Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Ipiranga (capital de São Paulo) recebe Diálogos Sustentáveis em Prosas e VerSons com a cantora e guardiã do Contestado Nancy Lima, escreve Rose Campos

Evento no histórico bairro do Ipiranga, da cidade de São Paulo, discute Guerra do Contestado, Genocídio, Gerações, Tecnologia e Comunicação, com Som e muitos Ecos

Por Rose Campos

(clique nas fotos para ampliar)

Nancy Lima

O Cedepp – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional é sede do I Diálogo Sustentável em Prosas e VerSons 2018, sob o comando da jornalista ambiental e apresentadora do Programa Ecos do Meio, Rose Campos, que inaugura uma agenda de Diálogos previstos na entidade, com o intuito de promover a reflexão, a integração, através de exposições e feiras, e a socialização no bairro do Ipiranga e imediações, dentro do projeto ‘Ação Local Gera Ecos’, que objetiva ressaltar o potencial dos feitos locais e o seu impacto no global.

O primeiro Diálogo marcado pela presença da cantora convidada, Nancy Lima teve como tema central a ‘Guerra do Contestado e os seus Ecos’, em memória ao ‘Mensageiro do Contestado, o respeitado historiador e fundador do memorial, que recebe seu nome, Vicente Telles, sogro de Nancy, que, juntamente com o seu esposo, o maestro Vicente de Paula, está dando continuidade e escrevendo novos projetos sobre essa história e o seu legado, tão bem conduzido por Telles (que nos deixou no final de 2017), através de suas obras e canções.

Conhecida por sua experiência no território brasileiro, que abrange a sua região de origem nordeste e hoje de moradia Santa Catarina, passando por Paraná e São Paulo, a cantora Nancy Lima abrilhantou o Diálogo compartilhando as suas percepções e comparações entre o território nacional e internacional, provocando os convidados com as noções de comportamento do europeu ao latino, indo do nordeste brasileiro ao território espanhol, onde durante anos viveu, cumpriu agenda artística  e, ainda, conheceu seu marido.

Clique e amplie

Além do conteúdo histórico, os participantes dos ‘Diálogos em Prosas e VerSons’ ainda prestigiaram novas canções escritas e interpretadas pela cantora e seu marido, que juntos formam os ‘Guardiões da Gaya’, letras que discutem, entre outras questões, o poder de cura pela música na frequência do universo (432 hz).

Após mais de 13 anos radicada na Espanha, onde aperfeiçoou sua musicalidade, Nancy Lima teve também a oportunidade de conviver com diversas culturas em diferentes países, aprendendo um pouco mais sobre a verdadeira essência do que é ‘Ser Humano’.  Ao retornar ao Brasil, portanto, fixou sua residência em Irani – SC, onde, junto com seu marido, Vicente De Paula, desenvolve diferentes projetos musicais, tais como a “Aquarela Cabocla do Contestado”, idealizada por seu sogro, o historiador Vicente Telles ‘O mensageiro do Contestado’, que nos deixou no final de 2017.

Com muita história, musicalidade e carisma Nancy Lima cantou e encantou o público presente com ‘Diálogos Sustentáveis em Prosas e VerSons”.

Rose Campos com Vicente Telles em sua casa no Irani

O Passado e o Futuro Unidos Pelas Comunicações e Tecnologia.

O I Diálogo Sustentável em Prosas e Versons no Cedepp discutiu também o tema comunicação, seus diferentes formatos, a presença da tecnologia e seus desdobramentos. Sendo assim, o evento reuniu a diretoria do Cedepp, jornalistas, psicólogos e teve como diferencial a diversidade cultural percebida, não apenas pela reunião de profissionais que atuam em diferentes áreas do saber, oriundos de diferentes regiões do Brasil e do mundo, mas pela diversidade visível na idade das pessoas ali representadas, um assunto bem elucidado pelo executivo da área do aço, Emerson Kalisch.

Os estudantes, portanto, ali representados e também discutidos nas gerações Baby Boomer até a Alpha, demonstraram pasmo pela versão apresentada pela cantora do que foi a Guerra do Contestado, suas nuances, a construção da ferrovia e presença da empresa e de povos estrangeiros, seus caboclos e curandeiros, mas contada pelos seus verdadeiros protagonistas, ‘os nativos que aqui viviam’… “Vocês conhecem a história contada pelos vencedores e não pelos vencidos”, concluiu o jornalista, cartunista, responsável pelo projeto ‘Anônimos em Sampa’, Paulo Araújo. Afinal, tivemos ou não genocídio no Brasil? Será que vivemos o genocídio cultural? Seria ele mais corrosivo e persistente? “Perguntas que surgem no hoje para serem debatidas e compreendidas como base histórica de reflexões no presente e ecos de mudanças no amanhã”, provoca a organizadora dos diálogos, Rose Campos.

Desse modo, as trocas de experiências, incluindo profissionais, foram observadas, refletidas e elogiadas: “Eu acho que hoje as coisas estão muito interligadas, existem profissionais de formação que estão a serviço de seus ofícios, porém a vivência é bastante rica quando

Nancy ,seu marido Vicente de Paula e o sogro Vicente Telles

há respeito por esta formação por parte de outros profissionais. Eu fiquei muito feliz de participar desse ‘Diálogos Sustentáveis’ com outros colegas profissionais da área de comunicação e com a Nancy Lima que é uma profissional da música e que demonstrou total respeito pelo trabalho dos comunicadores. Foi uma troca muito interessante, de análise bem profícua, com vasto e rico conteúdo e, portanto, que deve ser ampliado e acontecer com mais frequência encontros com pessoas que tenham a acrescentar, trocar e tocar”, expõe a jornalista Gislaine Vicente.

E se as trocas salutares chamaram a atenção de todos, os “Diálogos Sustentáveis em Prosas e VerSons no Cedepp, só poderia ser encerrado com uma poesia que ressaltasse a importância dessas trocas. Escrito e interpretado por Rose Campos, o poema “Sustentabilidade” chama a nossa atenção para sustentarmos a habilidade, através da observação sobre as nossas trocas. Afinal,  “atento para as trocas… Alimenta a sua cabeça… Sustenta o seu ser. Alimenta e Sustenta… E Agora troca!”

 

Informação para a imprensa: Ecos do Meio

Rose Campos e Clarice Tatyer

ecosdomeio@hotmail.com

Ação Local Gera Ecos)))

________________________________________________

Sobre o autor:  Rose Campos é Jornalista, Palestrante, Oradora e Poeta, na qual, na criação de seu projeto ‘Ecos do Meio’ começou a compor e cantar para sensibilizar e alertar a sociedade sobre a criação e fomento de diálogos e reflexões que gerem ações sustentáveis local e global.

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Metodista e Pós-graduada em Programação Neurolinguística pela Universidade Mogi das Cruzes –Marketing pelo Senac – Oratória Dinâmica, Comunicação Moderna com Fernandes Soares, Webdesigner na atual Universidade Estácio de Sá, Gestão Ambiental pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz).

Produtora e Apresentadora do Programa Ecos do Meio – Diretora do Meio Ambiente da Associação Paulista de Imprensa – Cons.do Meio Ambiente da Associação Comercial de São Paulo e fundadora da Comissão Socioambiental da Distrital Sudeste da referida entidade. Foi Conselheira e Secretária do Cades-V.Mariana – Dir. de Serviços Profissionais do Rotary Club International – Planalto Paulista; Conselheira do Conseg (Saúde), Conselheira do Programa Internacional IVE – Imagens e Vozes de Esperança

———————–

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial