Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Educação e Comunidades

“Auto de Natal de Caçador, em sua 17ª edição, estreia hoje em novo local” – Por Edison Porto

O Grupo Temporá apresentará hoje e no sábado, às 21h30, no Rancho Fundo Clube Campo, o Auto de Natal.

Por Edison Porto

Com a participação e/ou apoio dos Grupos de Teatro Vento Negro e Janela da Arte, da Fundação Municipal de Cultura e do Grupo de Dança Shekinah, o Grupo Temporá apresenta o já tradicional Auto de Natal, apresentado desde o ano 2001, ao ar livre. Provavelmente a maior apresentação do gênero no Brasil.

Cena do Auto de Natal de 2016
Cena do Auto de Natal de 2016

Trata-se de uma encenação contando as circunstâncias em que nasceu o Menino Jesus, desde os avisos do Profeta até a cena dos Reis Magos e Pastores que visitaram o bebê na Manjedoura.

De ano para ano, há alguma variação na forma de apresentar, e também, de atores e dos papéis que representam. Mas sempre são em torno de 50 pessoas entre equipe técnica, de apoio, atores e dançarinos num espetáculo cheio de vida que trás a bela mensagem de esperança do significado do Natal.

Atores do Auto de Natal 2016
Atores do Auto de Natal 2016

Neste ano a história começa contada por um vovozinho para suas duas netinhas. E para ampliar as possibilidades, pela primeira vez será realizado no Rancho Fundo Clube Campo. Este novo local vem sendo ressaltado para que as pessoas não se dirijam equivocadamente à Cabanha Rancho Fundo que sediou o evento por 16 anos.

Atores de 2017

 

Em 2015 o Auto de Natal foi encenado debaixo de fortes chuvas, mesmo assim o público foi significativo e não arredou pé prestigiando a dedicação do Grupo que ao contrário dos que assistiam não se protegiam de capas e guarda-chuvas.Em 2016, foi durante os Ensaios que os atores sofreram tanto com o calor como com fortes chuvas, que foram mais brandas durante as apresentações.

O último ensaio realizado ontem terminou também sobe chuva o que não tirou o ânimo da equipe já acostumada a enfrentar o clima da época. E é por esta característica da região que o público pode variar, mas há estimativas de cerca de 1.500 pessoas assistindo as apresentações desta quinta-feira e do sábado próximo.

Atores do Auto de Natal 2016

O novo local, Rancho Fundo Clube Campo, conta com amplo estacionamento, e haverá serviços de alimentação.

Rei Heródes de 2017
Vilson ator consagrado no papel de Rei Mago

A direção cênica é do Prof. Hélio Pires, experiente profissional da área que contará com a participação da Cantora Vanusa Oliver representando o Anjo Gabriel e a produção geral é do Coordenador do Grupo Temporá Adilson Panatta.

A Rede Barriga Verde de Comunicação através de suas emissoras de rádio apoia o evento com ampla cobertura. Vários proprietários rurais cederam os cavalos e ovelhas que fazem parte do espetáculo. O Auto de Natal conta também com apoio e patrocínio de empresários e empresas de Caçador e cidades da região.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Sobre o autor:

Edison Porto, administrador pela Eaesp/FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC-SP, bacharelando em Direito e Jornalismo. Membro da Associação dos Amigos do Museu do Contestado de Caçador, da Associação Cultural Coração do Contestado de Lebon Régis e da ACIJO  Associação Caçadorense de Imprensa. Ocupa a cadeira nº10 da Academia Caçadorense de Música.

P.S.: Os conceitos emitidos por artigos ou por textos assinados e publicados neste jornal são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

________________________________

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos, por favor, de possíveis correções.

2 thoughts on ““Auto de Natal de Caçador, em sua 17ª edição, estreia hoje em novo local” – Por Edison Porto

  • Jesse

    Parabéns…

    • Repórter Caboclo

      Obrigado Jessé, continue seguindo o Jornal Caboclo que novidades vem por aí. Abraço forte e Feliz Natal

Fechado para comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial