Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Há abrigos que são ‘depósitos de lixo’ em Fraiburgo, destaca indicação de vereadores

por Renato Renato

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fraiburgo da segunda-feira (12 de junho) foi marcada pelo tema abrigo de ônibus municipal. Três das seis indicações apreciadas e aprovadas pelo conjunto de parlamentares presentes foram a respeito do tema. Uma moção ainda deve ser acrescida ao conjunto da discussão de parlamento.

Sem desmerecer duas das três indicações não citadas diretamente nesta crônica (por gentileza, leitores, leiam este texto como uma crônica, não como uma notícia convencional), a que nos chamou mais a atenção foi a de nº 193/2017, de autoria do vereador Marcos Adriano Palaoro; subscrita pelo vereador Adelar Ribeiro da Silva.

No texto assinado pelos vereadores, pede-se para “que seja criado programa de limpeza e manutenção nos abrigos dos pontos de ônibus da cidade, com instalação de lixeiras especialmente dos construídos em novo padrão (com pallets e bins), e na localização em frente à praça do Globo, na Rua Nereu Ramos. E que sejam realizados programas de educação e conscientização da população para que jogue seu lixo no local adequado, conservando assim o bem público”.

Autor primeiro da indicação, digamos assim, o vereador Marcos Palaoro puxou a fala em defesa da proposição. Da tribuna ele disse resumindo o que me pareceu uma palavra-chave: “Depósito de lixo”; é o que vemos em muitos abrigos em Fraiburgo, disse o vereador em uma fala de crítica que bem pode atingir o poder público como os usuários dos mesmos abrigos. “Que a Prefeitura possa fazer a manutenção”, disse ele num modo polidamente político e bastante tradicional. Eu tenho que observar que procuro anotar as falas ditas mais significativas da sessão. Marquinhos, ou melhor, o nobre vereador Marcos Palaoro, como não costuma chamar o nobre vereador presidente da Câmara Gerson de Matia, que faz questão de ser chamado de Cersão. Marquinhos, como queiram chamar, disse algo do tipo: “muitas vezes as pessoas fazem suas necessidades [nos abrigos]”, disse sobre o abrigo localizado perto da Renar, nas imediações da Praça do Globo. Ali, ou aquele lugar, também é utilizado para “o um, dois”. Sacaram o dito, plebeus leitores? Bem, o vereador disse algo que não posso aqui transcrever literalmente, ou como se diz no palavreado hoje difícil: ipsis litteris. Não posso transcrever por que não há necessidade de, ok. Mas posso me defender juridicamente alegando que há um áudio confirmando o que o vereador atestou.

O vereador Adelar sobe à tribuna, na condição de quem subscreve a indicação: “Bichos”, “ratos”. Eu, confessadamente, não quis acreditar de corpo presente que os lixos dos abrigos de Fraiburgo possuem tais espécies, mas as imagens expostas num telão me fizeram pensar. Fraiburgo é uma cidade turística!, costumam dizer alguns vereadores em sessões que eu acompanhei pessoalmente. Em um abrigo da Avenida Rio Grande do Sul, o vereador Adelar vem à tona novamente em discurso, há falta de acento adequado. Se Fraiburgo é uma cidade turística, eu que não sou nativo e sei de minhas limitações visuais, não vou discutir. Mas que a cidade possui dois vereadores que documentaram abrigos em condições deploráveis, isso sim posso atestar a respeito da citada cidade turística. Um grupo de estudantes de segunda fase do curso de Direito da Uniarp local puderam conferir comigo, foram as minhas testemunhas na sessão ordinária.

______

Para conferir a pauta completa da sessão da Câmara de Vereadores de Fraiburgo do dia 12 de junho de 2017 na íntegra, clique aqui.

Imagem de abrigo de ônibus de Fraiburgo. (Foto: Marcos Palaoro)

 

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos  de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial