Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Depois do dia "D"

Vacina contra a gripe tem baixa procura em Fraiburgo; campanha segue até 26 de maio

O dia “D” da campanha de vacinação contra gripe H1N1 realizada em Fraiburgo no último dia 13 de maio (sábado) teve registro de baixa procura, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde Municipal.

Publicidade / O Jornal Caboclo apoia esta ação.

“Esperávamos um movimento maior”, disse a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica local Daiana Ciesca. Segundo ela, pelo menos 500 pessoas procuraram as quatro Unidades Básicas de Saúde, que atenderam das 8 às 17 horas no dia “D”. A expectativa era de que mil pessoas tivessem procurado a vacinação.

No município, os atendimentos estão sendo realizados nas unidades de saúde da Vila Salete, São Miguel, São José e São Sebastião. A campanha para imunizar os grupos prioritários, designados pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 26 de maio.

“Etiqueta da tosse”

Além da vacina, é preciso que as pessoas de um modo geral não se esqueçam da chamada “etiqueta da tosse”. Esta serve de orientação para a prevenção contra a gripe; ver a lista aqui.

Quem deve se vacinar

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
– Gestantes.
– Mulheres até 45 dias após o parto.
– Trabalhadores de saúde (hospital, postos de saúde, farmácias, clínicas médicas, odontológica e laboratórios – não inclui os profissionais da administração, sanificação e análises de terra e água. Trazer contracheque do último mês, no qual estará descrita a profissão).
– Professores (auxiliares e auxiliares de sala) de escolas públicas e privadas (trazer contracheque do último mês, no qual estará escrito a profissão).
– Maiores de 60 anos.
– Portadores de doenças crônicas (conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, mediante apresentação da receita ou declaração médica).
Apresentar:
– Cartão SUS.
– Carteira ou Cartão de Vacina.
– Documento de identificação.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial