Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – IFSC Caçador

Um encontro que apresenta a ciência e sua evolução tecnológica

Um dos shows de abertura com a presença de autoridades

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Câmpus Caçador, realiza entre os dias 16 e 19 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este evento ocorre anualmente, durante o mês de outubro em todo o Brasil. Em 2004, por meio de um decreto presidencial, o governo brasileiro, ciente das mazelas de longa duração que afligem a educação em nosso país, buscou instituir um evento capaz de promover a pesquisa e a iniciação científica de jovens estudantes. Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a SNCT aspira aproximar a ciência da sociedade, promovendo atividades interativas, palestras, apresentação de relatórios de pesquisa, oficinas e exposições que ressaltam a importância da inovação tecnológica e do conhecimento científico. É fato consumado que o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um país, está profundamente entrelaçado com a popularização do saber científico, principalmente entre crianças e jovens, que devem desde cedo, serem instigados a se envolverem com temas e atividades que priorizam a criatividade, a atitude científica, o trabalho em rede e a inovação.

Oficina com alunos de 9º ano de escola visitante: “O desvelar da funções trigonométricas”

Por ser um evento de atuação descentralizada e de reconhecida relevância, a realização da SNCT recebe apoio e conta com o envolvimento de atores locais como governos estaduais e municipais; universidades; agências de fomento; espaços científico-culturais; instituições de ensino e pesquisa; sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil entre outros. Enfim, Trata-se de um evento de socialização do conhecimento de efeito multiplicador exponencial, que busca sobretudo reafirmar o compromisso da educação científica com o processo de inclusão social e construção da cidadania.

Em 2024, a Semana traz como tema “Ciência e Tecnologia para um Futuro Sustentável”, focando em como a pesquisa e a inovação podem contribuir para atender demandas ambientais, sociais e econômicas de longo prazo. O evento acontece em diversas cidades brasileiras, de forma presencial e online, possibilitando a participação de estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral. Além disso, a SNCT deste ano destaca a necessidade de pensar em um tempo presente, que confie na ciência como parte central das tomadas de decisão, seja na orientação de políticas públicas ou na conscientização sobre o impacto das ações humanas no ecossistema planetário. O IFSC, Câmpus Caçador, expõe seus projetos, atividades científicas, debates sobre inteligência artificial e inclusão, projetos de empreendedorismo, biotecnologia e energias renováveis, além de atividades práticas que envolvem robótica e programação para jovens. A partir das metas traçadas pelos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” – ODS, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, os estudantes pesquisadores desenvolvem seus projetos, por meio de atitudes colaborativas, guiadas pela responsabilidade social e ambiental, centrais para o exercício pleno da cidadania.

Alunos se preparando para a competição de robótica

Vale lembrar, que a proposta central da SNCT é mostrar que é possível e imprescindível demonstrar a proximidade entre ciência e cotidiano e como o entendimento dessa relação pode colaborar para solucionar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade moderna. É uma rara janela de oportunidade para inspirar as novas gerações a seguirem carreiras científicas e tecnológicas, popularizar a ciência, provocar a reflexão sobre os danos relacionados a ausência de ferramentas de análise e problematização, socializar experiências e saberes historicamente negligenciados, encurtar distâncias entre o saber científico e o público em geral, bem como dar visibilidade a diferentes perspectivas e propostas fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável. Caçador, expõe seus projetos, atividades científicas, debates sobre inteligência artificial e inclusão, projetos de empreendedorismo, biotecnologia e energias renováveis, além de atividades práticas que envolvem robótica e programação para jovens. A partir das metas traçadas pelos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” – ODS, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, os estudantes pesquisadores desenvolvem seus projetos, por meio de atitudes colaborativas, guiadas pela responsabilidade social e ambiental, centrais para o exercício pleno da cidadania.

Escritor e Professor Marcelo Girardi Schappo palestra sobre a importância de se aprender Ciência Básica (site professormarcelogs.com)

Vale lembrar, que a proposta central da SNCT é mostrar que é possível e imprescindível demonstrar a proximidade entre ciência e cotidiano e como o entendimento dessa relação pode colaborar para solucionar muitos dos desafios enfrentados pela sociedade moderna. É uma rara janela de oportunidade para inspirar as novas gerações a seguirem carreiras científicas e tecnológicas, popularizar a ciência, provocar a reflexão sobre os danos relacionados a ausência de ferramentas de análise e problematização, socializar experiências e saberes historicamente negligenciados, encurtar distâncias entre o saber científico e o público em geral, bem como dar visibilidade a diferentes perspectivas e propostas fundamentais para impulsionar o desenvolvimento sustentável.

Nota do Editor: Texto do Prof. Dr. Nelson Maurilio Coelho Junior – Professor de História – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC – Campus Caçador – Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4544700186488179

____________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.  

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

_____________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial