e a solidariedade na ajuda mútua.
São dez anos de dedicação da Elza ao resgate das comunidades rurais numa região onde há predominância de atividades de reflorestamento e menor espaço para a economia agrícola. Com as Caminhadas na Natureza as comunidades rurais recebem visitantes caminhantes de várias regiões não só de Santa Catarina, mas também de outros Estados. O morador local percebe o valor que seu modo de vida, conhecimento e cultura tem, quando vê como as pessoas da cidade se encantam com tudo, desde a observação da roça, dos animais e até mesmo quando se veem frente a frente com um simples fogão de lenha.
É um trabalho árduo, cuja remuneração é o prazer de contribuir com a comunidade e ver a alegria dos caminhantes antes, durante e após a Caminhada. A Elza e sua equipe de voluntários caminham pelos possíveis trajetos para definir o circuito, planejam toda a caminhada, fazendo toda a sinalização pelo percurso de quase 10 km, às vezes em terrenos difíceis, para determinar o caminho mais seguro para os caminhantes. É uma dedicação que exige paciência e certa dose de carisma para envolver as pessoas na composição da equipe que não tem benefício pecuniário para executar este trabalho.
Notas do Editor: A foto de Capa é de autoria de Mario Freisleben na Caminhada Maquinista Molina em Porto União, SC, em 2017. As demais são fotos do autor, também de 2017 na Caminhada Salto Rio dos Pardos, em Matos Costa, SC, ao final da qual o autor entrevistou a Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza, Elza Bauermeister no final de uma caminhada, veja em:
______________________________
Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo e de Cultura. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
__________________________