Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Geral

Deficientes visuais impressionam especialistas em oficinas de degustação de vinhos

por Assessoria de comunicação

Mais de 100 pessoas participaram das Oficinas de Degustação de Vinhos Catarinenses, realizadas na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, nos dias 13 e 14 de junho. As oficinas integram as comemorações do Dia do Vinho no Estado e o cronograma de divulgação da VI Mostra do Vinho Catarinense, que acontece de 14 a 16 de julho em Videira.

Publicidade / Jornal Caboclo

No dia 14 de junho (quarta-feira pela manhã), o trabalho foi exclusivamente dirigido a deficientes visuais, em uma parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic).

Em uma das etapas da oficina, as pessoas são convidadas a experimentar uma taça de vinho branco em temperatura ambiente e outra com o líquido refrigerado. O vinho é o mesmo, no entanto, quase todos os participantes acreditam que são bebidas diferentes. Já na oficina com os integrantes da Acic, a avaliação não foi essa.

“É o mesmo vinho, eu tenho certeza”, disse a funcionária pública Leoni Artmann, 53 anos, que perdeu a visão na infância. Todos e todas na oficina de Leoni acertaram a resposta: era o mesmo vinho. “Tenho o costume de tomar uma taça de vinho todos os dias, gosto e sempre quis conhecer mais. Acho interessante a história e o sabor”, complementou.

Mas os resultados, segundo os coordenadores das oficinas, ultrapassam uma análise simples dos vinhos. Conforme a sommelier Márcia Maluf, que criou o projeto e ministra as oficinas, a facilidade em apontar os aromas de cada vinho impressiona até profissionais da área. “Eles conseguem identificar inclusive os defeitos que estão escondidos em um aroma mais intenso. É muito especial acompanhar a forma como desenvolveram sua memória olfativa”, declarou.

VI Mostra do Vinho Catarinense

A VI Mostra do Vinho Catarinense acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Videira, em parceria com os municípios de Pinheiro Preto e Tangará. A programação em junho e julho inclui, além da Mostra, oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e a I Rodada de Negócios (voltada para toda a cadeia produtiva do vinho).

Neste ano, a VI Mostra do Vinho Catarinense terá sua primeira edição no interior do Estado, por isso a expectativa é ainda maior em relação ao evento, que congrega dezenas de vinícolas. Na semana anterior à Mostra, além da consultoria para bares e restaurantes, Videira terá um Concurso de Molhos à base de uva e derivados, com jurados da área de gastronomia e enologia.

A realização é da prefeitura de Videira, com apoio das prefeituras de Pinheiro Preto e Tangará, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura e Pesca, Pró-Vinho do Brasil, Sindivinho, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial