Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Vai ser adaptado

Ex-secretária da Educação, Prefeita Claudete pretende acabar com ônibus biblioteca local

[Atualizado às 17h01 de 5 de junho de 2017] A prefeita de Fraiburgo Claudete Gheller Mathias disse que a sua administração pretende acabar com o ônibus biblioteca do município, adquirido para uso no programa Biblioteca Itinerante. Segundo ela, o veículo será adaptado para uso de transporte de atletas e de esportistas da cidade.

A afirmação foi feita no domingo (5 de junho), durante encontro agendado com karatecas campeões brasileiros no dojô (espaço de treinamento) do bairro São Miguel, mantido pela Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô / Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro.

Publicidade / Jornal Caboclo

“O nosso compromisso é de mudar o ônibus biblioteca para uso de transporte [de atletas e praticantes de esportes]. O veículo será adaptado”, disse a prefeita de Fraiburgo em tom de anúncio exclusivo diante de karatecas, pais de estudantes e convidados de encontro.

A ideia partiu da própria prefeita, sem o conhecimento prévio das pessoas presentes. Em sua fala, ela justificou a proposta de promover adaptações no ônibus biblioteca citando dificuldades de demais práticas esportivas promovidas e incentivadas pela Fundação Municipal de Esportes.

O tema transporte surgiu no momento em que a prefeita foi informada pela coordenação e por karatecas da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô, da necessidade de um apoio e parceria por parte da Prefeitura para viagens em competições do karatê-dô do município. Os karatecas têm tido dificuldades para participar de competições fora do município, tendo que tirar dinheiro do próprio bolso e realizar as populares vaquinhas com amigos para poder competir fora. Atualmente o município, que tem um pouco mais de 36 mil habitantes, não dispõe de um ônibus com 42 dois lugares adequado para viagens intermunicipais e interestaduais.

A prefeita justificou a intenção de “transformar” o ônibus biblioteca, atualmente usado no programa Biblioteca Itinerante, em um ônibus para uso da Fundação Municipal de Esportes, alegando que o ônibus biblioteca não está sendo usado pela população da forma que deveria.

Para Claudete, que foi secretária municipal da Educação por um tempo aproximado de onze anos na cidade de Fraiburgo, existe uma dada dificuldade da população entrar no ônibus para ler. “Hoje as pessoas dispõem de celular, internet para lerem”, argumentou ela.

Sobre o programa Biblioteca Itinerante

Inaugurado em maio de 2015, o programa Biblioteca Itinerante foi então implantado no município como uma forma de despertar e valorizar o hábito da leitura nas pessoas, em uma parceria da rede municipal de ensino de Fraiburgo com a Biblioteca Pública Municipal.

“A bordo de um ônibus, totalmente equipado, a expectativa é levar a socialização do conhecimento, da educação, da pesquisa e do lazer, proporcionando o enriquecimento cultural e a inclusão social. Para isso, o ônibus conta com prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático dirigido para contação de histórias e rodas de leitura”, destaca texto de notícia publicada em 14 de maio de 2015 no site da Prefeitura de Fraiburgo.

Publicidade / Jornal Caboclo

Na época a secretária da Educação no município e incentivadora do programa Biblioteca Itinerante era justamente a atual Prefeita de Fraiburgo, que foi titular municipal da Educação em governos de Nelmar Pinz (2005-2008 e 2009-2012) e em parte do governo de Ivo Biazzolo (2013-2016).

Contato com a Secretaria Municipal

A reportagem do Jornal Caboclo entrou em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes para saber da atual situação do programa Biblioteca Itinerante no município. Um funcionário da Secretaria atendeu e disse que a Biblioteca Pública Municipal poderia repassar informações, mas a mesma pessoa admitiu que o telefone da Biblioteca Pública a seu alcance em ambiente de trabalho era o mesmo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

Segue a íntegra de informe oficial de inauguração de Biblioteca Itinerante no município, datado de 14 de maio de 2015 (aqui o link):

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INAUGURA BIBLIOTECA ITINERANTE

Despertar e valorizar o hábito da leitura. É a proposta da Secretaria Municipal de Educação que inaugura nessa sexta-feira (15), às 8h30, a Biblioteca Itinerante da rede municipal de ensino em parceria com a Biblioteca Pública Municipal.

A bordo de um ônibus, totalmente equipado, a expectativa é levar a socialização do conhecimento, da educação, da pesquisa e do lazer, proporcionando o enriquecimento cultural e a inclusão social. Para isso, o ônibus conta com prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático dirigido para contação de histórias e rodas de leitura.

De acordo com a secretária de Educação, Claudete Gheller Mathias a coordenação do espaço define um cronograma específico de visitas. Entre as possibilidades é estudada a visita da Biblioteca Itinerante nas escolas buscando envolver o maior número de pessoas, já que o material disponível atende todas as faixas etárias. Entretanto, a secretária esclarece que o projeto, gratuito, é direcionado para todas as faixas etárias, do público infantil, infanto-juvenil ao adulto.

No acervo estão disponíveis diversas obras entre contos, fábulas, enciclopédias, dicionários, crônicas e coleções. Inicialmente, a equipe realizará um empréstimo diário com devolução no mesmo dia. Entre a série de novidades está a apresentação dos contadores de histórias da Secretaria Municipal de Educação.

Neste fim de semana, 15 a 17, a Biblioteca atenderá das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no Centro de Eventos, simultaneamente a Expoaciaf.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial