Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

JASC 2018 – Jogos Abertos de Santa Catarina em Caçador – Por Edison Porto

Caçador sedia JASC 2018, oportunidade para desenvolvimento esportivo e econômico da Região Metropolitana do Contestado

Por Edison Porto

Na noite do dia 22 de março, com bela decoração realizada pelo projeto De Mãos Dadas – Artesanato Sustentável, o Teatro da Uniarp – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe recebeu autoridades e visitantes de todo o Estado de Santa Catarina para o lançamento do JASC – 2018. Os Jogos Abertos de Santa Catarina acontecerão na cidade de Caçador de 06 de setembro a 16 de setembro de 2018.

Pela primeira vez em sua história os Jogos Abertos serão realizados com uma parceria público privada entre o Estado de Santa Catarina e empresas privadas, neste caso a HAVAN, conhecida rede de lojas de SC, e a UNIFIQUE, uma operadora de telecomunicações, seus representantes, Michelângelo e Jair Francisco respectivamente, assinaram no evento o documento desta parceria, juntamente com o representante do Estado, Sr. Leonel Pavan, Secretário Estadual de Cultura, Turismo e Esporte.

É a 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina que ocorreram pela primeira vez em 1960 na cidade de Brusque, por uma iniciativa do empresário e desportista Arthur Schlösser que se inspirou nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo. Ele investiu consideráveis somas para organizar torneio semelhante no Sul do país. Considerado o “Pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, Arthur Schlösser, que nasceu em 26-05-1916 e faleceu em 28-10-1969, teve sua história lembrada na abertura da cerimônia, numa merecida homenagem.

É a terceira vez que a cidade de Caçador sedia o JASC, as outras duas vezes foram em 1978 e 2012.

Foram também homenageadas cinco pessoas que fizeram história nos Jogos Abertos de Santa Catarina, contribuindo significativamente para o desenvolvimento esportivo do Estado.: Alexandre Schneider, que foi treinador de Handebol, de Concórdia; Delmar Alberto Tondolo, diretor-técnico das equipes de Brusque; Luiz Carlos Marins (Licão), presidente da Comissão Municipal de Esportes de Caçador em 1978, quando foram realizados os JASC no município; Magnólia Correia, atleta e treinadora de Blumenau; Edson Luiz Florão, jornalista que atuou nas coberturas de 34 edições dos JASC e demonstrou muito orgulho e alegria com este fato.

Os discursos de autoridades começaram com o Sr. Edson Fezer (Secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Econômico) que é o Presidente da CCO – Comissão Central Organizadora. Discursaram também o Presidente da FESPORTE, Erivaldo Nunes Caetano (Vadinho), o Deputado Estadual Valdir Cobalchini, o Prefeito Saulo Sperotto e o Secretário de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Leonel Pavan.

Em seus discursos as autoridades ressaltaram a importância dos Jogos Abertos como incentivo aos jovens na prática de esportes, bem como o desenvolvimento econômico que trazem para as cidades que os sediam.  Foi citado que na edição anterior, a cidade de Lages teve uma movimentação de R$ 12 milhões na sua estrutura comercial a hoteleira.

O orçamento do JASC 2018 em Caçador é de R$ 2 milhões investidos na infraestrutura de esportes da cidade, um legado que ficará por anos beneficiando a comunidade. Como no exemplo de Lages, a cidade tem nos Jogos uma grande oportunidade de atração turística e de atividades do comércio e da rede hoteleira, portanto é de fundamental importância que a comunidade caçadorense receba muito bem os mais de 4.000 atletas, suas equipes, torcedores, imprensa e todas as pessoas que visitarão Caçador em função dos jogos.

Da mesma forma, as cidades vizinhas como Lebon Régis; Rio das Antas; Videira; Calmon, Fraiburgo e, mesmo as mais distantes podem se beneficiar da realização do JASC e da grande movimentação de pessoas passando por elas no trajeto para Caçador. Os “olhos” de Santa Catarina estarão voltados para a região do Contestado, afastada dos grandes centros e muitas vezes esquecida pelo resto do Estado.

Foram apresentadas a Logomarca do Jasc2018, o modelo das Medalhas que premiarão os desportistas e que leva o nome Caçador e o troféu transitório. E como grande surpresa da noite, a jovem Rayanna Stoco, do Grupo de Teatro Vento Negro, com muita alegria trouxe ao palco a Capivara, a Mascote dos Jogos em Caçador, naquele dia ela ainda não tinha nome. Rayanna e a Mascote Capivara aqueceram a plateia que acompanhou com palmas a performance das duas ao ritmo de alegre som contemporâneo.

A Mascote Capivara é uma criação do artista plástico Marcio Coelho e seu nome Capi, foi escolhido através de enquete em rede social, votos de servidores e alunos da rede municipal de ensino, os outros três nomes mais votados foram: Capitchô, Rói e Cacá, mas a Mascote foi batizada como CAPI.

A Mestre de Cerimônias foi a jornalista Suiane Quevedo, antes de chamar as autoridades, narrou elementos da história de Caçador e dos Jogos Abertos de SC, ao mesmo tempo o telão exibiu imagens a respeito.

Na cerimônia o Hino Nacional Brasileiro foi suave e encantadoramente interpretado pela jovem Isadora Castione Ribeiro, que também cantou duas estrofes do Hino do Estado de Santa Catarina.

 

______________________________________________

Sobre o autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, do Núcleo de Comunicação da ACIC Caçador e da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Diretor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial