Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

Aluna e professor de escola de Caçador são premiados em concurso sobre ‘Segurança’

por Assessoria de comunicação

Foram premiados na tarde da terça-feira (20 de junho), em Florianópolis, os vencedores do concurso sobre o tema “Segurança” proposto pelo programa DC na Sala de Aula. Nove estudantes da rede pública ganharam um patinete elétrico, e os seus professores receberam um leitor de e-book Kindle. Entres os destaques estava a aluna Gabrielli Ribeiro Godoi, vencedora da categoria Artes Musicais do 6º ao 9º ano.

Publicidade / Jornal Caboclo

Gabrielli esteve acompanhada da coordenadora pedagógica da escola Dom Orlando Dotti, Michiko Okuyama e do professor Edílson Fiamoncini, que orientou o trabalho. A solenidade aconteceu em um hotel com a presença de pais, professores e alunos. Quem também prestigiou o evento foi o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps.

Segundo o professor Edílson, a proposta era para que os alunos respondessem à seguinte pergunta: “Para você, o que é segurança?”, divididos nas categorias artes cênicas, visuais e musicais. “Como eu uso muito as paródias nas minhas aulas sugeri a categorias artes musicais. E a Gabrielli é uma menina muito inteligente e ótima cantora. A gravação foi meio de última hora, mas deu certo e vencemos”, explica.

Em todo o Estado, foram mais de 300 inscrições no concurso. Os nove vencedores apresentaram desenhos, paródias de músicas e produziram vídeos respondendo a pergunta, tratando não apenas da segurança pública, mas também da segurança no trabalho e da segurança em atividades domésticas.

Para a aluna Gabrielli, participar do concurso já foi gratificante e ganhar ainda mais. “Foi muito legal fazer essa paródia, desde a escolha da música até a composição da letra, os ensaios e a gravação. E o tema é importante, pois como diz a música segurança depende também de cada um de nós, do nosso comportamento e da nossa relação com as pessoas”, conta a estudante de 11 anos.

Gabrielli e o professor Edílson usaram a música do Titãs “É Preciso Saber Viver” e inventaram a paródia “É Preciso Viver Seguro”.

Letra da paródia

É preciso viver seguro

Sabemos que a vida é feita de opções e de escolhas
Decidindo qual o rumo que queremos as pessoas
Um mundo com segurança depende muito de nós
A campanha terá eco se você soltar a voz

Precisamos desde cedo as crianças ensinar
Os verdadeiros caminhos que elas deverão trilhar
Ser correto, fazer certo, tendo boa educação
Basta de tanta violência respeite cada opinião

É preciso viver seguro (2x)
Arrancar as grades, derrubar os muros

Tudo começa em casa ensinando os bons valores
Gentileza e tolerância e prestar grandes favores
Um gesto educado é tudo muda o mundo por inteiro
Mas se quiser mudar mesmo comece em você primeiro

Na escola se reforça o amor e a gratidão
Não aceite e não tolere qualquer discriminação
Poder caminhar tranquilo brincar na praça sem medo
Liberdade não é sonho segurança é o segredo

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial