Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Colégio Aplicação realiza a 21ª Super Trilha em Caçador, SC, escreve Edison Porto

Uma atividade noturna de diversão e aprendizado para 200 alunos

Por Edison Porto

Na noite de sexta-feira 13 com uma bela lua ainda em fase de lua cheia, mas já mostrando sua mudança para sua fase minguante, foi realizada a 21ª Super Trilha do Colégio Aplicação, entidade da UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, de Caçador, Santa Catarina.

Os duzentos alunos das séries 6, 7, 8 e 9 do Ensino Fundamental II com os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio se encontraram no coração do Parque Central José Rossi Adami, para a realização da 21ª Super Trilha do Colégio Aplicação.

Ali, entre a sala da guarda do Parque e a lanchonete que ficou aberta, foi montada uma tenda inflável da Uniarp, como base de orientação e coordenação das atividades, por 57 professores que acompanharam as atividades e brincadeiras propostas para as dez equipes em que se dividiram os alunos, cada uma com seus nomes criativos.

No final da tarde muitos alunos já foram se dirigindo à escola em grupos de amigos ansiosos pela participação nesta atividade a céu aberto e à noite, certamente com gostinho de aventura para eles.

Koala-Vírus (O momento)

Por volta das 21h a Profa. Simone M. Weiler Lührs dava instruções ao microfone para o grupo que se aglomerou à frente da base de comando, com os professores entre eles. Muitos alunos usando máscaras, algumas improvisadas, lembrando o momento tenso por que passa o mundo e nosso país, mas com alegria e entusiasmo próprios da juventude.

A Super Trilha às vezes acontece no campo (no mato…), mas este ano se repetiu a atividade na cidade, como aconteceu em 2019, no Parque Central de Caçador que é amplo, cheio de verde, com espaços gramados e, também, calçados, entrecortados pelo charme dos trilhos centenários da ferrovia SP – RS que um dia movimentou a economia da região e fez parte do palco da Guerra do Contestado, ainda bem desconhecida dos brasileiros.

SETE/1 (Alemanha)

A Super Trilha tem como objetivo a integração dos alunos, o estímulo ao trabalho em equipe, a recreação proporcionado algo diferente do que as tradicionais atividades em sala de aula. Ela proporciona alegria, num divertimento cheio de companheirismo e amizade diferente do mundo virtual onde os alunos de hoje passam boa parte do seu tempo. Um exercício de ouvir o outro, apreciar as expressões faciais, o sorriso e olhar dos amigos, enfim uma atividade no mundo real!

A 21ª Super Trilha terminou por volta de 1h do sábado com um lanche coletivo. Ela contou com o apoio da Polícia Militar; da Guarda Municipal; do SESC; dos Bombeiros Voluntários e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O Jornal Caboclo agradece as informações prestadas pela Profa. Simone M. Weiler Lührs e parabeniza todos os envolvidos pela interessante e inspiradora Super Trilha que trouxe alegria para os alunos que sempre terão lembranças desta noite. Abaixo algumas cenas da 21ª Super Trilha. Fotos gerais podem ser vistas e copiadas no Álbum “21ª Super Trilha do Colégio Aplicação” no perfil do Facebook do autor: https://www.facebook.com/edison.porto/media_set?set=a.10221524578161057&type=3

_____________

Sobre o autor: Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV; MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo; Técnico em Agronegócio – SENAR SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa e do Núcleo de Comunicações da ACIC Associação Empresarial de Caçador. Conselheiro Municipal de Turismo pela Acijo. Conselheiro Municipal de Cultura. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial