Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

No dojô São Miguel

Em encontro com Prefeita Claudete, karatecas apresentam projeto do CEPEN

A prefeita de Fraiburgo Claudete Gheller Mathias visitou na manhã desde domingo (4 de junho) o dojô (espaço de treinamento) da Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô / Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro no bairro do São Miguel, onde foi recebida por karatecas, entre eles, os campeões brasileiros da etapa nacional disputada em Londrina no mês de abril, demais karatecas, pais de estudantes e membros da comunidade local.

Iniciado às 10h, o encontro serviu para que karatecas e membros da coordenação da Associação Vital apresentassem formal e publicamente alguns pedidos de apoios e parcerias e encaminhasse uma assinatura de compromisso da Administração com a entidade, entre eles, o projeto de implantação do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento, o CEPEN, em um espaço cedido (doado) pela Prefeitura, como o localizado em anexo ao estádio Macieirão, no Centro, onde já existe um dojô para a prática do karatê-dô no município.

Publicidade / Jornal Caboclo

A apresentação do projeto foi feita pelo engenheiro Ilgo Júnior Regalin, membro de um escritório local e que elaborou voluntariamente e sem custos o projeto do Centro Cultural e Esportivo. Conforme o engenheiro destacou em fala dirigida à prefeita, o pedido para que a Prefeitura Municipal doe o terreno onde funciona o dojô do Centro ou que a prefeitura possa ceder outro terreno nas proximidades do mesmo local. “Caso não seja possível naquela área, que seja em outra”, disse o engenheiro ao dar um testemunho de que o trabalho da Associação Vital não “é apenas um esporte, é também um trabalho educativo que há anos vem sendo reconhecido”.

Um ponto de vista semelhante a do engenheiro, foi proferido no encontro por Cláudio Moreira Santos, que falou em nome dos pais presentes. Santos é pai do estudante Jonathan Milani Santos, karateca e integrante do Projeto Karatê-dô Cidadão. Se dirigindo à prefeitura e aos presentes do encontro, o pai do estudante mencionou a importância do karatê na vida do filho e dele próprio, o pai, que também participou do projeto como karateca. “É um diferencial”, assegurou.

A apresentação do projeto do CEPEN ainda contou com a consideração de Luiz Coelho, educador marcial e coordenador da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô / Projeto Karatê-dô Cidadão, que ao agradecer a presença da prefeita, citou o fato dela ter se deslocado “em um domingo de manhã até o São Miguel para participar deste encontro”. “A gente só tá dando mais um passo”, disse Coelho à Claudete, ao detalhar as inúmeras parcerias que fazem o projeto do karatê-dô ser o que é: uma ação reconhecida pela comunidade local, conhecida na região, no estado e em nível nacional.

As aulas de karatê, oferecidas gratuitamente pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, ocorrem hoje em espaços de treinamento (dojôs) cedidos e localizados do centro de Fraiburgo (140 estudantes), São Miguel (140 estudante), Lebon Régis (30 estudantes) e Santa Cecília (30 estudantes). Saindo do papel, o Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento vai servir de espaço para ampliação do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro e demais atividades da modalidade em Fraiburgo, que atualmente atende 360 pessoas entre crianças, jovens e adultos.

Tema do transporte

No encontro entre a prefeita Claudete e os karatecas, um pedido de parceria com a Prefeitura foi formalizado, para que a administração possa ceder um ônibus e oferecer auxílio para que os atletas venham a utilizar em competições fora da cidade e do estado de Santa Catarina. “Queria deixar um documento para uma parceria, prefeita Claudete: que a senhora assumisse um compromisso de ceder um transporte”, destacou o educador marcial Luiz Coelho.

O tema do transporte é considerado literalmente caro aos karatecas do Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, como destaca um texto publicado no blog Esportes em debates; para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê-dô, realizado entre 27 a 30 de abril em Londrina/PR, “a Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô, empresas, entidades, pais, mães, atletas e demais apoiadores da modalidade investiram R$ 36.110,40 (trinta e seis mil, cento e dez reais com quarenta centavos), dos quais a prefeitura municipal contribuiu apenas com R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais)”.

Publicidade / Jornal Caboclo

O que disse a Prefeita

Acompanhada do superintendente João Batista Dalanhol e doo diretor da Fundação Municipal de Esportes, a prefeita Claudete agradeceu o convite feito pelos karatecas e destacou o bom espaço oferecido aos atletas para a prática do esporte, reconhecendo o bom trabalho feito pela Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô em anos de atividades desenvolvidas no município.

Sobre o projeto de implantação do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento, o CEPEN, a prefeita se mostrou interessada. “É audacioso”, disse, defendendo que todo projeto do tipo deve ser audacioso, mas sem estender a sua fala a respeito.

A respeito da doação do espaço onde atualmente fica o dojô no centro da cidade, em posição de anexo ao estádio Macieirão, Claudete Gheller disse que “aquele terreno já está reservado” para “um projeto grandioso”. “Vamos ter que buscar outro terreno”, citou em uma fala seguinte.

Tratando em específico sobre o pedido de transporte, a prefeita de Fraiburgo aproveitou para anunciar que vai transformar um ônibus-biblioteca em um ônibus dito comum para transporte de atletas e praticantes de esportes do município. “O veículo será adaptado”, disse.

“[Vamos atender a população] Na medida do possível, sem comprometer o município”, destacou a prefeita ao final de sua fala, antes de entregar um ofício de reconhecimento aos karatecas campeões da etapa do Campeonato Brasileiro disputada em Londrina.

Ofícios entregues, karatecas, prefeita Claudete e demais convidados posaram para um registro fotográfico e depois celebraram com um cântico tradicional, bolo e refrigerante o aniversário de 27 anos de idade do atleta campeão mundial de karatê e membro do Projeto Karatê-dô Anderson Gomes da Silva, também presente ao encontro no dojô do bairro São Miguel.

Ilustração: Divulgação

Sobre projeto do CEPEN

O projeto do Centro Cultural e Esportivo Pablo Henrique do Nascimento divide-se em 5 etapas: com a construção de um novo dojô, sala de inclusão digital, sala para produção de artesanatos, sala de reuniões, mini-ginásio poliesportivo e multi uso, academia de musculação entre outros espaços esportivos e culturais.

Toda a captação de recursos financeiros, para a construção do Centro Cultural e Esportivo será realizada pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, em parceria com entidades, empresas, clubes de serviços e amigos/as do Karatê-dô e serão utilizadas as mais diversas fontes.

A proposta é uma iniciativa da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, entidade reconhecida no município pelo trabalho social com crianças, jovens e adultos.

Fotos: Jornal Caboclo

 

Foto: Associação Vital

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial