Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

“Reserva Raposa Serra do Sol”. Por Mário Henrique Vicente

Mário Henrique Vicente

por Mário Henrique Vicente

Na semana do meio ambiente, a FATMA – Fundação do Meio Ambiente, UBAA – União Brasileira Advogados Ambientalistas – OAB/SC promoveram a Conferência Estadual Sobre Licenciamento Ambiental e Segurança Jurídica. O Ex Ministro Aldo Rebelo estava presente e, além do tema, tratou a politização de ONG´s patrocinadas por governos estrangeiros para doutrinação de indígenas e caboclos da Amazônia. Quase 27% do território amazônico hoje é ocupado por terras indígenas, sendo que 46,37% de Roraima correspondem a estas áreas.

Espanta a informação que missões estrangeiras venham a nosso território e levem consigo caboclos e indígenas brasileiros para a lavagem cerebral, implementando a ideia de que a Amazônia, antes de ser território brasileiro é um bioma de interesse mundial. Confidenciou Aldo Rebelo (que já foi Ministro da Defesa), que nas escolas dos EUA, em particular, o mapa da Amazônia (legal) é destacada do mapa do Brasil, como se fosse um território neutro.

ONG´s, com recursos milionários, promoveram a maior desmobilização de agronegócios da região, como foi o caso dos arrozeiros da Reserva Raposa Serra do Sol. A Reserva possuía mais de 1.700.000 hectares, dois quais apenas 1% era ocupado pelos agricultores, que produziam cerca de 160 mil toneladas de grãos por ano. A Operação Upatakon III baniu o agronegócio da reserva.

Sem se referir, especificamente, à Raposa Serra do Sol, o general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Comandante Militar da Amazônia, criticou a separação de índios e não índios: Como um brasileiro não pode entrar numa terra porque é uma terra indígena?

O general afirmou que a política indigenista praticada no país é “lamentável, para não dizer caótica” e que os índios “gravitam no entorno dos nossos pelotões porque estão completamente abandonados”. Claro, os índios, também são vítimas!

Mas, a pergunta que faço e não sei responder é: Porque tanto interesse estrangeiro na reserva Raposa do Sol, que detém a maior reserva de diamantes do mundo e também grandes reservas de Nióbio (talvez a maior do mundo)?

______

Sobre o autor: Mario Henrique Vicente é advogado, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Fraiburgo; escreve às sextas-feiras no Jornal Caboclo.

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo

 

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial