Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

Tudo ficou pronto para a volta às aulas em Rio das Antas

Por Assessoria de Comunicação

Os estudantes da rede municipal de ensino de Rio das Antas retornaram às salas de aula nesta quinta-feira (15-fev) para o início do ano letivo de 2018. Na semana passada a Administração Municipal concluiu as reformas nas escolas, trabalho que iniciou ainda no mês de dezembro. Também neste período a Secretaria de Educação trabalhou na estruturação, organização e planejamento do ano letivo, executando ações como seleção e treinamento de professores, e contratação de serviços como o transporte escolar, por exemplo.

Estão matriculados até agora no ensino fundamental 820 alunos nas duas escolas do município, a Jacinta Nunes em Rio das Antas e a Silva Paranhos, em Ipomeia. Na educação infantil são 460 alunos, divididos em dois centros de educação infantil, totalizando 1280 alunos. No entanto, o número tende a variar, porque no início das aulas geralmente são recebidas mais algumas matrículas.

De acordo com a Secretária de Educação, Marilena Bier, os investimentos realizados na estrutura física com a reforma das escolas somaram aproximadamente R$ 250 mil, entre os serviços realizados pelas empresas terceirizadas e os serviços executados com mão de obra da própria prefeitura. “Somente nos serviços terceirizados foram investidos mais de R$ 176 mil”, relembra.

Também durante o recesso, foram realizadas licitações de algumas linhas do transporte escolar e a prorrogação de outros contratos para que o transporte neste ano transcorra com a eficiência costumeira.

Embora o ano letivo só inicie nesta quinta-feira (15), os Centros de Educação Infantil já estão trabalhando desde o dia 15 de janeiro, possibilitando que os pais que trabalham pudessem ter atendimento garantido a seus filhos. Os professores efetivos passaram também por um processo de treinamento, realizado nos dias 1 e 2 de fevereiro. “Buscamos desta forma capacitá-los para que iniciem o ano letivo preparados e motivados”, explica Marilena.

Também no mês de fevereiro aconteceu a reunião com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para discussão das aplicações financeiras, prestação de contas do que foi realizado na merenda escolar do ano passado e programação do início do ano letivo. Segundo a Secretária de Educação, foram aprovadas as ações do ano passado e apresentadas sugestões para melhorias neste ano. “Vemos com bons olhos a participação dos conselheiros, porque muitas sugestões da comunidade podem vir através deles, como por exemplo a colocação de exaustores nas cozinhas das escolas, que foi uma sugestão apresentada ano passado e que conseguimos atender”.

O prefeito em exercício, Jairo Biramar de Oliveira, participa nesta quinta-feira do ato de recepção dos alunos para o início do ano letivo, momento em que deverá reafirmar os compromissos da administração municipal com o setor de educação. “O prefeito Ronaldo já investiu muito na educação no ano passado; durante esse período que estou em exercício, continuamos os investimentos e este é um compromisso que vamos manter durante toda a nossa gestão”, garante.

______________________________________

P.S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

___________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

__________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial