Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Dia Nacional

Assistente social faz alerta sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A assistente social Deonilce Passini (foto de destaque) fez um alerta público de conscientização nesta quinta-feira (18 de maio), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.

Membro do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Ação Social, Deonilce tratou da data chamando a atenção da população, em específico, das famílias. O ambiente familiar é visto como a esfera social na qual se registra os principais casos de abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Queria chamar a atenção dos familiares para este problema grave”, destacou ela durante entrevista concedida à imprensa local na sede da Secretaria da Ação Social. A reportagem do Jornal Caboclo e da Rádio Fraiburgo estavam presentes.

Segundo a assistente social, a Ação Social de Fraiburgo registra, em média, 3 a 4 casos de abuso por mês no município. “Eu me sinto envergonhada como fraiburguense, por ter esta demanda para atender.”

Além de destacar o papel e a responsabilidade da família em situações do tipo, Deonilce defendeu que a população utilize os mecanismos de defesa pessoal existentes e denuncie os casos aos órgãos públicos competentes.

O Disque 100 foi um dos canais de comunicação mencionados pela assistente social, ao defender que “a criança e o adolescente devem ser sempre preservados, mas o abusador deve ser divulgado”.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Apoie o Jornalismo Comunitário em Fraiburgo e região.
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial