Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

“Quase uma década de Institutos Federais”. Por Juliana Bauerle Motta Peretti

por Juliana Bauerle Motta Peretti

Em março de 2018 completarei 10 anos de trabalho na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Entrei antes mesmo da existência dos Institutos Federais (IF´s), cuja lei de criação (11.892) foi sancionada em 29 de dezembro de 2008. Prestes a completar uma década de funcionamento os IF´s se consolidaram no cenário educacional brasileiro, transformando a vida de milhares de pessoas.

Ao longo de todos estes anos vi dezenas de Campi sendo montados, centenas de projetos desenvolvidos, milhares de estudantes recebendo, com orgulho, seu primeiro diploma. Os números que retratam a expansão da Rede Federal são importantíssimos, mas evidentemente não dão conta de expressar o impacto que esta política pública teve na história de vida das pessoas.

Para se ter uma ideia da expansão acelerada dos IF´s, no ano de 2002 o Brasil contava com apenas 140 escolas técnicas. Deste período até 2016 foram criadas 504 novas unidades, totalizando 644 campi de Institutos Federais espalhados por todo o Brasil. Foram criados 38 Institutos Federais em uma estrutura multicampi, com oferta de cursos que vão desde a educação básica até a pós-graduação. Esses 38 Institutos Federais são os responsáveis por gerenciar o funcionamento dos 644 Campi – todos pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ligada ao Ministério da Educação. O gráfico a seguir apresenta os dados da expansão dos IF´s no Brasil:

Imagem: IFC Videira

Para aproximar esses dados da nossa realidade basta observar o que ocorreu aqui no Meio Oeste Catarinense. Até 2010 não havia uma única Instituição pública federal instalada na região. Hoje contamos com Campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Videira, Fraiburgo e Luzerna, além do nosso “irmão” IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) que tem um campi em Caçador.

Em Santa Catarina o IFC e o IFSC somam juntos 37 campi pelo estado, sendo 15 do IFC e 22 do IFSC. Ambos têm missões semelhantes, mas sua origem é diversa e são gerenciados por Reitorias distintas, de modo que o IFC conta com sua Reitoria em Blumenau e tem origem na integração das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio e dos colégios agrícolas de Araquari e Camboriú, que eram vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já o nosso irmão IFSC surgiu a partir da transformação do extinto CEFET, em Florianópolis.

O IFC em Videira passou por muitas transformações e quem conhece a escola hoje não imagina como Instituição iniciou há sete anos. As fotos abaixo ilustram um pouco desta transformação:

O IFC tem como missão propiciar educação científica e tecnológica com excelência, em todos os níveis e modalidades, através de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade catarinense.

Atualmente, contamos com campi nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Francisco do Sul, São Bento do Sul, Sombrio e Videira, além da Reitoria, instalada na cidade de Blumenau.

Aqui em Videira o IFC está em funcionamento desde 2010 atuando com oferta regular dos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária, Eletrotécnica, Eletrônica e Segurança do Trabalho. Com intensa procura todos os anos oferta também o Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Agropecuária, Eletroeletrônica e Informática. Além dos cursos técnicos a Instituição destaca-se pela oferta de três cursos superiores: Pedagogia, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.

O ingresso nos cursos varia conforme a modalidade, mas todos podem ser encontrados no site www.ingresso.ifc.edu.br. Além da oferta regular destes cursos o IFC lança periodicamente editais para cursos de curta duração nas mais variadas áreas e para os mais diversos públicos. Todos podem ser acompanhados pelo nosso site www.ifc-videira.edu.br. Outra oportunidade de conhecer mais sobre o IFC é curtir nossa fanpage no Facebook: IFC Oficial

Cursos com inscrições abertas

Estamos com inscrições abertas para os cursos de Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos. Em Videira são ofertadas vagas nos cursos de Agropecuária (35), Eletroeletrônica (70) e Informática (70). Os cursos são gratuitos, têm duração de 3 anos e os alunos têm aulas o dia todo. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.ingresso.ifc.edu.br até o dia 11 de setembro.

______

Sobre a autora:

Juliana Bauerle Motta Peretti: Jornalista do IFC Videira e Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contato: juliana.motta@ifc-videira.edu.br

Sobre a coluna “IFC: Educação para todos”:

Este é um espaço de discussão de temas relacionados à Educação Pública, Sociedade, Profissões, Cursos, Ciência e Tecnologia. Toda semana um assunto diferente será abordado por professores e técnicos do IFC Videira. Tem sugestão de temas que gostaria de ver aqui? Mande sua ideia para comunicacao@ifc-videira.edu.br

______

P. S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Apoio / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial