Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Colunas e Opinião

Grupo de Mahaila El Helwa no Mercado Persa, escreve Karin Camargo

Apresentação de dança árabe fez sucesso em São Paulo

Por Karin Camargo

Dia 23 de abril, a bailarina caçadorense Karin Camargo se apresentou no festival Mercado Persa em São Paulo.

O festival que aconteceu de 20 a 23 de abril no World Trade Center – WTC Events em São Paulo é realizado há 27 anos para promover a arte da dança oriental árabe. Sendo referência mundial, é o maior festival do mundo de cultura árabe, por reunir em um só evento shows, competições, mostra de dança, workshops, desfiles e feira.

Karin foi uma das 56 bailarinas que integrou o grupo de Mahaila El Helwa que se apresentou no domingo. Karin participa da oficina de dança do ventre da Fundação Municipal da Cultura desde 2018, pela qual faz apresentações em eventos da cidade e região.

Em 2022 se tornou aluna da professora, bailarina e coreógrafa Mahaila El Helwa, com a qual faz aulas online e em dezembro daquele ano participou de um show realizado pela professora Mahaila em São Paulo.  Além disso, Karin se formou no curso técnico em dança em julho de 2022, pela escola Núcleo Arte e Educação – NAE, também de São Paulo.

Esse grupo formado por 56 bailarinas (incluindo a professora) é de alunas que fazem aulas online com a professora Mahaila, portanto tem bailarinas de vários estados do país, inclusive uma delas, sendo de Portugal.

A professora Mahaila ofereceu a oportunidade de apresentar no Mercado Persa para todas as suas alunas. E como o deslocamento das alunas geraria um custo alto para elas, todos os ensaios foram realizados online, ou seja, cada uma ensaiava na sua casa, sozinha.

Não foi possível realizar nenhum ensaio presencial com as 56 bailarinas devido ao curto espaço de tempo e custos. Também não foi realizada nenhuma passagem de palco antes da apresentação.

Apresentar uma coreografia com um grupo de 56 bailarinas, sem haver nenhum ensaio presencial com todo o grupo foi um grande desafio tanto para as bailarinas quanto para a professora Mahaila, conforme a mesma descreveu num depoimento que postou em seu Instagram:

“Elas aprenderam a coreografia por vídeo e tivemos também ensaios no zoom para aprender as dinâmicas e posicionamentos. Com a ajuda de uma das alunas, fiz um mapa de posicionamentos que todas estudaram muito para que desse tudo certo na hora, uma vez que foi um numero feito com alunas de todo o país (e uma de Portugal) e que muitas vieram somente para o Mercado Persa. Ou seja, só vimos pronto na hora. É um grande risco que eu corro, mas eu confio nelas. Elas sabem disso e me correspondem. Trato elas com seriedade e elas me tratam também.”

Cada bailarina se dedicou, e teve o comprometimento de estudar sua parte para chegar no dia e apresentar a linda coreografia criada pela professora Mahaila El Helwa, que arrancou muitos aplausos e elogios tanto da plateia que assistiu ao vivo, quanto de quem assistiu posteriormente pelo Youtube.

Tanto para a professora quanto para cada bailarina que participou dessa apresentação, foi um momento muito marcante para nós.

Não foi só mais uma apresentação, foi um momento único de muita emoção para cada bailarina que participou, porque o nosso trabalho começou muito antes do dia da apresentação. Começamos a ensaiar em fevereiro e a cada movimento novo passado pela profe Mahaila, era um novo desafio.  E cada uma que assumiu esse compromisso estava empenhada, dando o melhor de si para fazer dar certo, porque a gente só tinha uma chance de fazer dar certo, que era no momento da apresentação.

Não houve nenhum ensaio presencial e isso gerava uma tensão em cada uma de nós, mas estávamos sempre conversando no grupo(do WhatsApp), expondo nossas dificuldades e medos e apesar de estarmos distantes, há muito companheirismo, muita amizade, uma apoiava e acalmava a outra. Formamos um grupo que ficou muito unido e isso a gente leva pra vida toda, todo esse carinho e amizades que surgiram.

Veja como foi a apresentação no canal do Youtube do Estúdio Mahaila El Helwa Online em: https://www.youtube.com/watch?v=v4e1EcfUFpc

E um conjunto de cenas e fotos no canal Youtube do Jornal Caboclo em https://youtu.be/QDqISqNhEI4

A seguir lista das 56 dançarinas de vários Estados do Brasil e uma de Portugal que com a Professora Mahaila fizeram a apresentação:

____________________________________

Sobre a Autora:  Karin Camargo cursou a faculdade de Design por dois anos e meio, na Unoesc Videira, não pode concluir devido a problemas financeiros, mas atua como designer gráfico, criou logos das empresas Bressan Auto Peças e Luhrs, entre outras.  Em 2004 , trabalhou como jornalista no jornal Gazeta. Desde 2018 é bailarina da Fundação Municipal de Cultura de Caçador pela qual se apresenta em eventos da cidade e região. Em 2020, iniciou o curso técnico em dança pela escola Núcleo Arte e Educação- NAE de São Paulo, concluído em 2022. No mesmo ano iniciou as aulas online com a professora, bailarina e coreógrafa Mahaila El Helwa. Também atua como influencer desde 2021. Instagram: @laddy.ka

____________________________

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

 _____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial