Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

Núcleo de Comunicação da ACIC incentiva a leitura, escreve Edison Porto

TROCA LIVROS, uma atividade para incentivar a leitura

Por Edison Porto

A importância da leitura sempre foi e continua sendo ressaltada por educadores, pedagogos, comunicadores em geral. Antigamente os pais muitas vezes se irritavam com os filhos que em vez de lerem livros, liam gibis.  Ah! E como era bom ler o Pato Donald, Tio Patinhas e toda a série de Gibis e Almanaques da Disney.  Os adolescentes mergulhavam horas nas aventuras do Super Homem, do Batman, Fantasma, Capitão Marvel, etc…..E os pais fiavam loucos:  “Este menino não pega num livro, só lê gibi!”

O tempo passou e hoje em dia a garotada só quer saber de filmes no youtube, postagens nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc..) e conversar telegraficamente pelo whatsapp. E tanto nome e termo em inglês que nem vale mais a pena colocar em itálico ou entre aspas para ficar claro que se trata de uma língua alienígena!

Ninguém mais quer saber de  TEXTÃO! E tem os gozadores que quando recebem uma longa mensagem nos Grupos de Whatsapp, respondem: Vou esperar virar filme!  E hoje em dia os pais dizem:  “Este menino não estuda, só fica na internet e no zap zap!” Sinal dos tempos, os efeitos da tecnologia são inevitáveis!

Mas a leitura de um bom livro ainda é uma forma magnífica de se adquirir conhecimentos, sonhar, viajar, imaginar, enfim é um hábito que vem se perdendo, mas vez por outro surge um movimento para lembrar da sua importância, ou simplesmente para facilitar o acesso aos livros para quem já gosta deles mas não tem condições para adquiri-los. São movimentos que devemos apoiar e participar, como o evento TROCA LIVROS programado para o dia 28 de julho em Caçador SC e que o Jornal Caboclo apoia, juntamente com outras entidades e organizações:

 

“A ACIC, por meio do Núcleo de Comunicação e Rádio Caçanjurê realizam dia 28 de julho o evento Troca Livros, no Parque Central José Rossi Adami. O objetivo é incentivar a leitura e a integração da comunidade, favorecendo a troca de livros. Qualquer pessoa pode levar seu livro e efetuar a troca neste dia, sem custo. Os integrantes do Núcleo de Comunicação estão arrecadando livros para serem expostos no Troca Livros. Os livros que sobrarem serão doados para bibliotecas de escolas públicas de Caçador. Participe você também desta ação de incentivo à leitura! Todos podem ajudar!”

 

 

O ator global, Júlio Rocha, colabora no chamado das pessoas para este evento de incentivo a leitura:

________________________________

Sobre o Autor:

Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicação da ACIC – Associação Empresarial de Caçador e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. É Diretor do Jornal Caboclo e criador dos Canais IMPRENAUTAS – Informação e Cultura no Youtube.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

2 thoughts on “Núcleo de Comunicação da ACIC incentiva a leitura, escreve Edison Porto

  • Jandir Corrêa da Silva

    Muito bom.
    Amo ler. E lendo que se aprende, muito importante essa troca de livros. Vou participar

    • Repórter Caboclo

      Maravilha Jandir, vale muito a pena participar e além da troca de livros outras atrações estão sendo preparadas. Saudações.

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial