Conselho de Turismo de Caçador toma posse hoje: 7-fev-2019, escreve Edison Porto
Cerimônia de Posse do COMTUR acontece no Hotel Brivale Eventos às 19h30min
Por Edison Porto, com a colaboração de Karla Velasquez – Secretária do Comtur
Já faz algum tempo que a Prefeitura do Município de Caçador, através da sua Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, vem organizando um Conselho Municipal de Turismo, o Comtur de Caçador, solicitando que entidades de classe e vários setores da Comunidade indicassem representantes.
Esta ação se concluiu em 20 de junho de 2018, com a promulgação da Lei nº 3.437, o Prefeito Saulo Sperotto que revogou a Lei nº 1.088, de 13 de dezembro de 1996 e reestruturou o COMTUR. Em seu Artigo 1º determina: “Fica reestruturado o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, órgão colegiado destinado a promover e incentivar as ações de Turismo no Município de Caçador.”
Em seu Artigo 2º, a Lei define as competências e obrigações do Comtur, como órgão deliberativo, listadas em vinte e dois itens, começando por: “I – incentivar e promover o Turismo Responsável no Município de Caçador, propondo as medidas que julgar necessárias ao desenvolvimento das suas políticas e diretrizes, de forma a garantir a preservação e a proteção do patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico do Município”
A definição de quem compõe o COMTUR, entidades e representações está no Artigo 3º:
I – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo;
II – Secretaria Municipal de Educação;
III – Secretaria Municipal de Infraestrutura;
IV – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano
de Caçador – IPPUC;
V – Associação Comercial e Industrial de Caçador;
VI – Câmara de Dirigentes Lojistas de Caçador;
VII – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp;
VIII – Associação de Engenheiros e Arquitetos de Caçador;
IX – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
– SENAC;
X – representante de estabelecimentos de Turismo
Rural de Caçador;
XI – representante dos restaurantes, bares e
similares de Caçador;
XII – representante dos meios de hospedagem de
Caçador;
XIII – representante das agências de viagens e
operadoras de turismo de Caçador;
XIV – Associação das Micro e Pequenas Empresas
de Caçador – AMPE;
XV – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão
Rural de Santa Catarina S.A – EPAGRI;
XVI – representante dos órgãos de imprensa de
Caçador;
XVII – classe de artesãos e artistas plásticos
de Caçador.
Esta Lei nº 3.437 estabelece a estrutura do COMTUR, com um Presidente, Secretário e uma Secretaria Executiva com local, equipamentos, material de consumo e pessoal a ser disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. A Lei define como tudo deve funcionar, periodicidade de reuniões, exige a definição de um Regimento Interno e deixa claro que os Conselheiros recebem um mandato honorífico por dois anos, com possibilidade de uma renovação, sem qualquer espécie de remuneração, ou seja, é um trabalho voluntário para a cidade de Caçador.
A primeira reunião do Comtur, aconteceu no dia 28 de janeiro de 2019, no auditório da Casa de Cultura, convocada pelo Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Enemir Corozzola, que a iniciou com palavras de agradecimento e incentivo aos conselheiros, ficando à disposição do Conselho e passou a palavra ao Presidente do Comtur, que é o Sr. Júlio Corrente, também Coordenador do Museu do Contestado.
Júlio expôs a necessidade de o Conselho tomar posse, já que todos os conselheiros já estão definidos, indicados pelas entidades que representam e também pelo Poder Público e passou a palavra para o consultor do SEBRAE, Roni Rodrigues Brito, para que ele apresentasse o Projeto que foi contratado pela Prefeitura de Caçador, para ser realizado através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio do Comtur.
O Sr. Roni do Sebrae expôs que para fomentar o Turismo em Caçador, será executado o PDTIS – Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável. Este projeto realizará o diagnóstico e o levantamento de todas as potencialidades turísticas do município, para se pôr em prática ações que desenvolvam o turismo na cidade, o que trará benefícios sociais e econômicos para Caçador e sua população.
A Prefeitura Municipal de Caçador, através da sua Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo vem divulgando o seu convite para a Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, biênio 2018-2019, que será realizado hoje, 07 de fevereiro de 2019, às 19h30min no Hotel Brivale Eventos, Av. Engenheiro Lourenço Faoro, 2419, na qual será servido Café Colonial ao custo de R$ 30,00 por pessoa, com ingressos adquiridos na Secretaria.
_____________________
Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.
P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
______________________________
Mensagem do editor:
Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.
Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.
_____________________________________