Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

A importância da mulher nos filmes, escreve Fabiana Zir

REPRESENTATIVIDADE FEMININA NOS FILMES É IMPORTANTE?

Por Fabiana Zir

Alguns anos atrás, as questões ligadas ao feminicídio, ao LGBT e até mesmo ao próprio movimento feminista pareciam não ter relevância ou possuir tanto apelo e enfoque como se dá hoje. E com a representatividade feminina nos mais diversos setores da sociedade não era diferente, inclusive nas produções cinematográficas.

É importante ressaltar que mulheres de caráter forte retratadas no cinema não eram algo recente. Quarenta anos atrás, já estreavam filmes que possuíam personagens femininas relevantes para a trama e que entraram tanto para a história do cinema como para a cultura pop sendo lembradas, até hoje, como símbolo de empoderamento feminino e inspiração para muitas outras mulheres. Um ótimo exemplo relacionado a isso é a personagem Ellen Ripley, interpretada pela atriz Sigourney Weaver da clássica franquia “Alien” de 1979.

O filme que inaugura essa famosa franquia chama-se “Alien: O Oitavo Passageiro”. A trama acompanha a subtenente Ellen Ripley a bordo da nave Nostromo com mais seis tripulantes que, ao longo do filme, são mortos um a um por uma perigosa criatura alienígena. No final do filme, permanecem na nave apenas a tenente Ripley e o Alien. Todos esses acontecimentos acarretam em um quadro de estresse pós-traumático que pode ser visto nas sequências deste longa-metragem de ação e suspense.

Porém, o aspecto que define essa mulher é a perseverança e determinação que ela demonstrou ao lidar com essa terrível situação de perigo causada pelo contato com o ser alienígena. Ellen demonstrou possuir muito controle emocional e foco nas situações mais perigosas e não esperava receber ordens de alguém para executar a missão de lutar contra a terrível criatura. Mesmo tendo um final um tanto quanto triste no filme “Alien 3”, a personagem Ellen se despede de forma honrosa, sacrificando sua vida para que o embrião alienígena que ela carregava em seu corpo não fosse usado como arma biológica, o que certamente ameaçaria a vida de muitas outras pessoas.

Ripley é a inspiração para a geração de mulheres que viu a franquia “Alien” nascer no século XX. E as gerações que vieram depois sempre recordam o quão importante essa personagem foi para a história do cinema e para a cultura pop, tanto que continua sendo lembrada até os dias de hoje.

Quarenta anos depois do lançamento de “Alien: O Oitavo Passageiro”, aqui estou eu tentando explicar o porquê deste tema ser tão importante e usando a incrível personagem Ellen Ripley como exemplo. Ela nos ensinou a não ter medo, a assumir riscos e não deixar o perigo abalar nossas convicções.

Na década de setenta do século passado, as pessoas não se importavam em se sentir representadas e, nas décadas seguintes, isto não mudou muita coisa. Até, finalmente, chegarmos ao século XXI, em que o acesso à internet tornou muito mais fácil a comunicação entre público e chefes de grandes produtoras cinematográficas.

O público feminino passou, então, a clamar por mais filmes que tivessem mulheres como protagonistas e as produtoras, hoje, sabem muito bem disso, seja numa cinebiografia, filmes de ação, comédia, drama, ficção científica ou em filmes de super-heróis. O atual público de cinema certamente prestigiará longas-metragens com uma representatividade (de gênero, classe social, raça, entre outros), cada vez maior de seus protagonistas ou personagens por, aos poucos, reconhecer o valor que cada produção dessas carrega ao mostrar, inclusive, as mulheres. O sentimento de me sentir representada por produções cinematográficas é mágico: se ela pode, eu também posso!

_________________________

Sobre o Autor: Fabiana Zir, aluna do 3º Ano do Curso Técnico Integrado em Administração do Instituto Federal de Santa Catarina – campus Caçador – tem como orientador o Prof. de Português do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Ms. Ricardo de Campos

P.S. : Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

_____________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

______________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial