Jornal Caboclo

da região do Contestado, SC

Política e Segurança Pública

Morador questiona Prefeitura de Fraiburgo sobre não recolhimento de pneus

Sedenir Chiapetti, morador do centro de Fraiburgo, usou a sua rede social para questionar a Prefeitura de Fraiburgo sobre o destino dado aos pneus que não possuem mais utilidade no município.

Publicidade / Jornal Caboclo

O morador usou a sua página no Facebook para tratar ainda da fiscalização da Prefeitura local, que o teria notificado a respeito de quase duas dezenas de pneus que ele deixou em frente de sua casa para o serviço de coleta pública de lixo.

“Dezesseis ou dezessete pneus”, conforme relato de Sedenir dado à reportagem do Jornal Caboclo na tarde de sexta-feira (23 de junho), “ficaram por cerca de 20 dias em frente à minha casa” até que funcionários da Prefeitura realizassem uma visita ao local, “fizessem uma notificação e a entregassem em meu local de serviço”.

O morador conta que a fiscalização deu um prazo formal de dois dias para que ele desse um fim aos pneus, sob pena de ter de pagar R$ 500,00 de multa ao poder público.

Em tom de desabafo, o morador escreveu em sua rede social que iria retirar e levar o que considera um lixo na frente da Sanefrai (Autarquia Municipal de Saneamento de Fraiburgo) ou na frente da Prefeitura ou até mesmo na frente casa “dos nossos legisladores”.

Ao considerar os pneus como lixo, o morador questiona o motivo da Prefeitura não recolher os pneus. Sedenir diz pagar 30 reais por mês de taxa de recolhimento de lixo e argumenta, citando este imposto, que a Prefeitura deveria cumprir o seu dever.

O que disse um representante do poder público local

A reportagem do Jornal Caboclo procurou a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana para tratar do caso.

Em breve contato com o secretário da pasta no final da tarde de sexta-feira (23 de junho), Luiz Carinhato, a reportagem ouviu que o município de Fraiburgo não possui local adequado para a destinação de pneus e materiais similares.

O secretário não quis fazer mais esclarecimentos à reportagem e apenas mencionou que na “semana que vem” iria tratar do assunto, sem especificar à reportagem uma data para uma entrevista ou compromisso de retorno.

Publicidade / Jornal Caboclo

A “saída” encontrada pelo morador

Sem um local para destinar os pneus sem utilidades, o morador do centro da cidade disse à reportagem que iria queimar o material não recolhido no domingo (25 de junho), em um local determinado em uma cidade vizinha.

Sedenir não considera a destinação adequada, mas diz não ver uma “saída” melhor com o não recolhimento de pneus ou pela inexistência de um local adequado em Fraiburgo para a destinação dos materiais.

“Se tivesse um local adequado para o armazenamento, eu não veria problema algum em pegar o meu carro, colocar os pneus dentro e despachar para o lugar específico”, destacou o morador.

Indicação de vereador sobre destinação de pneus

A falta de um local armazenamento de pneus foi tema de uma indicação apresentada em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Fraiburgo pelo vereador Adelar Ribeiro da Silva.

No texto de indicação, apresentado no início de abril de 2017 pelo vereador Adelar pedia que a Prefeitura local elaborasse “um programa para efetuar a coleta de pneus inutilizados nas borracharias existentes na cidade e providencie o armazenamento desse material em local adequado até sua destinação final (reciclagem).”

Aprovado por dez votos de veradores, o texto de indicação foi então encaminhado à prefeita Claudete Gheller Matias, que ficou de acatar ou não a sugestão apresentada pelo vereador.

A reprodução na íntegra de mensagem de morador publicada em Facebook:

Gostaria de uma discussão sobre o lixo….sim pra mim é lixo….tanto que consta na foto abaixo o valor que pago mensal para o poder público recolher o meu lixo…faz dias que estes pneus estão aguardando que o caminhão de lixo,entulho ou reciclável leve eles embora….hoje recebi a visita de duas mulheres da prefeitura dizendo que eu tinha que retirar os pneus dali até na sexta feira próxima ou receberia uma multa de aproximadamente R$500,00…sim vou retirar e levar na frente da sanefrai ou prefeitura ,ou até mesmo na casa dos nossos legisladores….Repito,pago pra levarem meu lixo….”Fraiburgo sendo Fraiburgo”..

Imagem de pneus feita por morador (Foto: Reprodução de Facebook)

 

Imagem de cópia de comprovante de valor de taxa de lixo cobrada pela Prefeitura de Fraiburgo (Foto: Reprodução de Facebook)

_____

Mensagem do editor:

Textos e imagens de propriedade do Jornal Caboclo podem ser reproduzidos de modo parcial, desde que os créditos autorais sejam devidamente citados.

Comuniquem-nos de possíveis correções.

Publicidade / Jornal Caboclo
Publicidade / Jornal Caboclo
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial