Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

Às vésperas de início oficial de inverno, Meio oeste de SC tem temperatura negativa

Às vésperas do início oficial da estação inverno, o Meio oeste catarinense teve temperatura negativa. Na cidade de Monte Carlo foi registrado -0,06°C no início de terça-feira (20 de junho).

Publicidade / Jornal Caboclo

Além da temperatura propriamente dita, a região teve ainda casos de sensação térmica próximos de -10°C ao amanhecer nas cidades de Água Doce e Campos Novos, conforme texto de notícia do site do Diário Catarinense.

Os registros ocorrem no momento de transição do outono para o inverno, que começa oficialmente nesta quarta-feira (21 de junho).

Sobre o inverno

De acordo com texto da página eletrônica da Epagri/Ciram, o inverno no hemisfério Sul começa oficialmente no Hemisfério Sul na próxima quarta-feira (21 de junho) às 1h24 (horário de Brasília). A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos, não pelos meteorologistas.

O texto informativo, no dia e horário estabelecidos o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério, como mostra a Figura 1 (ver abaixo). Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro (solstício de verão no HS) e em junho (solstício de inverno no HS). O dia e hora exatos variam.

“A previsão para os primeiros dias de inverno é de temperatura mais baixa em SC, por influência de uma massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil”, destaca o texto de notícia.

Imagem de Ilustração

______

A fotografia de capa é da região de São Joaquim, na Serra Catarinense, e serve aqui como imagem de ilustração; a autoria é de Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

 

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial