Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Sábado em Caçador: Pastel, Bife no Pão, Corais, Missa e Bodas de Ouro na Catedral, escreve Edison Porto

Um sábado de alegrias, inspiração e muita gratidão!

Por Edison Porto (com a colaboração de Cláudia Aparecida Gomes)

Logo cedo ir à feira é uma atividade bastante interessante na cidade de Caçador, quanto mais cedo melhores os produtos disponíveis. Além da compra de hortaliças, frutas, cucas, queijos, frios, ovos, etc…um rápido bate-papo com os produtores rurais sempre alegra o dia e me ensina alguma coisa, nem que seja uma interessante expressão local.

Pastel da Roça

Ao final das compras, uma visita ao Pastel da Roça, de simpáticos amigos Eliante Tieppo e Valter Fontana, onde saboreio um pastel de pizza, ou de queijo. Se estiver com muita fome, peço logo o “especial”. Um copo de café com leite nem sempre me é suficiente, aí ganho um chorinho dos amigos que na verdade acaba sendo um segundo copo!  Alí é um ponto de encontro dos usuários da Feira, onde se encontra conhecidos e se faz novos amigos. Há um atrativo agradável que são os canários da terra e em especial, um joão-de-barro que caminha tranquilamente aos nossos pés.

Ao chegar em casa, o prazer de ver desabrochando uma pequenina rosa branca do primeiro botão que surgiu na roseira que ganhei cinco meses antes, da amiga Margareth Freitas, caçadorense residente em Campinas SP.  Uma olhada na TV e nas redes sociais e já chegou a hora do almoço.

E lá fomos para o Centro Comunitário Alemão que anunciava seu tradicional Bife no Pão a R$ 13,00. Já na fila começa a alegria de rever amigos e trocar algumas palavras e muitos risos. Mas não deu para ficar num sanduíche só, estava saboroso o localmente chamado de “Bife no Pão dos Alemão”!

Coral da AMIMU

O tempo foi passando e logo chegou o momento de ir para o ensaio do Coral da Amimu, ainda em início de atividades no ano, faltando vários coralistas, mas com o Maestro Patrick Cavalheiro entusiasmado como sempre. O “cara” é mágico, ele consegue extrair da gente um canto que nem imaginamos saber cantar! E aqui aproveito convidar os caçadorenses que gostam de cantar, para entrarem para o Coral da Amimu. Ainda em fase de planejamento da programação do ano, já estamos cantando músicas sacras com letra em italiano, inspiradoras e uma preparação para o que viria a seguir…

Ao sair do Coral, lembrei que a amiga Claudia Gomes mencionou que seu grupo iria cantar na Igreja. Aliando esta curiosidade a minha vontade de visitar nossa bela Catedral de São Francisco de Assis e lá orar, como sempre pela Paz no mundo, pela saúde de todos. Sempre temos preces especiais para algumas pessoas, familiares e amigos. Além disso, esta semana tomei um susto na estrada que considero ter recebido uma benção, um livramento, com certeza a “Mão dEle” me protegeu. Gratidão!

Catedral de São Francisco de Assis

Mas aí veio a surpresa. Não era uma simples Missa, mas sim uma Missa com a participação do Bispo Diocesano de Caçador, Dom Severino Clasen, além de nosso Pároco Padre Lauro Kaluzny Filho e outros padres auxiliares. A Diocese completa, em 2019, cinquenta anos e a missa foi de homenagem e gratidão aos grupos de religiosos e congregações que atuaram e/ou atuam em Caçador nos últimos cinquenta anos. Ai percebi que estavam tocando o belo e raro órgão de tubos da Catedral e lá em cima, nos fundos da Catedral um coral cantava, era o Coral São Pio X, e a seguir transcrevo as palavras da Cláudia Gomes, coralista que me fez o convite, com um breve histórico deste grupo.

Mas num dia inspirado e com boas surpresas, de repente ouço que um casal completando Bodas de Ouro receberiam a benção do Bispo. Ímpeto de fotógrafo metido a cinegrafista, mesmo sem minha querida Nikon, comecei a filmar com o celular Samsung A-5 que me deu um razoável resultado que ao final do artigo podem apreciar acessando o link Youtube onde postei a “Benção de Bodas de Ouro do Casal Alcides e Maria Terezinha Machiavelli, que se casaram em 08-fev-1969, em Rio das Antas. Como um presente a eles, eu me junto aos filhos Andréa, Jociane e netos Louiza Meryem e Francisco, para como disse Andréa: “Gratidão a Deus pela União e Amor do casal que é um exemplo!”

E assim foi chegando ao fim um sábado muito especial no verão quente de Caçador SC.

Breve histórico – Grupo de Cantos São Pio X, por Iracilda Gheller com a colaboração de Claudia A. Gomes

Esse grupo surgiu a partir do Coral Caçadorense. Desde o tempo em que o PE. Renato era Pároco da Catedral, isso há mais de vinte anos. Foi a pedido dele que a dona Neuzinha Ranzani Cavichioli assumiu de cantar uma missa por mês na Catedral. Ela reuniu alguns voluntários do Coral e formou um grupo que todos os meses cantava num dia determinado. Com o passar do tempo fomos assumindo mais Missas, por alguns anos foram três, depois desistimos de uma e ficamos com apenas duas missas, uma no primeiro domingo de cada mês, na Missa das 08:00h. e, no terceiro sábado de cada mês, na Missa das 18:30h.

Nosso grupo era conhecido por “grupo da dona Neuzinha”.

Homenagem a religiosos e congregações

Há alguns anos, planejávamos, dar um nome ao grupo, mas a princípio, não havia consenso, foi em 2017 que através de Bruno Fleck, que foi nosso organista por alguns anos e que hoje se encontra em Santa Maria RS, veio a sugestão de homenagear o antigo Coral São Pio X, que nos primórdios da Paróquia São Francisco de Assis, foi atuante por muitos anos, cujos registros devem estar, nos arquivos da própria Catedral.

Como essa sugestão foi de consenso, adotamos a partir de Outubro de 2017, oficialmente o nome de “Grupo São Pio X”.

Em 2018, a nossa Líder Neuzinha se mudou para Joaçaba, com a missão de cuidar do neto recém-nascido. A princípio ficamos nos sentindo meio órfãos, mas aos poucos, entraram novos membros e o grupo foi se fortalecendo, graças a Deus!

Somos hoje: Nair Tomazini, Lili Becker, Edson Souza, Vera Repa, Maria de Jesus Groth, Claudia Aparecida Gomes, Robison Machado, Rommy Fleck, Maria Corozzola, Luiz Alberto Gioppo e Iracilda Gheller; com as organistas Jucenê Busato e Teresinha Bressam Buba. Estamos abertos à entrada de novos membros, alguns já estão a caminho…

Na Missa do sábado dia 09/02/2019, realizou-se a Celebração dos 50 anos de Vida Religiosa na Diocese de Caçador. Participamos a convite da comissão organizadora, na verdade os religiosos e as religiosas, estão presentes há muito mais tempo nessa região, mas como a Diocese está no seu ano Jubilar “50 anos de criação da Diocese”, estão acontecendo algumas celebrações comemorativas e esta, fez parte da programação.

As músicas que cantamos, foram:

BRILHE A VOSSA LUZ;(antes da missa)

ENTRADA: -POR AMOR E VOCAÇÃO;

ATO PENITENCIAL: SENHOR SERVO DE DEUS ;

GLÓRIA; (Retirado do coro da Catedral da Sé em SP, por Bruno Fleck)

SALMO: -SALMO do dia;

ACLAMAÇÃO :Aleluia e antífona do dia;

OFERTAS: QUEREMOS OFERECER;

SANTO: SANTO Retirado de uma Igreja da Itália por Bruno Fleck;

CORDEIRO: Cordeiro do Ney Brasil com arranjos do Maestro Hans Muller;

COMUNHÃO: PRESENÇA REAL;

ENTRADA DA IMAGEM: AVE MARIA de Gounod – NAIR TOMAZINI;

FINAL: VOZ E LUZ

_____________________

Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial