Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

Nasce a IV Semana do Contestado de Caçador, escreve Edison Porto

Um olhar científico na história de um povo.

Por Edison Porto

I Semana Contestado Caçador 2015

A primeira Semana do Contestado aconteceu em Caçador em 2015, depois, foi instituída oficialmente pela Lei Municipal nº 3298 de 04-mai-2016. E aí se repetiu em 2016 e 2017, mas desta vez, em sua quarta edição, a Semana do Contestado ganha um aspecto científico e, como tal, será financiada pelo Governo Federal, através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com verba destinada pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Tudo nasceu por iniciativa do advogado William Douglas Gomes Peres, servidor público pelo IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina, que em parceria com a museóloga Letíssia Crestani, do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, de Caçador, redigiu o projeto requerendo a liberação de verbas para a realização da IV Semana do Contestado – Um olhar científico na história de um povo. Na montagem deste projeto, os dois tiveram o inestimável apoio do Historiador e Coordenador do Museu, Júlio Corrente e, da servidora pública, Cristiane Dobner da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Caçador.

William trás a boa nova – 30-ago-2018

William percebeu a existência de verbas disponíveis numa Chamada CNPq/MCTIC-SEPED Nº 14/2018 da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2018, correu atrás para entender as 24 página do edital desta tal “Chamada” e junto com a Letíssia arregaçou as mangas na elaboração da proposta, com a Cristiane e o Júlio revisando, sugerindo, apoiando até o encaminhamento de um caderno de 42 páginas para provar os méritos que a cidade de Caçador, através da Prefeitura Municipal, tem para receber este apoio em dinheiro e realizar a sua IV Semana do Contestado.

Na verdade, ao mesmo tempo que é uma oportunidade fantástica porque com este projeto William, Letíssia, Cristiane e Júlio garantiram para a cidade, o valor significativo de R$ 100.000,00 (cem mil reais), é também, um grande desafio, porque este valor só virá para Caçador na medida em que forem realizados todos os eventos com as devidas comprovações, para se ter uma ideia do que são os eventos, temos:

– Exposições de Ciência, Tecnologia e Informação;

Vice-prefeito Alencar Mendes assina pela Prefeitura de Caçador

– Seminários e Palestras;

– Conjunto de Oficinas (cursos de livre acesso da população);

– Mostra de Teatro Científico;

– Mostra de Vídeos;

– Feira ou Mostra de Ciências

O projeto Caçadorense liderado por estes “mosqueteiros do Contestado”, foi classificado entre os melhores 5 projetos em cerca de 60 outros submetidos ao CNPq. Com esta conquista em mãos, William convocou pessoas que tem se engajado em empreitadas culturais como estas, para uma reunião no Museu do Contestado, com o Vice-prefeito Alencar Mendes,  para dar a notícia em primeira mão a todos e, colher a assinatura do representante da Prefeitura Municipal de Caçador, substituindo o Prefeito Saulo que se encontrava fora da cidade (tinha ido buscar o fogo simbólico do JASC, em Brusque).

Nesta reunião que aconteceu na quinta-feira (29-ago), muitos não puderam comparecer, então se convocou nova reunião para a segunda-feira seguinte (03-set), para efetivamente dar início às discussões sobre a execução do projeto, coletar ideias, propostas, distribuir tarefas, enfim envolvendo representantes de várias áreas, funções e especialidades para disparar o projeto. Estiveram presentes 22 cidadãos que voluntariamente se engajaram no projeto.7

 

William Peres – IFSC
Gustavo Zardo – SESC
Definindo ações – 03-set-18

 

 

 

Assim nasceu a IV Semana do Contestado que seguirá tomando forma até sua realização no período de 19 a 28 de outubro de 2018.

 

Parte da Força de Trabalho

________________________________________________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial