Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Esportes e Cultura

Na divertida conversa de um burro e um boi, a história do nascimento de Cristo, escreve Edison Porto


O Auto de Natal pelo 19º ano é apresentado em Caçador SC, pelo Grupo de Teatro Temporá

Por Edison Porto

Amanhã, 21-dez, a mais famosa história do mundo sobre o nascimento de uma criança será contada em Caçador (SC), pelo Grupo de Teatro Temporá. Isto acontecerá no Largo Caçanjurê, que fica na principal avenida da cidade, a Av. Barão do Rio Branco e, bem em frente a bela Catedral de São Francisco de Assis.

Cena de Ensaio do Auto de Natal 2018 – Caçador SC

Será o tradicional Auto de Natal que está na sua 18 Edição. Mas se contarmos a primeira vez que o Temporá contou esta história, no ano 2000, numa feira que existia em frente a Prefeitura, é, na verdade, o 19º ano que o grupo conta a história do nascimento do menino Jesus.

De 2001 a 2016, o Auto de Natal foi apresentado no belo espaço natural da Cabanha. Em 2017 a montagem da peça foi no Clube Rancho Fundo, também ao ar livre, com belos figurinos, cavalos com soldados romanos, ovelhas de verdade com os pastores, etc. Acredita-se que este espetáculo esteja entre os maiores espetáculos teatrais a céu aberto da América Latina.

Desta vez a história será contada de forma diferente, bastante divertida e que já vem chamando a atenção das crianças e adultos que passaram pelo Largo Caçanjurê durante os ensaios desta semana. Se por um lado não há mais soldados romanos, o furioso e violento Rei Herodes cortando pescoços e mandando matar judeus e crianças, por outro lado há dois personagens marcantes, um boi e um burro! Os dois muito preocupados com o que vai acontecer em sua manjedoura. Além é claro das belas figuras dos Três Reis Magos, de José e Maria, dos anjos e é claro do menino jesus, mais uma vez um bebê de verdade, e agora representando pelo menino de apenas dois meses, o Lorenzo Lopes.

Ensaio do Auto de Natal 2018 no Largo Caçanjurê – Caçador SC

Trata-se da peça “O Boi e o Burro a Caminho de Belém”, escrita por Maria Clara Machado, em 1953 (há 65 anos!). Uma peça para crianças que conta do ponto de vista de um boi e de um burro, como se deu tudo o que cercou o nascimento de Jesus Cristo. O Grupo Temporá com a direção de Adilson Panatta, também seu presidente, fez algumas adaptações aos diálogos que são magistralmente interpretados pelo ator, diretor de teatro e educador, Prof. Hélio Pires (o Boi) e, pelo estudante e excelente ator, Everthon Luiz Vieira (o Burro).

Com adaptações, o interessante texto de Maria Clara Machado, prenderá a atenção de todos, principalmente das crianças, que se encantarão com a ingenuidade e pureza (típico delas) do Boi e do Burro conversando ao se preparem para chegada do Menino Deus. Nesta apresentação o Grupo Temporá utiliza uma equipe de cerca de 30 pessoas, entre atores, bailarinos, cenografia, som, iluminação e apoio geral. É imperdível! O Auto de Natal de 2018 faz parte das festividades de fim de ano, organizadas pela Prefeitura de Caçador em parceria com a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. O Grupo de Teatro Temporá foi formado em 1990 quando iniciou suas apresentações e foi formalizado juridicamente em 1992, tendo recebido neste ano, através de Lei, o título entidade de utilidade pública estadual. Seu presidente é um dos fundadores, Adilson Panatta. Com atores profissionais e amadores, o Grupo tem treinado atores que tem se destacado na carreira teatral.

_____________________

Sobre o autor: Edison Costa Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Técnico em Agronegócio pelo SENAR/Fraiburgo SC; Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis, da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa, do Núcleo de Comunicações da ACIC Caçador. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música. Editor do Jornal Caboclo.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

______________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

_____________________________________

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial