Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

O incentivo a Leitura com arte, cultura, mate e entretenimento em Caçador SC, escreve Edison Porto

Troca Livros, ação do Núcleo de Comunicação da ACIC recebe vários apoios e participantes

Por Edison Porto

O Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador, teve a ideia de um evento para incentivar o hábito da leitura, tão importante para o conhecimento, a cultura e o esclarecimento das pessoas. Na medida em que a ideia tomava corpo, o entusiasmo foi crescendo, bem como o apoio e colaboração recebido de pessoas e entidades da cidade. A Rádio Caçanjurê se juntou ao Núcleo na realização do evento, também, celebrando os seus 70 anos servindo a comunidade.

Uma verdadeira festa cultural, acontecerá neste sábado (28), a partir das 14h no Parque Central José Rossi Adami, com muitas atrações enquanto você pode trocar o livro que já leu, por um que quer ler. Ou então, você pode doar os livros que já não quer guardar. O que não for trocado, será doado para as bibliotecas das escolas de Caçador.

Durante o evento a Mazutti oferecerá o chimarrão na gentil mateada para quem estiver por lá trocando seus livros. O SESC trará o seu QUINTAL BRINCAR; com jogos de desafio; jogos de mesa; perna-de-pau; espaços para relaxamento, leitura e criação:  “Por uma infância com menos tempo na frente de telas e mais tempo brincando na terra!”

Armas da Guerra do Contestado – Timbó Grande SC

A biblioteca da Uniarp doará dezenas de livros e o evento contará com o apoio da FIESC com o Movimento SC pela Educação; da Academia Caçadorense de Letras e da Biblioteca Municipal de Caçador.

O Grupo de Teatro Temporá, fará a apresentação de um esquete (um trecho) da obra de Romário José Borelli:  O CONTESTADO, uma peça que conta de forma emocionante os trágicos acontecimentos da Guerra do Contestado na região. Ganhadora de vários prêmios, foi citada em pelo menos 15 teses acadêmicas e tem sido objeto de estudos de política, história e literatura nas universidades. Seu texto foi tombado no Museu de Língua Portuguesa em São Paulo, como um genuíno registro da linguagem cabocla.

A Peça completa teria cerca de duas horas e embora a apresentação do Temporá se dê em cerca de 20 minutos, é de uma beleza extraordinária, apresentando músicas e diálogos com a verdadeira linguagem cabocla, passando a emoção de momentos de coragem e muito desespero quando os redutos dos caboclos caíram um após o outro.

Semana do Contestado 2017 em Timbó Grande – Grupo Temporá

O Museu do Contestado participa com a exposição itinerante sobre a Guerra do Contestado na entrada da Estação Ferroviária, permitindo ao público a referência histórica da teatralização encenada pelo Grupo Temporá. Na lojinha do Museu há exemplares de vários autores que falam do Contestado, incluindo a obra do Romário Borelli.  As obras custam desde R$ 5,00 até R$ 60,00 a unidade.

Debora e Toni Soares do Grupo Temporá

O Evento Troca Livros é uma excelente oportunidade para quem gosta de ler, e, para quem precisa de um incentivo à leitura. Ao mesmo tempo, oferece esta vasta gama de entretenimento cultural, com o engajamento de tantos apoiadores que se envolveram com a satisfação pelo objetivo que é o incentivo à leitura, portanto, ao saber, à cultura!

Como declarou Adilson Panatta, diretor do Temporá: “Em nome do Grupo de Teatro Temporá, agradeço aos organizadores e a todos que estão apoiando, a oportunidade de participarmos deste grande evento cultural. É com grande alegria que 20 atores se dedicam representando, embora seja uma história de guerra, mas neste momento que o mundo precisa evoluir, que esta guerra sirva de lição para buscamos novas energias e pensamentos para transformar o que é negativo em coisas vitoriosas para nossas vidas.”

E assim o violeiro cantará no Troca Livros:

Por favô, peço atenção

E que me escuite com cuidado

Vô cantá neste tabrado

Com viola, peito e emoção.

Sertanejo bem armado,

Que rasgô este sertão

“Não conteste o Contestado

sem sabê sua razão.”

                              ( O Contestado, de Romário José Borelli, pág. 31)

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais IMPRENAUTAS – Informação e Cultura no Youtube.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial