Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

8ª edição do Arrancadão de Jericos promete movimentar Iomerê no domingo (23 jul)

por Assessoria de comunicação

O que acontece quando veículos fabricados artesanalmente, para servirem ao duro trabalho na roça, se emparelham no asfalto para uma corrida? O resultado desta inusitada competição poderá ser conferido no próximo domingo (23 de julho) em Iomerê, quando acontece a oitava edição do Arrancadão de Jerico.

Publicidade / Jornal Caboclo

O evento que inicia às 13 horas e integra a programação da tradicional Festa Julina do município que acontece de 21 a 23 de julho com várias atrações nacionais e regionais. “O Arrancadão é um evento único no Brasil, com estas características. Foi criado para valorizar um dos veículos mais utilizados pelos agricultores nas lidas diárias. Além disso, simboliza a categoria, que teve participação decisiva na criação do município de Iomerê”, disse o prefeito Luciano Paganini.

Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações adentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor estacionário, geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade (40 km/h), porque são direcionados à força.

Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas as medidas de segurança estão previstas no regulamento. O capacete será recomendado, cada competidor vai correr de um lado da pista separada por canteiro e o público estará bem isolado. Como se não bastasse, a prova será realizada morro acima. Isto é, para mostrar que eles são veículos de grande força. As corridas acontecerão com dois jericos, lado a lado, em frente à Igreja Matriz de Iomerê.

A competição, a exemplo dos anos anteriores, deverá reunir corredores de toda a região Meio-oeste. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas minutos antes da competição ou antecipadamente pelo telefone (49) 5339-6000. “Quem mora nas cidades interioranas sabe que os jericos estão presentes no cotidiano e não raro são o único meio de locomoção de muitas famílias. Por isso, mais uma vez resolvemos socializar esse veículo, através deste evento que já é um sucesso”, disse o coordenador do Arrancadão, Douglas Francisco Zardo.

Disputas em três categorias

O Arrancadão de Jerico será dividido categorias distintas: um pistão, dois pistões e força livre. Cada competidor poderá participar em mais de uma categoria, desde que o veículo esteja condizente com o regulamento.

Participam da competição veículos produzidos artesanalmente, protótipos com chassi de camioneta com modificações contendo no mínimo cambio, diferencial e carroceria traseira. A parte frontal poderá ser de estrutura tubular, com cobertura ou não, e o motor deverá obrigatoriamente estar localizado à frente do piloto.

Os corredores que forem vencendo são automaticamente classificados para as fases seguintes e todos receberão troféu de participação.  As provas acontecem na Avenida São Luiz, em frente à igreja Matriz de Iomerê. O público poderá acompanhar as provas em espaços paralelos à pista.

Fotos: Studio C Fotografia e Divulgação

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial