Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Movimento organizado

Conselho de Entidades de Fraiburgo: um ano de atividades

A ideia inicial de mobilizar recursos e ações em forma de mutirão por meio de um conselho de entidades, visando o bem comum dos moradores dos bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão, pode ser interpretada, um ano depois, como uma realidade concreta.

Uma realidade que implica o reconhecimento de uma história, que, formal e precisamente, começou no 10 de março de 2016, em uma sala de reuniões da Igreja Católica no bairro São Miguel, em um encontro noturno entre moradores com ideais e propostas sobre como melhorar o ambiente onde se mora e se vive.

Dos temas discutidos coletivamente no primeiro e em encontros seguintes, se destacaria a concepção de um trabalho em equipe e a união que esta proporciona, além de despertar humor e o convívio fraterno, e a necessidade de mobilizar recursos financeiros para as entidades integrantes do Conselho investirem em seus projetos e ações.

Mariane de Morais Tavariol (Foto: Arquivo pessoal)

Formou-se, assim, um Conselho de Entidades que, nas palavras de Mariane de Morais Tavariol, moradora do bairro São Cristóvão e membro do Grupo de Jovens Unidos Pela Fé – JUPF, “visa sempre o bem das pessoas não defende partidos políticos e nem religiosos, apenas o bem dos moradores e moradoras dos três bairros, através de seus eventos, ações e atividades”.

O que fez com que lideranças dos bairros ligados ao Conselho, pessoas com variados pensamentos e ideias, passassem a ser melhor ouvidas em debates e conversas, podendo ser escutadas, podendo argumentar e defender seus pontos de vista, sendo questionados na direção do que seus membros entendem por “uma justa conclusão e uma justa decisão do que vai ou do que pode ser feito em benefício coletivo”.

O Conselho de Entidades

O Conselho de Entidades é formado pela Associação de Moradores do Bairro São Miguel, Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (Apafec), Conselho Pastoral Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Conselho Pastoral Comunidade São Miguel, Escola Estadual Eurico Pinz, Grupo de Jovens Unidos Pela Fé – JUPF (Bairro São Cristóvão), Núcleo de Empreendedores da Aciaf e Pastoral Familiar.

Pâmela Cristina de Almeida Bueno (Foto: Arquivo pessoal)

Uma união de coletivos que, na opinião de Alindro de Oliveira, vinculado ao Conselho Pastoral Comunidade São Miguel e de demais integrantes garante “o debate, e a busca de soluções e melhorias coletivas  para problemas existentes nos três bairros”, que somados os números de seus moradores, representam um terço aproximado da população de Fraiburgo.

Trata-se de “uma união que tem força para que ideias sejam levadas para frente e se tornem legado”, reforça Pâmela Cristina de Almeida Bueno, membro do Grupo de Jovens Unidos Pela Fé.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.

Defensora do Conselho de Entidades, Pâmela afirma que a união dos coletivos “tem uma grande importância para a sociedade, pois com seus apoios é possível fazer interações proporcionando vários eventos que trazem Lazer e Cultura.”

Além de ações sociais desenvolvidas, ficam destacadas na iniciativa princípios que seus membros não abrem mão. Entre eles, a preferência por finalidades educativas, artísticas, e culturais em benefício do desenvolvimento geral das três comunidades onde o Conselho atua.

As decisões são coletivas e consensuadas, por isso, leva-se em conta o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e das famílias, favorecendo a integração dos membros das três comunidades e a não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicção político-ideológico-partidário, e condição social nas relações comunitárias.

A avenida Guilherme Pinz (Fotos: Divulgação)
1º Plantio de árvores feito pelo Conselho

Atividades realizadas pelo Conselho

Após um ano existência, o Conselho de Entidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão tem como desenvolvidas as seguintes atividades:

– Dia Internacional de Combate às Drogas – 26 de junho de 2016;
– 1ª Festa Julina do São Miguel – 09 e 10 de julho de 2016, com a presença de 3500 pessoas;
– Plantio de 100 mudas de Árvores Nativas – 1ª Etapa setembro 2016;
– Plantio de 150 mudas de Árvores Nativas – 2ª Etapa outubro 2016;
– Plantio de 30 mudas de Árvores Nativas – 3ª Etapa dezembro 2016;
– Distribuição de 2380 maçãs do amor – 2ª Ação Social Amigos do São Miguel – março de 2017;
– Tarde de Lazer do bairro São Cristóvão – 30 ade abril, com a presença de mais de 450 pessoas. (Fonte:  Conselho de Entidades)

2ª Ação Entre Amigos (Foto: Divulgação)

Propostas e atividades programadas para 2017

– Construção/aprovação do selo comemorativo aos 25 anos do bairro e utilização do mesmo em todos os materiais produzidos/utilizados pelas entidades membros (já realizado);
– Produção e comercialização de camisetas com o selo comemorativo, primeira remessa com 60 camisetas (já realizado);
– Organização de calendário de atividades e calendário a ser distribuído em cada casa (em processo);
– Laçamento da fanpage no facebook (link aqui) (já realizada);
– Produção de banner com selo comemorativo aos 25 anos do bairro São Miguel – a ser utilizado, por todas as entidades membros em: festas, encontros, reuniões entre outros (já realizado);
– Participação na 2ª Ação Social São Miguel (19/03) – produção e entrega de 2500 maças do amor (já realizado);
– Continuidade do Plantio de Árvores Nativas nos bairros São Miguel, Nossa Senhora Aparecida… (definir datas);
– Realização da 2ª Festa Julina do São Miguel nos 07, 08 e 09 de julho (em processo de organização);
– Organização da Gincana Cultural 25 anos São Miguel (proposta de data 25, 26 e 27 de agosto), com corte do bolo de 25 metros e show e outras atrações;

Tarde de Lazer do bairro São Cristóvão (Foto: Divulgação)

– Lançamento de material escrito: Jornal, Revista, ou Livreto sobre a História do bairro São Miguel e Nossa Senhora Aparecida – como um dos marcos pelos 25 anos do bairro São Miguel (em dezembro de 2017). (Fonte: Conselho de Entidades)

Contatos

Os contatos com Conselho de Entidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e São Cristóvão podem ser feitos pelos seguintes telefones/celulares:

(0**49) 99929 – 0517(Alindro Oliveira).
(0**49) 98826 – 9082(João Ademir Cancilier).
(0**49) 99952 – 4410 (Luiz Coelho).

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial